Sou novo, vou iniciar meu processo semana que vem!
Boa tarde,
Sou novo na comunidade mais já me sinto a vontade. Participo de outra comunidade no orkut, prestativa, mais com certas burocracias e ao meu ver “fins lucrativos”, qualquer dúvida que dirigimos acaba sendo pedida para ser redirecionada ao e-mail do dono/moderador. Isso faz com que os membros fiquem sem as informações. Eles são totalmente contra qualquer tópico que incentive e oriente se iniciar o processo através do Correio. Então pouco sabia, sabia que existia essa possibilidade mais a ajuda lá é 0. Encontrei agora não só alguém para orientar, mais também uma comunidade e pessoas que Ajudam e não captam clientes. Bom esse foi um mini desabafo rsrsrs agora vem as dúvidas.
Sou neto de português e meu pai não pretende tirar a cidadania, ou seja, exclui-se a possibilidade por atribuição. Já tenho todos os documentos:
-Certidão de inteiro teor minha e de meu pai (legalizada no Itamaraty e consulado)
-Certidão do meu avô português
-Ofício para o Ministro da Justiça de PT (legalizado no Consulado e firma minha reconhecida por Autenticidade)
-Certidão de Antecedentes Criminais (firma reconhecida e legalizada no Consulado)
- 3 Primeira folhas do Passaporte e Identidade (Autenticada em cartório e legalizada no Consulado)
-Diploma de conclusão de Ensino Médio (firma reconhecida, TENHO QUE LEGALIZAR NO CONSULADO? UNS DIZEM QUE SIM OUTROS QUE NÃO, ALGUÉM QUE TENHA FEITO PROCESSO DE NATURALIZAÇÃO PELO CORREIO PODE ME ORIENTAR?)
Bom, se esqueci alguma coisa por favor, me orientem. É só mandar em uma pasta via SEDEX MUNDI, ou tem alguma forma de organizar os documentos para o envio?
OBS: Todos os documentos com menos de 180 dias.
Sou novo na comunidade mais já me sinto a vontade. Participo de outra comunidade no orkut, prestativa, mais com certas burocracias e ao meu ver “fins lucrativos”, qualquer dúvida que dirigimos acaba sendo pedida para ser redirecionada ao e-mail do dono/moderador. Isso faz com que os membros fiquem sem as informações. Eles são totalmente contra qualquer tópico que incentive e oriente se iniciar o processo através do Correio. Então pouco sabia, sabia que existia essa possibilidade mais a ajuda lá é 0. Encontrei agora não só alguém para orientar, mais também uma comunidade e pessoas que Ajudam e não captam clientes. Bom esse foi um mini desabafo rsrsrs agora vem as dúvidas.
Sou neto de português e meu pai não pretende tirar a cidadania, ou seja, exclui-se a possibilidade por atribuição. Já tenho todos os documentos:
-Certidão de inteiro teor minha e de meu pai (legalizada no Itamaraty e consulado)
-Certidão do meu avô português
-Ofício para o Ministro da Justiça de PT (legalizado no Consulado e firma minha reconhecida por Autenticidade)
-Certidão de Antecedentes Criminais (firma reconhecida e legalizada no Consulado)
- 3 Primeira folhas do Passaporte e Identidade (Autenticada em cartório e legalizada no Consulado)
-Diploma de conclusão de Ensino Médio (firma reconhecida, TENHO QUE LEGALIZAR NO CONSULADO? UNS DIZEM QUE SIM OUTROS QUE NÃO, ALGUÉM QUE TENHA FEITO PROCESSO DE NATURALIZAÇÃO PELO CORREIO PODE ME ORIENTAR?)
Bom, se esqueci alguma coisa por favor, me orientem. É só mandar em uma pasta via SEDEX MUNDI, ou tem alguma forma de organizar os documentos para o envio?
OBS: Todos os documentos com menos de 180 dias.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Vc ja e Portuga. Exelente aluno aqui e exemplo de organizacao. Parabens. Nao falta nada. So observar se os antecedentes criminais (PF) tem menos de 90 dias. Agora outro que enviou pelo correio faz responder sua ultima duvida. Deus de abencoe
estou vendo que voce eh muito organizado, entao coloca em uma pasta e manda via sedex mundi que chega em 3 dias, e nao esquece de pagar a taxa de 175 euros no correio atraves de vale postal chamado dinheiro certo.
E o diploma nao sei o que te dizer, o Maestro ai em cima nao mandou legalizar no Consulado e deu certo, me parece que no site do IRN eles nao pedem para legalizar, mas acho melhor pecar pelo excesso, ja que vai mandar os outros docuemtnos para legalizar, manda o historico tambem.
Cibele você está 100% certa, melhor pecar pelo excesso. Segunda-feita legalizo e envio na mesma segunda. Obrigado pelas orientações.
Nao fui eu quem advinhei. Foi fucionaria das CRCs que falou da minha frente, quando dei entrada em Lisboa, que nao havia necessidade, pois se em caso de duvida eles entram em comunicacao com o orgao competente brasileiro para as devidas confirmacoes. Esse papo de autenticar e conversa do Consulado PT no Brasil para ganhar dim dim. E ainda tenho um email enviado pelas CRCs dizendo a nao necessidade de autenticacao.
Exesso nao e pecado, e iniquidade. Huahauahau...Entao vai la autentica so para nao ter pesadelo
Eu pequei pelo excesso. Tirei documentos que nem precisava, mas eles não foram muito claros lá no consulado. De qualquer forma, deu certo.
Quanto ao reconhecimento do ensino médio, tem aquele problema dos 11 anos aqui e 12 anos lá de ensino antes do curso superior né ?
Eu penso em pedir equivalencia do meu curso de Técnico que é regulamentado lá.
Boa sorte.
OBS: Como sou eu que vou pagar, eu posso fazer o vale postal em meu nome ou ele que tem que fazer?
Que tudo de certo.
Vc pode fazer o vale postal em nome de seu pai tb.
Por um lado o Wellington tem razao, mas por outro ja que vc eh prevenido, se der para seu pai ir ao consulado melhor.
Tenho visto alguns casos aqui na comunidade , se nao me engano o da irma da Cibele, eles ja encresparam e pediram para assinar presencialmente.
Na duvida peque pelo excesso.