Próximos Passos!!!AJUDA

Pessoal, eu liguei no consulado de Portugal em São Paulo, mas eles não tiram minhas dúvidas, e ja fui la, eles também não atendem, só com hora macada...

Ou seja, tenho várias dúvidas, e venho recorrer a vocês que é minha única opção

Peguei todos os documentos necessários para a minha Nacionalidade (Sou neto de Portugues)

- Avós falecidos (Avô portugues e Avó brasileira)
- Pais Falecidos (Sem tirar a cidadania)

No Consulado me informaram que o meu proximo passa é fazer a transcrição de casamento e óbito, ai vai a primeira dúvida, tenho que fazer transcrição do casamento do meu avô portugues?? ele casou no Brasil, ja estou com essa certidão...

Tenho que fazer a transcrição de óbito apenas dele, ou da minha avó tbm????

No Formulário das transcrições, nos campos das datas, tem de ser por extenso ou pode ser a data numeral mesmo???

Em São Paulo, onde minha avó nasceu, como saber qual o concelho, distrito e freguesia???

e no Campo Casamento contraido em Cartório de Registro Civil, não sei oq preencher, nome do cartório ou numero

Por enquanto são essas duvidas..

Se alguem tiver paciencia e quiser responder essas dúvidas, por aqui tudo bem, mas também aceito, alguma recomendação de despachante, da confiança de vocês, pois sei que é chato ficar perguntando um monte de coisa... mas pelo consulado não consigo ter essa consultoiria...

Abraço a todos


«1

Comentários

  • 1-Dependendo se seu avo faleceu viuvo ou nao voce devera juntar documentos diferentes (veja as opcoes no site do consulado). Leia atentamente as instrucoes para escolher o que se enquadra as suas necessidades.
    2-As datas podem ser numericas
    3- Se sua avo nasceu em Sao Paulo capital, coloque Sao Paulo - Sao Paulo. Caso contrario a cidade onde nasceu e Sao Paulo depois.
    4- Deve responder que sua avo nao era portuguesa
    5- Coloque o nome do cartorio tal e como aparece na certidao.

    Segundo o que o consulado divulga na propria pagina, tambem pode mandar suas duvidas por e-mail, porem antes leia bem as instrucoes.
    Boa Sorte!

  • obrigado pela resposta Denis

    uma outra dúvida é a seguinte, no formulário para a transcrição do casamento, na ultima linha, fala para eu reconhecer a assinatura de um dos nubentes em cartórios, mas os 2 já são falecidos,  oque eu coloco nessa parte???

    Preciso muito dessa resposta, quem puder me ajudar, agradeço...


  • Do site:
            " Apenas os nubentes podem requerer a
    transcrição, não sendo permitido a terceiros efetuar tal
    requisição enquanto um dos nubentes estiver vivo
    . Neste caso
    providencia-se ao mesmo tempo
    o Cartão do Cidadão do mesmo (ou de ambos, caso os dois estejam vivos).
    Caso os nubentes sejam falecidos, a transcrição pode ser
    requerida por um parente próximo (filhos ou netos)."

    Voce tera que preencher e assinar os formularios (transcricao de casamento e obito) como requerente.
  • ola Denise, muito obrigado mesmo pela sua ajuda, tem me orientado muito...
    sim eu coloquei meus dados como requerente, mas ao final do formulário tem esse campo, reconhecer a assinatura de um dos nubentes em cartórios, deixo isso em branco???

    muito obrigado e que deus abençoe
  • Como sao mortos, assine voce e reconheca a sua firma.
  • obrigado Denis, fiz isso, graças a deus, hoje mandei os documentos....
    não aguentava mais essa demora 

    Obrigado...

    Só que hoje estava conferindo os documentos, vi que não mandei a cert de óbito da minha avó brasileira, e pelo que vi na documentação, precisava ter mandado.. liguei no consulado e me falaram que tenho apenas que esperar agora, será que vai dar muitos problemas isso???

    obrigado
  • Nao é possível mandar a certidao de obito e pedir que anexem ao seu pedido?
    Se responderam que nao, é porque ao revisar os documentos eles verao isso e mandarao correspondencia a voce pedindo o faltante.
    Isso pode atrasar um pouquinho o processo.

  • Envie o meu pedido de Transcrição como disse acima no dia 14 de Novembrop e até agora nada, demora em média quanto tempo???

  • Se voce mandou em novembro deve entrar em contato para ver se esta tudo bem. 
  • CONFUSAO

    Denise, entrei em contato como você sugeriu, e recebi esse email da pessoa que cuida do meu processo

    Sr. Ricardo,

     

    O pedido do assento de nascimento de seu pai foi feito aos 06/12/2012 e até agora não obtive resposta.

     

    Tal demora se dá pelo fato de seu pai ter nascimento em 1900. Os assentos de pessoas com mais de 100 anos são remetidos ao Arquivo Distrital correspondente, o que costuma ser mais demorado que as Conservatórias.

     

    De toda forma, estou fazendo uma insistência.

     

    Tão logo obtenha uma reposta, executarei o processo.

     

    Cordialmente,

     

    Artur Ferreira

    Consulado Geral de Portugal em São Paulo

    Oq acho estraho é o seguinte, eu mandei a certidão de nasc do meu avô que recebi la de portugal, essa de 1900, e essa certidão foi encontrada na conservatória e não no arquivo distrital, em Porto é assim, eu passei o contato da pessoa que me enviou a certidão de la, para o Sr Arthur, está certo né?? será que se eu não entrasse em contato, eu ia ficar esperando a vida inteira pra ele começar o processo???


    poxa....

  • Ricardo,

                    o 1º passo para o seu processo é a transcrição para os meios informáticos (SIRIC) do assento de nascimento de seu avô, quem faz essa transcrição é a Conservatória ou Arquivo Distrital detentor do livro/assento original. Por isso o consulado encaminhou para o Arquivo Distrital providenciar. Normalmente existem os livros em original e cópia, além de microfilme.

                     Outra coisa, conforme a resposta do consulado o seu processo começou em 06 de dezembro.

  • Ricardo,
    Se voce mandou a certidao nao entendo porque tinham que pedir outra.
    Em fim... como ja tem o contato no consulado, poderá dentro de uns dias voltar a perguntar como vao as coisas.
    O consulado em Sao Paulo é muito eficiente, mas tambem deve ter varios processos com pendencias.
  • eu respondi isso pra ele:

    Ola Artur, eu enviei ao Sr a certidão de nascimento do meu avô, junto aos documentos, que recebi do Arquivo central de porto... essa que é de 1900...

    tem ai nos documentos, mas se precisar que eles te mandem, eu tenho o contato da pessoa que me enviou la de porto, ele sempre responde na hora, te passo abaixo os dados dessa pessoa que me enviou, se isso ajud

    Dário Rocha

    1ª Conservatória do Registo Civil Porto
    Rua de Ceuta, 16, 2º
    4050-189 Porto
    Tel. 226052330 -- Fax 226052339
    Voips: 723511/ 2 (Cons)/ 3/ 4/ 5
    1crc.porto@dgrn.mj.pt



    obs: acho que é do meu avô a certidão que você se refere, não do meu pai

  • em seguida ele me mandou outro email assim:


    Sr. Ricardo,

     

    Acabo de receber resposta de minha insistência, em que informa que o assento está no Arquivo Distrital do Porto.

     

    Vou solicitar uma cópia e, então, executar o processo.

     

    Cordialmente,

     

    Artur Ferreira

    Consulado Geral de Portugal em São Paulo

  • Transcrições de Casamento e Óbito Concluídas....
    Acabei de receber a carta do consulado....

    Agora o próximo passo é pedir 2 certidões nos cartórios, minha e do meu pai, em inteiro teor e enviar (a minha), com o meu rg para o Itamaraty legalizar???
    estou certo???
  • ah muito obrigado Denise, Guilherme, e todos os outros que vem me ajudando muito
    muito obrigado mesmo...
  • Ricardo
    Voce vai fazer o processo do seu pai pelo consulado de Sao Paulo? Os documentos dele estao todos em ordem?
    Pergunto porque o risco que voce corre em pedir as certidoes e legaliza-las de uma so vez é que o processo dele demore mais de 6 meses e que a sua certidao perca a validade.
    Sao Paulo tem fama de resolver tudo em 3 meses.
    No site do consulado informam como solicitar a nacionalidade e de uma vez a transcricao de casamento. Acho que é o mais conveniente, pois assim depois so seria entrar com o seu processo.
    Esteja atento às datas das certidoes.
  • Denise
    Meu pai é falecido...

    Não vou fazer o processo dele, vou fazer o meu direto, apenas vou pegar a certidão de nasc dele, e preciso legalizar a minha e meu RG, pelo que vi no site do Consulado
  • Ah, taaaaa!!!
    Siga as instrucoes detalhadas do consulado para naturalizacao.
    Boa Sorte!
  • imageRicardo Gontijo:
    Denise
    Meu pai é falecido...

    Não vou fazer o processo dele, vou fazer o meu direto, apenas vou pegar a certidão de nasc dele, e preciso legalizar a minha e meu RG, pelo que vi no site do Consulado


    Ricardo,

                   tem certeza que precisa legalizar o RG no Itamaraty?

  • Oi guilherme, certeza eu não tenho, isso estava escrito no site do consulado???
    se não precisa, o proximo passo seria ja solicitar o processo de cidadania junto ao consulado????
  • Ricardo,

                   o que vc precisa está neste link: http://consuladoportugalsp.org.br/naturalizacaocentrais.htm 

                   Legalizado no Itamaraty só isto:

    2ª Via (original) da Certidão de Nascimento brasileira do requerente, se possí­vel, de cópia integral e emitida por fotocópia, com firma reconhecida pelo Itamaraty (para saber como reconhecer a certidão pelo Itamaraty, clique aqui). Esta certidão deve comprovar que a filiação ficou estabelecida na menoridade (ou seja, onde conste quem foi o declarante do nascimento à data da feitura do registo);

                   Quanto ao RG:

    fotocópia autenticada da carteira de identidade (RG). Se o RG não for recente, juntar também fotocópia autenticada do passaporte actualizado (página onde consta a assinatura e a seguinte com foto e identificação);
  • Então, como a legalização do Itamaraty é de graça, e no meu caso eu preferi na época mandar pelo correio para Brasília, se você quiser legalizar a cópia do RG no Itamaraty eles colocam um carimbo dizendo "Autenticidade comprovada" mas não é necessário... 
  • Então Guilherme, desculpe pela ignorância, de qualquer forma tem que legalizar a certidão de nascimento em inteiro teor no Itamaraty, antes de enviar o processo,, estou certo???

    não é obrigatório isso então, pelo que o Hermano falou? então qual a vantagem???
  • Ricardo,

    A exigência feita pelo consulado é que apenas a certidão de nascimento em inteiro teor seja legalizada no Itamaraty.

    Lembrando que, a firma do tabelião que assina a certidão deve ser reconhecida antes de leva-la ao Itamaraty.

    A cópia do RG não necessita ser legalizada pelo Itamaraty, no meu caso, como eu mandei a minha certidão para o Itamaraty de Brasília e teria que esperar ela retornar para junta-la ao processo, então mandei a cópia do RG também, e ele voltou com um carimbo que dizia "Autenticidade Comprovada" Qual a Vantagem? Bom, tem um carimbo do Ministério das Relações Exteriores dizendo que a autenticidade foi comprava, convenhamos que isso da mais veracidade ao documento! Mas não é necessário, logo, não se preocupe com isso.
  • OUTRA DÚVIDA

    Pessoal, estou preparando os documentos para enviar para legalizar, tem um formulário que precisa ser preenchido para enviar, tem esses campos

    Tipo de Documento
    Quantidade
    Pais de Destino

    As Respostas seriam

    Certidão de Nascimento (Int Teor)
    01
    Portugal

    ???
  • Pessoal, ja enviei a certidão para o Itamarty, agora só esperar...
    mas me surgiu outra dúvida, após o consulado de São Paulo fazer as transcrições de casamento e óbito, eu devo pedir uma nova certidão de nascimento do meu avô? pois a que me enviaram de portugal, não tem o casamento e o óbito averbado..  ou uma vez feita a transcrição, não precisaria fazer isso...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.