Por Onde Começar?
Olá, gotaria de contar com ajuda de vocês, pois não sei por onde começar.... Li os tópicos mas estou confusa. Minha avó é portuguesa (Já falecida) Veio para o Brasil quando era criança casou aqui. Minha mãe e eu estamos interessados na cidadania Portuguesa. Temos todas as certidões originais de minhã avó. Nascimento, casamento e óbito. O que faço primeiro? quero cidadania por atribuição, para a minha filha ter direito também. Por favor me ajudem. Desde já agradeço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Veja o topico Guia de Ajuda onde tem tudo que vc precisa, se na achar e so colocar aqui suas duvidas que responderemos.
eh possivel fazer a transcricao e o pedido de atribuicao da sua mae juntos atraves do Consulado, assim que sua mae se tornar portuguesa, voce pode entrar com o pedido de transcricao do casamento dos seus pais e com o seu pedido de atribuicao, e por fim, o mesmo processo pra sua filha.
Voce tambem pode fazer a transcricao em Portugal e enviar o processo de atribuicao pelo correio, direto pra CRC, mas voce conhece alguem em PT pra fazer a transcricao ou nao ? Sai bem mais rapido, mas se nao conhecer, a unica opcao eh mesmo o Consulado.
Voce tem que comecar com a transcricao de casamento da sua avo e ja da pra pedir a atribuicao da sua mae ao mesmo tempo, isso atraves do Consulado.
Em qual Estado vc esta ?
primeiro quero dizer que sua filha eh muito linda, que bochecha rosada ! Segundo, dei uma passadinha na sua pagina pra ver onde voce esta, rsrsrsr, vi que voce eh do Rio Grande do Sul, Gravatai, eh isso ? Puxa, fui algumas vezes a Gravatai a trabalho, trabalhava com projeto de franquias da Tintas Renner, impossivel ser gaucho e nao conhecer Renner, certo ? Trabalhei por 4 anos la.
Voltando ao assunto da cidadania, a certidao que voce tem da sua avo eh muito antiga ? Se sim, o melhor eh voce pedir uma nova certidao atraves do portal do cidadao, para transcricao de casamento voce vai precisar da certidao de nascimento de inteiro teor do seu avo, legalizada no Itamaraty e Consulado e tambem da certidao de casamento dos seus avos, legalizada apenas no Consulado, e claro da certidao de nascimento da sua avo. Da uma ligada no Consulado ai de Porto Alegre, se eles nao deixarem que voce de entrada na transcricao e na nacionalidade ao mesmo tempo, faca entao apenas a transcricao e envia o processo da sua mae pelo correio, direto pra CRC em Lisboa.
Endereco: Rua Prof. Annes Dias, 112 ( decimo andar )
Centro, Porto Alegre
( fica bem em frente ao Hospital Santa Casa, eh muito facil de achar )
Fone: (51) 3061-5767
Fax: (51) 3228-0087
E-mail: mail@cnpal.dgaccp.pt ( eles respondem direitinho, todos os meus contatos foram por e-mail e eles sempre me responderam muito rapido )
Horario de Atendimento ao Publico: de seg. a sexta - feira das 10h as 13h
Valor do Reconhecimento ( selo branco ): R$ 32,67 por documento, fica pronto na hora
Quero agradecer ajuda, Já liguei para o consulado vou ir amanhã lá para pegar maiores informações. Qualquer dúvida vou fazer novas perguntinhas. Ah obrigada por achar a minha filha linda, fico toda orgulhosa. Mas vc tb tem um bebê lindo no seu colo, é seu?
Com certeza eu conheço a Renner trabalho em loja de material de construção e vendo essa tinta. Você também mora aqui no sul?
Abraços
depois nos conte a "proposta" do consulado.
Eu trabalhei na fabrica da RennerSayerlack no Estado de Sao Paulo, que fica em Cajamar, mas estive varias vezes ai na fabrica de Gravatai para treinamento.
Nacimento da minha vó e vô
Certidão de casamento
óbito
Me pediram que leva-se as certidões atualizadas para fazer a transcrição do casamento e do óbito. A taxa que vão me cobrar quando eu levar as certidões é de R$275,00
é assim mesmo? estou aguardando a certidão da minha vó ( já foi solicitada no portal do cidadão), as outras eu já tenho.
eh isso mesmo, como a sua avo e portuguesa e nao declarante do nascimento da sua mae, tem que fazer a transcricao do casamento antes, e o consulado eh a unica alternativa pra quem mora fora de Portugal e nao conhece ninguem que possa fazer pessoalmente la.
Faca a transcricao no consulado e depois faca a atribuicao da sua mae pelos correios, que eh mais rapido.
Boa sorte !
Quanto tempo leva para o consulado fazer essa transcrição?