Necessidade de transcrição

Ola bom dia.

Li e reli muita coisa aqui no fórum. Porem sao tantas as informantes que fico perdido. Eu acredito que ja tenho todos os dados para atribuicao e transcrição. Pretendo solicitar atribuição, e vou a portugal em dezembro agora, dia 31, ficando ate dia 21/01. Caso alguém queira que eu leve documentos para pedir atribuições ou transcrições acho que posso ajudar, contanto que nos programemos com antecedência em todos os detalhes. Chegarei pelo aeroporto de Porto e ficarei por Braga todos os dias, indo às conservatórias que precisar de forma breve e programada, pois ficarei a maior parte do tempo com a avo que me criou e hoje voltou a Portugal.

Mandei emails praticamente exaustivos nos assuntos em questao para Porto e Ponta Delgada. Faz duas semanas e ainda nao responderam. Coloco aqui o que eu sei sobre ambos processos:

1- transcrição:

- certidões de inteiro teor apostilhadas (e reprográficas caso queiram. Eu mandarei fazer as duas assim pq eh melhor prevenir que remediar) com menos de 6 meses de emissão cada: (i) nascimento do pai brasileiro (caso do meu pai) e (ii) casamento deste com a mae portuguesa (minha mae);

- documento de identificação do requerente com apostilhamento- rg ou passaporte, preferencialmente com menos de 10 anos. Pretendo levar duas copias, caso exijam uma para cada processo.

- o requerimento pode ser preenchido la, ja que estarei dando entrada pessoalmente.

2- Atribuição:

- Certidao de nascimento de inteiro teor apostilhada e reprográfica minha, com menos de 6 meses de emitida.
- número do assento do português pai ou mae.

Obs: como eu estarei la, acredito que nao precisarei apostilar documento algum meu de identificação, pois mostrarei a eles o original. Acredito que bastam copias simples.

Minha mãe eh portuguesa, e todos os ascendentes dela tb o são, e meu pai brasileiro. Nao sei quem foi o declarante, se ela, o pai dela ou meu pai. Soh saberei quando pedir minha certidao, pois nao informam detalhes de documentos por telefone, e pretendo pedir minha certidao meio do mes pra nao perder validade tao cedo.

Alguém sabe quais os casos em que há possibilidade de se pedir atribuição sem transcrição e em que conservatórias? E em que casos de declarante nao se precisa de transcrição de casamento?

Caso queiram, podemos conversar pelo Zap[APAGADO] Morei minha vida inteira no Rio, onde nasci, porem hoje moro na Paraiba.

Abc a todos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.