Recusa de dar entrada em processo

Boa tarde!

Hoje meu pai e avô estiveram na conservatória de registros centrais em Lisboa e foram impedidos até mesmo de protocolar o pedido de cidadania para neto. O que mais nos chateou é que estavam todos os documentos exatamente conforme constam no site do IRN e que a atendente estava realmente caçando motivo para justificar a negativa em protocolar o pedido de cidadania.
A atendente, sempre ríspida, primeiro reclamou que o documento do pai do requerente constava o nome do português escrito errado. Estava Raymundo qdo o certo é Raimundo. Aí meu pai mostrou a certidão de obito onde consta a retificacao judicial que foi feita para corrigir o nome, que passou a constar como Raimundo.
Depois invocou pq no xerox do assento de baptismo do pai do requente tem rasura. Na folha do livro de batismo tem um risco logo acima de onde consta os dados dele, mas não interfere em nada nas informações de nascimento dele. Meu pai argumentou q não tinha o que ser feito e que não tínhamos culpa. O xerox é fiel a um livro de 1885 e que no livro tem esse rabisco há mais de 100 anos, não tem como mudar isso é tampouco interfere nos dados nem pode ser motivo legítimo de negar um direito. Ela não aceitou.
Depois reclamou pq o declarante do nascimento do requerente não foi o pai dele, mas o declarante foi justamente o avô português!!! Acho que isso deveria até ser um tanto melhor, porque prova o vínculo, inclusive. Aqui no Brasil isso é aceito. Ela recusou dizendo que o que vale é a lei de lá!!! Mesmo ainda constando na certidão de casamento do meu avô que o pai dele é o Paulo, ou seja, que ele nunca negou a paternidade declarada pelo avô em cartório.
Ao final ela perguntou pq o meu avô aos 94 anos queria a nacionalidade e qdo ele disse que era pq só agora teve condições financeiras de pleitear e localizou os docs ela disse que era essa a mesma historinha que todos contam. Que se fosse isso mesmo ele devia pedir por naturalização e não aquisição, assim não passaria a ninguém que era o que ele que ele devia estar querendo de verdade!
Uma estupida! Achei uma conduta lastimável.

Comentários

  • editado October 2018
    @Martinsfer, esqueça Lisboa... ninguem mais envia processo para lá .Faça pelo ACP do Porto.
  • Vlad, mas é de neto. Neto não é só por Lisboa?
  • @Martinsfer

    Apenas para te acalmar...
    O que soube hoje é que todas as instituições, inclusive escolas e bancos, estão participando de uma greve geral.
    Todos os serviços estão "funcionando" da forma que descreveu...
    Disseram-me que na próxima segunda-feira, dia 29 de outubro, todo o atendimento voltará ao normal.

    Desejo-te Boa Sorte!!
  • editado October 2018
    @Martinsfer..sim..Atribuição de netos somente por Lisboa
  • @monica de Jesus será que é isso mesmo?? Corpo mole? Poxa não sei oque é pior. Torço pra que seja, torço muito, mas não consigo me conformar que se prestem ao papel de negar um direito fundamental como a cidadania a quem preenche os requisitos legais e que não se sensibilizem nem com o deslocamento de um senhor de 94 anos até Portugal. Estão piores que nos!
    Com todas as precariedades que temos no país eu que sou servidora pública, nunca vi uma conduta tão acintosa. Seja pela razão que for...
    Negar direito a quem o tem, dispensar caçando desculpas... aff.
    Obrigada, de toda forma, pela resposta.
    Resta torcer para que segunda dê certo ou descobrir qual caminho tomar para combater essa decisão arbitrária.
  • @vlad pen então não tem jeito, tem que ser lá, com esses caroços. A questão é saber como recorrer ou a quem recorrer dessa atitude.
  • @Martinsfer, seja bem vinda a CRC de Lisboa, É assim mesmo. Quase sempre estão caçando motivos para indeferir processos ou protocolos.
    O processo de naturalização pelo casamento de meu pai caiu em exigência pois queriam saber qual a profissão dele anterior a reforma, e detalhes de onde ele viveu (cada estado do Brasil onde ele morou), e como demorou um ano para análise, pediram outra certidão criminal da PF.
    Ainda bem que o processo dele já foi deferido.

    O que eu sugiro é tentar novamente e ver se terá mais sorte da próxima vez. Alguns funcionários são assim mesmo sempre, independente de greve, mas também há bons, prestativos e atenciosos.

    Desejo-lhe boa sorte.
  • @caiodib vc está com toda razão.
    Hoje meu pai retornou e foi atendido por um homem muito gentil. Que olhou tudo não ciou empecilho nem criou problema onde não havia. Protocolização tranquilamente. Conseguimos.
    Deus honrou nosso esforço até aqui e esse final de semana de súplica para que tivéssemos um atendimento justo por alguém correto e humanizado.
  • Ola a todos, alguem sabe dizer se precisa agendar para dar entrada pessoalmente na cidadania por casamento em Lisboa?
  • @EDSON, não precisa agendar, mas tem que chegar bem cedo,
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.