Nomes diferentes nas certidões
Andressa_Listin
Member
Boa tarde, se alguém puder me auxiliar, estou com uma enorme duvida:
Meu avô português, foi registrado apenas pela mãe dele e na certidão ela se declarou como Isaura Carneiro, alem de só ter declarado o pai dela como avô materno Joaquim Carneiro
Porem nos documentos dele no Brasil, consta como Isaura da Conceição.
Solicitei a certidão de nascimento dela afim de retificar os erros, porem na cópia do livro de batismo só consta o nome de Isaura em seguida da filiação Joaquim Carneiro e Maria da Conceição.
É necessário retificar ?? Como proceder ?
ATT
Meu avô português, foi registrado apenas pela mãe dele e na certidão ela se declarou como Isaura Carneiro, alem de só ter declarado o pai dela como avô materno Joaquim Carneiro
Porem nos documentos dele no Brasil, consta como Isaura da Conceição.
Solicitei a certidão de nascimento dela afim de retificar os erros, porem na cópia do livro de batismo só consta o nome de Isaura em seguida da filiação Joaquim Carneiro e Maria da Conceição.
É necessário retificar ?? Como proceder ?
ATT
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
veja aqui
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9608/guia-pratico-apostilhamento-de-docs-portugueses-atraves-da-procuradoria-geral-da-republica/p1
Gratidão!
Não sei por qual motivo, a certidão Portuguesa dela saiu com nome de Maria Lauredi Silva. Será necessario retificar a certidão de nascimento do meu pai??
1- Na certidão de nascimento da minha avó o sobrenome dela e do pai dela está Correia, porém no RG dela está Corrêa.
2- Na certidão de nascimento da minha avó o nome da avó dela(mãe do Português) está Francisca de Jesus, porém na certidão do pai dela(o Português) está Francisca da Silva
3- Nas certidões de casamento e óbito do Português no Brasil está que ele nasceu em 1900 e na certidão dele de Portugal está que ele nasceu 1891.
Perguntas: O ACP ainda faz sem transcrever o casamento? Preciso retificar alguma coisa ou posso mandar assim? Desde já obrigado.
1-Isso não será problema.
2-A conservatória pode exigir retificação.
3-Normalmente as conservatórias não implicam com divergências no ano de nascimento , mas no seu caso a diferença da data de nascimento entre a certidão de nascimento e casamento está mto grande e a conservatória poderá exigir tb a retificação. Se foi o português a declarar o nascimento da filha, não precisa transcrever o casamento se o processo for feito em ACP.
meu processo de atribuição que está no ACP caiu em exigência devido ao nome de minha mãe. ela tinha um nome de batismo e quando chegou ao Brasil, adicionaram um sobrenome do pai dela, que não constava na certidão de casamento. quando ela se casou com meu pai, adicionou o sobrenome do marido. Foi feita a transcrição do casamento no consulado em SP em 2006, mas não percebemos que não adicionaram o sobrenome. na averbação do casamento ainda consta o nome de solteira. ou seja, ela se chamava M ... J... I.. R.. ao nascer, chegando no Brasil colocaram o Souza (outro sobrenome do pai dela) e quando se casou o Ciamponi. Mas no consulado, após a transcrição do casamento, deixaram com o nome de solteria. o consuldado errou ao não acrescentar o Ciamponi de meu pai, ok! tenho que pedir a retificação . mas e quanto ao Souza que " surgiu " no Brasil, quando ela chegou ... Na certidão de casamento brasileira consta, como nome de solteira M..J..I..R.. Souza e no batismo de Portugal M..J...I..R...
agradeço sua atenção em ajudar!!!
Por causa dessas diferenças eu fico até em duvida se a certidão de Portugal que achei é mesmo a do meu bisavô, eu acredito que sim por que o nome dos pais estão quase iguais e o dia e mes de nascimento estão iguais, pelo que eu entendi se o Português for o declarante eu não preciso mandar a certidão de casamento/obito, e se eu não estiver errado nos documentos da minha avó não aparece o ano em que ele nasceu(não tenho certeza disso) acho que vou mandar retificar somente o nome da Francisca, o que acha?