Processo no ACP
Colocarei as datas para o pessoal que ainda vai tentar!
O processos foi concluído dia 11/02 e a carta chegou agora dia 19/02.
Realmente foi rápido como todos falam, pena que somente funciona para filhos de portugueses nascidos lá em Portugal.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Fabio,
e vc achou a certidão de nascimento do seu pai?
Voce tem que ver ou perguntar no cartorio onde sua mae foi registrada se o cartorio onde se casou notificou o casamento. A diferenca de nomes pode ser por dois motivos: ou o casamento nao foi notificado e portanto nao esta transcrito no registro de nascimento de sua mae, ou ela nao mudou de nome ao casar.
Se o casamento tivesse sido notificado apareceria na certidao de nascimento dela: casada com ..... em ...... e passa a assinar.....
Voce mora em que estado?
Se em SP, recomendo que faca as transcricoes via consulado. É rápido e fácil. Veja o site. Minhas transcricoes de casamento e obito forma feitas por ai.
Caso more em outro estado, o melhor é procurar uma conservatória que faca. Ha varios tópicos com dicas sobre isso.
Os processos que mandamos em envelopes individuais dentro de um mesmo envelope grande foram os de pedido de cidadania meu e de meus irmaos.
Para o consulado isso nao funciona. Tem que ser separados.
Para uma consevatoria é possível que nao haja problema, desde que voce explique bem o que está fazendo e pague as taxas para cada processo colocando dentro de cada envelope os comprovantes.
Fábio,
sua despesa será de 120 Euros, as averbações de óbito não tem custas.
Na lista que vc fez, o que falta é o requerimento tanto para o casamento quanto para os óbitos. Normalmente eles mandam um modelo. Se não conseguir com estas Conservatórios, veja a de Vila Nova de Gaia que o Hermano tb colocou no 'Guia de Ajuda'.
Estou terminando de reunir meus documentos, e daqui a pouco mandarei o meu processo também, bom saber que o seu foi muito rápido, apesar de eu ser neto de portugues, acho que não é esse seu caso neh...
A transcricao tem que ser numa Conservatoria do Registo Civil.
Seu processo para a Conservatoria dos Registos Centrais.
Sao dois lugares diferentes.
Sim, pode mandar cada coisa para o lugar adequado esperarando que a transcricao saia logo para que seu processo nao se detenha.
é que fazendo as contas, do modo normal, eu só teria a nacionalidade em final de julho, e eu preciso do passaporte pra primeira semana de agosto, então qualquer semana que eu conseguir "ganhar" é bem vinda.