Procuração para aquisição... Helppppp!
Gente,
ou eles acrescentaram mais modelos essa noite... ou eu não havia reparado.
Vou dar entrada pessoalmente no processo de mamãe... filha de meu avô portugues, que foi declarante do nascimento dela.
Qual modelo de procuração devo usar??
Estou confusa porque no site quando se fala em "atribuição da nacionalidade", temos...
que a atribuição da nacionalidade portuguesa pode ser obtida:
♦ 1. Por inscrição do nascimento no registo civil português. Com esta procuração... http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_ registral/registos-centrais/docs-da-naci onalidade/procuracao-para/
♦ 2. Por declaração para atribuição da nacionalidade: Com esta procuração...
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_ registral/registos-centrais/docs-da-naci onalidade/procuracao-para-a/
Qual a diferença??/
ou eles acrescentaram mais modelos essa noite... ou eu não havia reparado.
Vou dar entrada pessoalmente no processo de mamãe... filha de meu avô portugues, que foi declarante do nascimento dela.
Qual modelo de procuração devo usar??
Estou confusa porque no site quando se fala em "atribuição da nacionalidade", temos...
que a atribuição da nacionalidade portuguesa pode ser obtida:
♦ 1. Por inscrição do nascimento no registo civil português. Com esta procuração... http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_
♦ 2. Por declaração para atribuição da nacionalidade: Com esta procuração...
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_
Qual a diferença??/
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se vc ja estiver levando o formulario 1C assinado por ela e autenticado no consulado, não precisa de procuração para dar entrada direto em Portugal , é o mesmo processo de como se estivesse mandando pelo correio.
Ai, Sandra, eu prefiro a procuraçao mesmo. Mas qual a diferença entre atribuição pedida por INSCRIÇÃO DE NASCIMENTO NO REGISTO CIVIL ou por DECLARAÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO DE NACIONALIDADE?
Você sempre me salvando, obrigada!!
apesar de voce optar pela procuracao, o que a Sandra falou eh bem valido e eh uma forma de economizar com procuracoes desnecessarias, eu estive em Portugal umas 5 vezes dando entrada nos processos ( sou bisneta, por isso esse monte de vezes ), e sempre fui com procuracao, em Marco desse ano levei o processo da minha irma, entreguei na CRC em Lisboa sem procuracao, o formulario estava assinado por ela por autenticidade e legalizado no Consulado, aceitaram normalmente. E se nao aceitassem, eu teria colocado no correio em Portugal mesmo, enderecado pra CRC
( o que seria uma situacao de portugues, rsrsrs ).
It's up to you ! Fica aqui meu comentario pra quem precisar.
A procuração é particular, então é um reconhecimento de firma por autenticidade... bem verdade que tem a legalização do consulado... mas eu queria evitar que minha mãe fosse ao consulado pra assinar lá.. já fiquei tantas horas naquele consulado do Rio...
Traumas! rsrs
Teve gente do Rio que nao assinou o 1C no Consulado, levou a avo pra assinar o 1C no cartorio e mandou legalizar no Consulado. E em Sao Paulo, de qualquer forma, nada eh assinado no Consulado, tudo em cartorio.
Então o formulário pode ser assinado no cartorio e legalizado no consulado... hum, agora a coisa mudou de figura. rsrss Me convenceu, pronto! Beijos e obrigada, querida.
minha irma enviou o formulario 1C assinado em cartorio para ser legalizado no Consulado de SP, e hoje, apos uma semana, eles devolveram dizendo que o formulario 1C deve agora ser assinado no proprio Consulado.
Parece ser mais uma mudanca, entao, aos que forem fazer o pedido de atribuicao daqui em diante, deixe um parecer a respeito.
Virginia, depois das mudancas em Sao Paulo, seria bom confirmar no Consulado do Rio se eles aceitam legalizar o formulario previamente assinado em cartorio, bem que tentei, mas tudo muda ......
Vou lá amanhã no consulado do Rio.. preparada pro formulario... ou pra uma procuração (que não é pública, porque o site diz que não precisa ser).. no caso da atribuição de mamãe. A procuração pra transcrição da mãe daqui também não será pública. Mas será por autenticidade.
Fui no Itamaraty aqui do Rio hoje... o atendimento foi rápido. Mas atenção: o horário de funcionamento é de 10:30 ao 12:30!!!!!
Pergunta no consulado pra mim, se o formulario 1C pode ser assinado em cartorio por autenticidade e depois legalizado no consulado?Estou com problema de levar meu marido la pra assinar, obrigada desde ja.
Deixa comigo, Sandra. Amanhã, darei noticias. Vamos ver se é procedimento só de Sao Paulo ou do Rio também.
"A procuração pode ser outorgada por instrumento público ou por
documento escrito e assinado pelo representado, com reconhecimento
presencial da letra e assinatura, salvo se for passada a advogado ou
solicitador."
A procuração publica custa 107 reais, Lana. Pelo menos foi o que cobraram pra mim. Pode ser que isto valha pra formulários, mas pra procuração está muito específico.
Liguei pra CRC agora, pra aquele numero final (7647).. expliquei o caso e me informaram que não precisa ser pública, a procuração pelo menos. Falei com a Senhora Lina. Ela disse pra pegar a minuta do site... e que a assinatura seja reconhecida presencialmente, isso é o importante.
Conseguiu saber no consulado, sobre o formulario 1C?
Acabei não indo hoje, vou amanhã. Mas vou perguntar. Não esqueci não.
Obrigado pela informação.
Meu irmão fez meu pedido de atribuição por procuração. Não pude ir ao RJ.
Mandei o formulario da declaração de nascimento assinada, mas não era para eu assinar. Meu irmão assinou, calcado na procuração.
Peça ao consulado, por email ou telefone, um modelo de procuração.
Eu precisei reconhecer assinatura no cartorio. Gastei uns 30 reais aqui em Vitoria, mas economizei nas passagens.
O pai do meu filho esta para assinar o formulário 1C para passar a Atribuição para o filho menor.
Então temos que assinar no Consulado de São Paulo. para ter validade?
fiquei confusa.
obrigada
sim, eles mudaram isso, liga no Consulado e agenda, fica no Jardim America, uma travessa da Av Brasil.
Querida essa comunidade é demais.
na verdade são as pessoas MARAVILHOSA QUE FAZ PARTE!.
OBRIGADA SEMPRE
ABRAÇOS
A TODOS.