Cidadania por atribuição vinda de outra cidadania por atribuição

Oi, vocês poderiam me ajudar? Eu estou boiando em relação a alguns pontos da cidadania portuguesa. O site e o fórum são bens explicativos quanto ao processo. Meu pai é filho de portugueses e eu já pedirei o processo de atribuição para ACP. Contudo, logo em seguida, eu pedirei a minha cidadania e eu não sei ao certo quais documentos eu enviarei para mim. Eu não sei o que Portugal enviará para o meu pai de volta.

Esses são documentos para atribuição do meu pai:
- Cópia do RG do meu pai autenticado e apostilado - cartório de notas
- Formulário 1C com reconhecimento presencial da assinatura por autenticidade - cartório de notas
- Certidão de nascimento do português com averbação de casamento
- Certidão de nascimento do meu pai de inteiro teor por cópia reprográfica, apostilada - cartório de registro civil

Eu já fiz a mesma pergunta num grupo do Facebook e uma pessoa foi muito gentil comigo. Mesmo assim eu tenho que perguntar de novo para confirmar porque todo o processo de cidadania é muito caro. A pessoa disse que o meu pai receberá uma certidão de Portugal com assento e número. Com tais informações, eu preencheria o meu formulário 1C e poderia enviar uma xerox simples desse documento junto com a minha documentação. No caso, o meu processo de atribuição teria que ser em uma conservatória e não para ACP.

Então seriam esses documentos que eu teria que enviar para mim?
- Cópia do meu RG autenticado e apostilado - cartório de notas
- Formulário 1C com reconhecimento presencial da assinatura por autenticidade - cartório de notas
- Cópia simples do documento que o meu pai receberá (não sei que documento é esse!)
- Minha certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica, apostilada - cartório de registro civil

Outra questão: tá legal, consegui a cidadania. Eu preciso de outro documento, qual seria o próximo passo? Muito obrigado, pessoal, de antemão.

Comentários

  • @maurishiorima, Quando o seu pai receber a certidão, se ele for casado aqui no Brasil, você tem que primeiro fazer a transcrição de casamento dele para depois enviar seus documentos para a sua atribuição.
    Quando você receber a sua Certidão, tem que agendar no Consulado para tirar o Cartão Cidadão e após o Passaporte Português.
  • @Margareth Antunes, é realmente necessário eu fazer a transcrição?
  • @maurishiorima

    Seus avós paternos são ambos portugueses?Casado no Brasil ou em Portugal?
  • Meus avós são portugueses e casados em Portugal.
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado October 2018
    @mauris

    Faça a atribuição do seu pai pelo ACP
    Após a conclusão,se o seu pai foi o declarante do seu nascimento na menoridade,não será necessário fazer a transcrição para pedir a sua atribuição .
    A sua atribuição também poderá ser feita pelo ACP
  • Muito obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.