Processo no ACP

Colocarei as datas para o pessoal que ainda vai tentar!

Mandei os documentos dia 25/01, chegando ao ACP dia 01/02.
O processos foi concluído dia 11/02 e a carta chegou agora dia 19/02.
Realmente foi rápido como todos falam, pena que somente funciona para filhos de portugueses nascidos lá em Portugal.

Comentários

  • Fabio,

               e vc achou a certidão de nascimento do seu pai?

  • Achei sim, dependi da boa vontade de uma escrivã lá da Bahia que achou pra mim, mas como eu tava apreensivo sem saber se o processo da minha mãe sairia ou não, não pedi pra ela fazer. Agora sim eu vou atrás dos documentos e tentar tirar a minha esse ano ainda pela CRCentral!

    Obrigado pela ajuda, essa comunidade é a salvação de muita gente Hahahah

    Tenho uma dúvida agora quanto a transcrição do casamento. Minha mãe adicionou o sobrenome do meu pai no casamento, mas a certidão dela veio sem esse sobrenome, tendo somentes os nomes de solteira... É normal, quando eu transcrever, acrescentaram esse nome conforme escrito na certidão de casamento que mandarei?
  • imageFabio Cortes:
    Tenho uma dúvida agora quanto a transcrição do casamento. Minha mãe adicionou o sobrenome do meu pai no casamento, mas a certidão dela veio sem esse sobrenome, tendo somentes os nomes de solteira... É normal, quando eu transcrever, acrescentaram esse nome conforme escrito na certidão de casamento que mandarei?
    Isso mesmo, por enquanto, como diriam os portugueses, sua mãe "nasxeu" para Portugal. 
  • Fabio,
    Voce tem que ver ou perguntar no cartorio onde sua mae foi registrada se o cartorio onde se casou notificou o casamento. A diferenca de nomes pode ser por dois motivos: ou o casamento nao foi notificado e portanto nao esta transcrito no registro de nascimento de sua mae, ou ela nao mudou de nome ao casar.
    Se o casamento tivesse sido notificado apareceria na certidao de nascimento dela: casada com ..... em ...... e passa a assinar.....
  • Não, a certidão de nascimento dela não tem o casamento averbado, porém eu perguntei isso a ACP antes de mandar os documentos, e eles me disseram que não teria problema. Espero que mude quando fizer a transcrição, se não, paciência...

    O que eu achei estranho é que no formulário que mandei ele perguntava se desejava manter o nome ou se queria alterar algo, e a gente colocou que queria que continuasse assim, e a minha mãe assinou e preencheu com esse sobrenome do meu pai, então achei que viria com o sobrenome a mais, mesmo não sendo, mas enfim... Se colocarem na transcrição, não há problema, e pela teoria, devem colocar, porque nem todo mundo faz faz a nacionalidade casado ainda, deve dar pra acrescentar esse nome na transcrição, já que a certidão de casamento dela diz explicitamente que o nome dela foi alterado.

    Outra dúvida, e se eu quiser adicionar um acento? Porque o meu Cortes na verdade é Côrtes, o escrivão não colocou o acento, mas na minha certidão não tem esse acento... Será que se eu colocar na parte do formulário que desejo mudar e colocar esse acento, eles aceitam? Sei lá né, é só um acento...
  • Denise,

    Aqui no grupo eu vi que falaram sobre a transcrição do casamento em Esposende e Guimarães, porém ao mandar e-mail para ambos, Esposende me mandou um e-mail falando de leis, não esclarecendo minhas dúvidas o que me leva a crer que meu e-mail não foi lido, e Guimarães não me responde.

    Quando você fez como foi? Eu acredito que eu necessite disso (minha mãe é viúva):

    Transcrição do casamento
    - Certidão de Nascimento Portuguesa (cópia simples)
    - Certidão de Nascimento do meu pai (Inteiro Teor, original, legalizada em consulado, com casamento e óbito averbado)
    - Certidão de Casamento (Inteiro Teor, original, legalizada em consulado, com óbito do conjugue averbado)
    - Vale Postal no valor de 120 EUR com a CRC como destinatário

    Averbação do Óbito
    - Certidão de Óbito (Inteiro Teor, original, legalizada em consulado)

    Ai mandaria isso tudo no mesmo envelope, para acontecerem os dois ao mesmo tempo. Está tudo certo?
    Além disso, li em algum lugar que você mandou dois processos dentro de um terceiro envelope, mas não consigo mais achar onde li isso. Você fez isso para que? Porque gostaríamos de averbar o óbito do meu avó brasileiro, casado com minha avó portuguesa, e ai gostaria de economizar no envio.
  • Fabio,
    Voce mora em que estado?
    Se em SP, recomendo que faca as transcricoes via consulado. É rápido e fácil. Veja o site. Minhas transcricoes de casamento e obito forma feitas por ai.
    Caso more em outro estado, o melhor é procurar uma conservatória que faca. Ha varios tópicos com dicas sobre isso.
    Os processos que mandamos em envelopes individuais dentro de um mesmo envelope grande foram os de pedido de cidadania meu e de meus irmaos.
    Para o consulado isso nao funciona. Tem que ser separados.
    Para uma consevatoria é possível que nao haja problema, desde que voce explique bem o que está fazendo e pague as taxas para cada processo colocando dentro de cada envelope os comprovantes.
  • Fábio,

               sua despesa será de 120 Euros, as averbações de óbito não tem custas.

               Na lista que vc fez, o que falta é o requerimento tanto para o casamento quanto para os óbitos. Normalmente eles mandam um modelo. Se não conseguir com estas Conservatórios, veja a de Vila Nova de Gaia que o Hermano tb colocou no 'Guia de Ajuda'.

     

  • Moro no Rio, e infelizmente o consulado daqui é uma piada.

    Eu já tenho os modelos de requerimento, tanto de óbito quanto de casamento, e mandei e-mail pras 8 CRC's diferentes hoje (coimbra, as 4 do porto, braga, lisboa, viana do castelo)... Vamos ver as respostas segunda né Hahahah
  • Outra coisa, ele falou da Vila Nova de Gaia mas colocou o e-mail de uma CRC do Porto, sendo que é 1crc.vngaia@dgrn.mj.pt o certo
  • Verdade Fábio, nem percebi, agora que vc falou, na verdade eu troquei tudo, até o endereço coloquei da conservatória do Porto! pena que não tem a opção editar! 

    Mande o email para Vila Nova de Gaia, se não mudou o pessoal por lá, eles são (pelo menos eram) muito atenciosos. 
  • Na época lembro que mandei e-mail para várias conservatórias também, a maioria não respondia ou quando respondia davam informações erradas, algumas falavam até não ser possível fazer transcrições pelo correio e eu ainda perdia meu tempo discutindo com o conservador, por isso resolvi postar no Guia De Ajuda as que me passaram informações corretas e que prestaram um bom atendimento de um modo geral, o problema é que as vezes os funcionários mudam e uma conservatória antes "boa" pode se tornar "ruim", se quiser "caçar " outras conservatórias, aqui tem um link com todas e seus respectivos emails: 


    Se der sorte com outra conservatória não esqueça de indica-la no Guia de Ajuda também;

    Boa Sorte! 
  • Que nada Hermano! Eu olhei, olhei de novo e pensei "Pera, a Vila é do lado do Poto, mas não é no Porto", ai fui procurar saber Hahahahah

    É mandei tantas para as do Porto, quanto para a da Vila Nova de Gaia, como pra outras... Foi nesse site que você mandou que eu pesquisei mesmo. Vou ver qual me responde com menos leis, parecendo que nem leu o e-mail direito, quem me dá melhores orientações. Além disso, eu queria mandar três processos juntos (digo eu, mas é só porque eu organizo, mas não assino nada) de minha família, ai vamos ver se e qual conservatória aceita, seria MUITO bom economizar duas remessas pelos Correios =)

    Pode deixar que coloco sim caso dê sorte com alguma CRC
  • Parabéns Fábio. Realmente os trâmites foram rápidos. 
    Feliz 2013 pra voce e toda a família
  • Parabens Fábio....
    Estou terminando de reunir meus documentos, e daqui a pouco mandarei o meu processo também, bom saber que o seu foi muito rápido, apesar de eu ser neto de portugues, acho que não é esse seu caso neh...
  • Obrigado, ainda é a nacionalidade da minha mãe, mas fico feliz já que é meio caminho andado pra minha Hahahah

    É, talvez não tenha essa rapidez toda mesmo Ricardo

    Agora, pra transcrever, vocês acham que se eu mandar meu processo ao mesmo tempo pra CRCentral e a transcrição do casamento da minha mãe dá algum problema? Que ai eu mandaria os dados da certidão portuguesa da minha mãe, e ai quando eles fossem conferir, o casamento já estaria averbado, e mesmo que não estivesse, eles me pediriam e ai eu poderia mandar a certidão que recebesse... é que todo tempo pra mim importa, preciso do passaporte até Julho
  • Fabio,
    A transcricao tem que ser numa Conservatoria do Registo Civil.
    Seu processo para a Conservatoria dos Registos Centrais.
    Sao dois lugares diferentes.
    Sim, pode mandar cada coisa para o lugar adequado  esperarando que a transcricao saia logo para que seu processo nao se detenha.
  • Hermano, quando tempo demorou para a transcrição do casamento em Nova Gaia mais ou menos? 
  • Contando a partir do momento em que o documento chegou lá, para transcrever demorou muito, tipo uns 3 dias! kkkk sério!

    O que demorou mesmo foi o correio quando eu fiz oc processo eles estavam em greve! Mas assim que o a transcrição for feita vc pode pedir o numero da transcrição pelo e-mail, não precisa esperar eles mandarem a certidão.

    Na verdade, se vc quisesse poderia mandar tudo para Portugal no mesmo dia, a transcrição e o seu processo de nacionalidade, porque quando o seu processo for aberto na CRCentrais, com certeza já terão transcrito o casamento da sua mãe em Gaia.
  • E os e-mails que vc mandou? Deu sorte com alguma? A maioria das Conservatórias são despreparadas para fazer a transcrição pelo correio, muitas nem respondem os emails.

  • Eu, eu penso em fazer isso, mandar na mesma época mesmo e contar com a sorte Hahahaha
    é que fazendo as contas, do modo normal, eu só teria a nacionalidade em final de julho, e eu preciso do passaporte pra primeira semana de agosto, então qualquer semana que eu conseguir "ganhar" é bem vinda.

    Dei sorte sim, com a maioria das CRC's que mandei

    Esposende, 3ª e 4ª do Porto, Lisboa, Vila Nova de Gaia e Braga falaram que aceitam pelo o Correio, só é necessário entrar em contato com elas pra pedir o modelo de requerimento, onde devemos preencher e assinar em Consulado. O custo é de 120 EUR mesmo e se alguém quiser mandar mais de um processo como eu, pode fazer daquela maneira de dois envelopes dentro de um terceiro.
  • Depois que é averbado o casamento, o que muda na certidão? Muda  número de assento/ano/local ou não muda nada, só é acrescentado que casou, não importando em que CRC foi feita? Porque no Modelo, pergunta se foi em alguma conservatória ou se foi na CRCentral (sendo pelo ACP, é CRCentral), e queria saber se a averbação mudaria o assento para alguma conservatória.

    Vou mandar naquele esquema de os dois ao mesmo tempo, ai queria saber como preencher certo...

    Outra coisa, a certidão de nascimento do conjugue também precisa ser  autenticada no Itamaraty?
  • Ah, e como preencher a parte de "Freguesia" e "Concelho" se ela nasceu no Rio de Janeiro?
  • Nossa Fabio, sua situacao eh mto parecida com a minha. Eu to na duvida se preciso transcrever o casamento da minha mae em portugal para que eu possa tirar a cidadania. Essa duvida eh pq minha mae divorciou e voltou a usar o nome de solteira. Hj meu pai tb eh falecido. Na minha certidao de nascimento o nome da minha mae ta o de casada. Preciso transcrever o casamento dela la?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.