Certidões Brasileiras - Onde Conseguir?
Preciso obter as certidões de nascimento de inteiro teor de meu pai e a minha para dar continuidade ao processo, porém minha dúvida é como conseguir tais certidões uma vez que eu e meu pai nascemos e Manaus e atualmente residimos em Salvador???..
Existe no Brasil algum serviço semelhante ao do Portal do Cidadão/ Certidões On line de Portugal para obtenção de certidões brasileiras???
Grato Pela Anteção
Existe no Brasil algum serviço semelhante ao do Portal do Cidadão/ Certidões On line de Portugal para obtenção de certidões brasileiras???
Grato Pela Anteção
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se você tem uma cópia das certidões sua e do seu pai poderá ver o endereço e o telefone do ou dos cartórios onde forma registrados. Ligue e pergunte se lhe podem mandar as certidões de inteiro teor com firma do escrivão reconhecida. Veja a forma de pagamento.
Também pode tentar conseguir os dados do cartório no seguinte site:
http://www.cartorio24horas.com.br/
A
Por exemplo: o consulado português em São Paulo só legaliza certidões de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.
Informe-se bem para não perder tempo e dinheiro.
Consulado Geral de Portugal em Salvador
Av.Tancredo Neves, 1632 - Torre Norte, salas 109 a 113
Edf. Salvador Trade Center
41820-020 - Salvador - BA
Telefone 005571 3341-0636/ 3341-1499
Fax 005571 3341-2796
e-mail: mail@cgsba.dgaccp.pt
Retificando o que a Denise disse:
INFELIZMENTE no cartorio24 horas pela internet, eles NAO te mandaram a certidao de inteiro teor, somente a simples.
Fernando se vc tem a certidao de nascimento vera onde vc foi registrado, desta forma vc podera achar tanto na internet ou na lista telefonica de Manaus o numero do cartorio.
Ligue para o cartorio e expique sua situacao informe q vc mora em Salvador e precisa das certidoes em INTEIRO TEOR., diga tb que vc precisa desta mesma certidao com firma reconhecida do Tabeliao escrevente
Normalmente vc combina com o pessoal do cartorio e faz o deposito no banco e manda uma xerox do comprovante de pagamente, dai e eles te mandam. Cada cartorio tem seu esquema.
Quando receber as certidoes vc tera que enviar para o Itamaraty (no seu caso acho melhor que seja Brasilia) e por ultimo no Consulado que a Denise ja te passou o endereco.
abs
Quando receber as suas certidoes de Manaus, confira se esta tudo correto, se os nomes todos estao corretos, se os nomes dos seus avos estao corretos na certidao de seu pai e na sua tb. Em seguida envie para o iTamaraty de Brasilia no endereco ai embaixo desta forma.
Legalização de Documentos - Itamaraty (Brasilia)
Endereço para Legalização Consular de Documentos
Ministério das Relações Exteriores
Divisão das Comunidades Brasileiras no Exterior
Setor de Legalização
Esplanada dos Ministérios - Bloco H
Anexo I - Térreo
Brasília/DF - Brasil
CEP: 70170-900
Não esqueça de mandar no mesmo envelope as informações abaixo:
1) o tipo: Legalização
2) a quantidade:
3) o país para onde se destinam os documentos a serem legalizados: Portugal
4) nome e endereço completo com indicação do CEP do destinatário:
5) número telefônico ou endereço eletrônico para eventual contato:
Depois dessa legalizacao vc manda pro consulado de Salvador mesmo. Embora a certidao seja de Manaus ja esta legalizada pelo orgao compentente brasileiro ( Itamaraty)e eles aceitam fazer a legalizacao de outro estado, pois seu local de residencia eh Salvador.
abs
Um grande abraço!!!
Eu disse para o Fernando procurar informação sobre os cartórios onde ele e o pai foram registrados no site assinalado, caso não houvessem telefones e endereços atualizados nas certidões que eles tem.
"Também pode tentar conseguir os dados do cartório no seguinte site:
http://www.cartorio24horas.com.br/&
Por outro lado não estou segura que o Consulado de Portugal na Bahia legalize documentos do Amazonas e por isso acho melhor ele se informar.
Minha dúvida se deve a que o Consulado de São Paulo apenas legaliza documentos emitidos em São Paulo e no Mato Grosso do Sul.
Abraços.
Desculpe minha falha!!! eh que li correndo e na pressa vi o link do cartorio 24 horas, fiquei com receio dele pedir a certidao la.
Ha uns anos atras qdo comecei a da minha mae ja existia o cartorio 24 horas. Ao recebi as certidoes vi q nao eram de Inteiro Teor e eles nao emitiam a certidao de inteiro Teor, reclamei o dinheiro gasto mas nada adiantou.
Acho que sao os traumas da cidadania rsrsrsrsrrsrsrs.
Desculpe-me novamente!
Quanto ao Consulado, nao ha problema desde que ja esteja com o reconhecimento do Itamaraty. Falo isso porque sempre que quero agilizar , envio as certidoes mesmo de outro estado junto com sinal publico para algum cartorio do Rio de Janeiro.
Apos o reconheceimento de firma em algum cartorio de la atraves do sinal publico, meus parentes ou algum amigo de la leva ao Itamaraty do Rio ate as 10 da manha e de la sai correndo pro Consulado de Portugal no Rio para receber o selo no mesmo dia.
Eh uma correria mas fica tudo pronto no mesmo dia.
O mais importante pros consulados eh o carimbo do Itamaraty.
bjs
Não há de que se desculpar.
A idéia é facilitar o caminho de quem está começando, né?
Beijos.