Atribuição para netos

Olá pessoal, Boa Noite!!!
Cerca de 2 anos atrás, comecei a organizar documentação para pedir nacionalidade portuguesa por atribuição para meu sogro que era filho de Portugueses casados aqui no Brasil. Pouco tempo depois de encontrar os assentamentos de seus pais, ele enfermou e faleceu antes de concluir o processo para envio da documentação.
No momento, minha esposa, neta de portugueses, decidiu pedir nacionalidade Portuguesa por atribuição. Tenho algumas dúvidas sobre a melhor forma de proceder para iniciar novamente todo o processo pois as regras agora são outras.

1º Para casos semelhantes ao da minha esposa, que mora no Brasil e nunca esteve em portugal; como está sendo provado na prática, laços de efetiva ligação à comunidade Portuguesa? (um de seus irmãos é naturalizado e mora a cerca de 10 anos na cidade de faro, esta ligação seria suficiente?) caso contrário, só me restaria comprovar participação regular ao longo dos últimos cinco anos à data do pedido na vida cultural da comunidade portuguesa do país onde resido? Qual a dinâmica vocês tem usado para processos semelhantes a estes?
2º Para processos semelhantes ao que pretendo, qual tempo médio entre a entrada e deferimento do pedido?
3º Contratar um advogado para este processo, o resultado é mais garantido e celere?
Informo que estou lendo na medida do possìvel tudo no fórum para que possa me informar melhor.

Desde já agradeço a contribuição de todos que se disponham a me auxiliar.
Abraços!!!

Comentários

  • editado September 2018
    @Moreira para atribuição de netos agora é preciso comprovação de laços de efetiva ligação com a comunidade portuguesa e preencher um dos itens abaixo relacionados. Não vai adiantar contratar advogado pq apenas vc vai gastar dinheiro à toa.

    Documentos que possam contribuir para comprovar a efetiva ligação à comunidade nacional, designadamente:
    A residência legal em território nacional;
    A deslocação regular a Portugal;
    A propriedade em seu nome há mais de três anos ou contratos de arrendamento celebrado há mais de três anos, relativos a imóveis sitos em Portugal;
    A residência ou ligação a uma comunidade histórica portuguesa no país onde resida.
    A participação regular ao longo dos últimos cinco anos à data do pedido na vida cultural da comunidade portuguesa do país onde resida, nomeadamente nas atividades das associações culturais e recreativas portuguesas dessas comunidades.Mais dúvidas favor postar no tópico abaixo

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-processos-e-acompanhamento/p1
Esta discussão está fechada.