Correios não fazem vale postal internacional para pessoa jurídica. O que fazer?
vivianeviviane
Member
Olá! Gente, achei a certidão do meu avô na Universidade de Coimbra. Para eles me mandarem, disseram que só aceitam o tal do vale internacional dos correios. Só que os correios só fazem remessas pra pessoa física. Sim, eu já fui em várias agências, liguei no 0800, liguei no Correio Central e a informação é a mesma "não fazemos para pessoa jurídica". Então expliquei a situação para o funcionário da faculdade. Ele diz que só aceita esse vale postal e mais nada. Foi até meio estúpido.
Alguém me ajuda?
Obrigada.
(Sou de São Paulo)
Alguém me ajuda?
Obrigada.
(Sou de São Paulo)
Esta discussão está fechada.
Comentários
Dá uma olhada nesse tópico, lá costuma ter muita informação sobre agências que fazem sem maiores problemas. (além de ter informações sobre os cuidados a tomar para não mandar valores a menor e ter que complementar depois)
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2182/vale-postal-nao-usar-euro-exportacao#latest
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/13363/indicacao-de-agencia-do-correio-no-rio-de-janeiro-e-sao-paulo-que-aceita-o-vale-postal-para-irn-ip#latest
Fui em 3 lojas do correio, eles não aceitam pra pessoa jurídica. ... Já liguei na central...
Aí o moço do arquivo disse pra eu colocar o nome dele como destinatário, mas o correio pede o núm do NIF dele, que é pra identificar a pessoa física. Mas o cara não me dá o nif, ele diz que é só colocar o nome e mandar.
Olha, tá fod, quer dizer, complicado.
mas obrigada mesmo assim...
Quais são as agencias do Correios que você já tentou?
Eu trabalho numa agência que faz. Mas é no Rio. Qual é o valor é os dados?
residente). Então só precisei informar endereço e o nome da pessoa, sem dar número de documento. Mas não pode dar bandeira que é pra pessoa jurídica porque aí eles não fazem... Bom, deu certo! Obrigada pelas informações de vcs!
Estou tentando há um tempo mandar o vale postal, mas nenhuma agencia está aceitando. Mesmo eu dizendo que não é pessoa jurídica, quando eu falo "IRN" os caras já dizem que não fazem.
Preciso fazer a transcrição de casamento de minha avó portuguesa. Mandei e-mail para Tondela, mas não me responderam. Alguém pode me ajudar??
Obrigada
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/13363/indicacao-de-agencia-do-correio-no-rio-de-janeiro-e-sao-paulo-que-aceita-o-vale-postal-para-irn-ip#latest
Oi Alice!
Eu estava no mesmo perrengue que vc, mas consegui. O correio não faz vale postal pra pessoa jurídica, é uma regra deles. Fui em algumas agências aqui em São Paulo e nada feito. Liguei pra agência central e a atendente explicou que já tem um tempo que eles não fazem.
Eu consegui assim:
Liguei para uma agência e perguntei o que precisava pra mandar um vale postal para PESSOA FÍSICA. A moça me disse, RG ou carteira de habilitação (de trabalho, passaporte). Então perguntei o que eu precisava informar sobre o destinatário... ela disse que só o nome e o endereço (acho que o telefone tbém). Insisti: "não preciso apresentar nenhum documento do destinatário ou número de algum documento?" Ela disse que não. Por precaução, peguei o nome dessa moça que me passou as informações.
Quando vc chegar lá e a atendente te perguntar "pra quem", você dá o nome da pessoa da conservatória pra quem você pediu o documento. Diz que é para um residente, amigo seu ou primo. Não fala em IRN, se não vc dança! Só um nome e o endereço. Pronto. assim vc consegue, peguei essas dicas aqui com o povo.
Boa sorte, depois me conta como foi.
Oi Alice, olha o que eu achei:
"Quando chegar a agência de correios diga que quer fazer um vale postal internacional para manutenção de residentes. De o nome da IRN.IP como se fosse o nome de uma pessoa. (( Aqui eu não daria essa sigla não, porque a atendente vai desconfiar, daria só o nome da pessoa )) Não mencione que é uma pessoa jurídica. NÃO EXISTE VALE POSTAL INTENACIONAL PARA PESSOA JURÍDICA.
Antes de completar a operação, peça a atendente dos correios para imprimir uma prévia, para você poder conferir todos os dados. NÃO FECHE A OPERAÇÃO SEM CONFERENCIA.
Depois disso é só concluir e pronto.
Enviei para Ponta Delgada a Transcrição de Casamento dos avós do meu sogro, foi recebida em 01/10/2018 lá por Fátima Vitorino, informação passada pela DHL.
Um outro documento, referente ao cumprimento de exigência, foi recebido por Lucia Medeiros em 26/10/2018, rastreio também da DHL.
Acha viável o envio com a indicação de um desses nomes, no caso da Alice Fernandes?
Não coloque em nome de nenhuma pessoa física. Se fizer isso eles devolvem na hora.
Não existe hoje e a muitos anos não existe vale postal para pessoa jurídica,
Só pode ser feito para pessoa física.
Dito isso, vamos aos procedimentos:
1- Em que cidade você está. Como você outros também já tiveram dificuldade de achar uma agencia que faça vales. O forum pode ajudar com indicações.
2- No Rio de Janeiro, tem a da Rua 1º de Março, tem uma no Meyer, uma na praça Sans e Pena. Em Niterói, tem na Rio Branco (quase em frente as Barcas), uma em Icaraí e no Barreto. Em Cabo Frio tem agencia central.
3- O vale postal sempre é para pessoa física na modalidade manutenção de residente. Nunca mande diferente disto.
Quando entrar na agencia peça simplesmente para fazer um vale postal internacional para pessoa física .
Quando a pessoa começar a fazer, vai passando os dados devagar.
Não é necessário nenhum documento para quem você está enviando o vale.
Você precisa do nome IRN.IP, o endereço, o telefone, o cep e o valor exato para enviar.
4- Antes de comparecer a agencia, verifique a cotação do euro na página dos correios:
http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/default.cfm
é usado sempre o EURO, (nunca usar outra moeda ou euro exportação).
Até agora não tenho nenhuma informação que os vales foram suspensos. Eles continuam em vigor.
Boa Sorte!!!!!
Concordo, o melhor seria fazer mesmo como instruído.
@Mtrin muito obrigada pelos detalhes e ajuda!!
Centro da capital, estava fazendo vale postal
AC MARQUES DE ITU - AGENCIA CORREIO
Bairro: VILA BUARQUE
Município: SAO PAULO
UF: SP
Telefone: (11) 4313-9784
Então Alice, quando fiz o meu, eu tinha o nome do moço do cartório. Contei pra ele que não dava pra mandar pra pessoa jurídica e então ele me disse que era só por o nome dele, sem número de IRN, IP. Quando a moça do correio perguntou a finalidade, eu falei que era pra "manutenção de residente".
Estava nervosa porque não tinha certeza se daria certo. Então usei um truque pra distrair a atendente e ela não focar no que estava fazendo... elogiei o brinco, puxei conversa... demos umas risadas e tal... ela foi super simpática e bingo! Fez o vale sem questionar nada. Acho que vc consegue o nome de alguém da conservatória entrando no site ou algo assim. E também tem os nomes aí em cima que alguém deu a dica.
Vai nessa que vc consegue.
Que bairro vc está?
Vou tentar nessa que o Kleber indicou! Muito obrigada pela ajuda.
Mas a melhor coisa mesmo é: se não deixarem fazer numa agência, tente em outra que já tenha sido recomendada aqui no forum.
hahahahahhaah
Tentem pegar o nome da pessoa com quem vcs tem contato em Portugal, do cartório, e coloquem como destinatário, informando que é para "manutenção de residente".
Pode dar só o nome, não precisa do número do documento da pessoa. Eles pedem o endereço e um telefone.
Algumas agências fazem o vale postal em nome do IRN, aqui no fórum sempre tem pessoas postando aonde conseguiram fazer.
Tenho que procurar mais então, porque todos os lugares que liguei e fui não deixavam fazer pra pessoa jurídica.
Eu coloquei o nome do moço do cartório que pedi a certidão do meu avô. Só assim consegui. Ele me explicou que o mais importante é o endereço, estando certo não tem como extraviar....enfim