Como descobrir Concelho e Freguesia de Vizeu em 1897

Boa tarde a todos,

Depois de meses procurando algum documento do meu bisavô, conseguimos achar sua carteira de habilitação brasileira e seu documento de imigrante com os seguintes dados:

NOME: Francisco Pereira Campos
NASCIMENTO: 27/10/1897
PAI: José Marques Pereira
MÃE: Augusta de Jesus
LOCAL: Vizeu (Portugal)
IDENTIDADE: 51.980 M.19 D.F
REGISTRO IMIGRANTE: 2632/19

Esses são todos os dados que tenho. Já tentei em alguns sites como Family Search, Tombo (não sei mexer direito) e nos Arquivos Nacionais. Como posso descobrir o local exato do nascimento.

De ante mão, agradeço, passei horas dentro do fórum aprendendo muito com vocês!!!

Comentários

  • Olá Rafael Fortes

    Sabe detalhes da emigração? ...idade, veio só, com parentes, etc

    Sabe se tinha irmãos e os nomes?

    Quem da descendência do Francisco está vivo? ...filho, neto?
  • Oi Kleber,

    Sobre data de imigração, ninguém sabe, mas sei que veio sozinho e veio bem jovem, mas não a idade. Também não sei nada sobre irmãos/irmãs. Minha avó está viva, que é a filha dele; minha mãe também está viva (neta) e eu sou bisneto dele. mas ninguém sabe mais do que eu já consegui levantar.

    Ontem eu fui no Arquivo Nacional aqui do Rio de Janeiro e solcitiei o prontuário de entrada no país. O rapaz me informou que lá deve conter mais informações sobre o paradeiro dele. Vou ver o documento dia 31/10/18.

    Obrigado pela ajuda.
  • editado October 2018
    Bom, se o registro de imigrante dele é de 1919, muito provavelmente deve ser esse o ano que ele veio...
    Identidade do "D.F.", para a época, Rio de Janeiro.

    Se realmente estiver "empacado" e não conseguir por outros meios, vale tentar buscar os manifestos de navios do final de 1918 e 1919, tentar descobrir quem emitia esses documentos de identificação e carteira de habilitação e ver se é possível pedir o desarquivamento do dossiê (quando ele deu entrada nesses documentos, provavelmente apresentou algum documento anterior).

    No Tombo (ou no Arquivo Distrital de Vizeu) você vai encontrar os livros de batismo online, que para a época era o que seria hoje a certidão de nascimento. Nem todos estão digitalizados, mas vai que dá sorte... Comece procurando pelo concelho de Vizeu, a menos que sua avó consiga alguma informação que indique outra região.

    http://advis.dglab.gov.pt/fundos-e-colecoes/paroquiais/
  • Olá Jhmelman,

    Sobre o registro de imigrante, pensei a mesma coisa. Acredito que ele tenha entrado em 1919, mas esse dado eu consigo no dossiê de imigração que vou ver na quarta (31/10) e retorno com mais informações para vocês. Espero que tenha alguma coisa sobre o nascimento dele lá...

    Agora sobre a carteira de habilitação, ele deve ter feito com o seu registro de imigrante, visto que a data é posterior a do registro do imigrante.

    Sobre os arquivos paroquiais, não existe como pesquisar de forma mais rápida? Alguma orientação para essas pesquisas? Vale a pena contratar consultoria para isso?

  • Rafael Fortes

    Sugiro que aguarde retorno do AN
  • Oi Kleber,

    Vi o prontuário. Consegui mais duas novas informações:

    Ano de chegada: 1913
    Mês: Junho ou Julho (não dá para ler direito, mas quase certo ser julho)

    Agora vou ver nos vapores do Rio de Janeiro. Procurar sua entrada para ver se encontro mais informações.
  • Achei a entrada dele nos vapores de 1913. Lá diz que ele tinha 16 anos (que confere com a data de nascimento) e diz que ele veio de Lisboa. Ainda muito vago.

    Em um documento dele no Brasil, diz Vizeu e na entrada dele no país diz Lisboa. Alguma sugestão para os próximos passos?
  • Rafael Fortes

    Qual nome do navio?
  • Segue os dados completos:

    Notação: BR.AN.RIO.OL.0.RPV.PRJ.14096
    Vapor: DRINA
    Procedência: LIVERPOOL e escalas
    Data: 10/07/1913

    Ultima página, primeiro nome.
  • Esse vapor saiu de Lisboa em 26/06/1913 (achei referência de um texto de um time de futebol português)
    Existe alguma base de passageiros que embarcaram em Lisboa? (Talvez o controle da saída tenha mais informações)
  • Não consegui mais nenhuma informação. Alguém tem alguma sugestão para os próximos passos?

    Obrigado e aguardo retorno.
  • As certidões de casamento tem informações mais específicas sobre o local de nascimento? Vale a pena buscar a certidão de casamento do meu bisavô para ver se descubro a freguesia e concelho de nascimento dele?

    Obrigado a todos.
  • Pelo menos atualmente quando se vai dar entrada nos papéis para casamento, a pessoa tem que levar cópias de certidão de nascimento e outros documentos. Não sei se na época era exigido e nem se esse tipo de documentação era expurgada depois de um tempo. Vale a pena tentar ver os documentos do processo de casamento, se não tiver nenhuma outra saída.
    Talvez também valha uma consulta no IFP pelo número da identidade que você informou acima.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_de_Identificação_Félix_Pacheco
  • Rafael Fortes

    Qual o nome do cônjuge?
  • Oi Kleber,

    Minha bisavó se chamava Honorina de Moraes Campos. Soube que casaram em Porto Velho do Cunha, divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ela nasceu em Além Paraíba, em Minas Gerais.
  • Oi Jhmelman,

    O Felix Pacheco não existe mais. Eu moro perto de onde era o instituto. Tudo agora é pelo Detran, mas foi uma boa dica. Vou verificar com a Policia Federal se tem algum lugar onde posso pedir o registro dele. Mas agora só na quarta feira... dia 21. Até lá tudo para por aqui.

    Estou vendo os arquivos de baptismos de Viseu toda. Concelho por concelho. Freguesia por Freguesia.

    Obrigado.
  • Kleber, esqueci de mencionar:

    Eles tiveram 4 filhos:
    Nanza de Moraes Campos (minha avó viva)
    Neil... (falecido)
    Nancy... (falecida)
    Nicea... (está muito doente para lembrar de algo).

    Minha avó também não lembra de muita coisa. Infelizmente.
  • Mais uma dúvida.... são várias...rs

    Achei um Francisco, com nome do pai de José, mas não encontro no livro. Esses números que aparecem no índice de baptismos que aparecem ao lado me ajudam em alguma coisa?

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1247865
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.