dupla cidadania

Ola pessoal tudo bem ? Eu realmente preciso da ajuda de voces! Sou neta de Portugues por parte de pai. Meu avo ja morreu. Os documentos que tenho do meu avo sao: carteira profissional, certidao de casamento e certidao de obito. Estou aqui na Inglaterra, em weston-Super-Mare. So que em um documento diz que meu vo nasceu em : Manhaes, distrito de Santarem Portugal, em outro diz: Salvaterra de Magos, Portugal. Por favor, me ajude! Desde ja agradeco. Um abraco.

Comentários

• dupla cidadania

Meu avo nasceu em 29.02.1909.
  • Autenticações

Olá,
    Meu marido é filho de portugueses e está se preparando para dar entrada no processo por atribuição.
    A transcrição do casamento, o óbito do pai, já constam na certidão que nos foi enviada pelo portal do cidadão, já temos tb a certidão da mãe.......a certidão de meu marido já foi legalizada no Itamarati..........para o Consulado é preciso autenticar todos esses documentos?
    Como faria a autenticação das certidões portuguesas? num cartório normal?
    Ele pretende fazer no Consulado Do Rio De Janeiro, mas de posse de todos esses documentos, algúem poderia fazer isso por ele lá em Portugal? Pois a mãe dele vai pra lá no mês que vem.
    Seria mais rápido? Se sim......onde seria e como? Quanto?
    Precisamos agilizar ao máximo esse processo.
    Obrigada.
  • BIONDA

Primeiramente por favor abra um topico somente para vc para podermos seguir melhor seu caso. Vou responder aqui algumas de suas perguntas e preciso de mais informacoes para responder outras.

Meu marido é filho de portugueses e está se preparando para dar entrada no processo por atribuição.
    Quem eh o portugues o pai de seu marido ou a mae?

A transcrição do casamento, o óbito do pai, já constam na certidão que nos foi enviada pelo portal do cidadão, já temos tb a certidão da mãe

R-Se foi mae que eh a portuguesa e o casamento ja foi transcrito em Portugal vc ja tem meio caminho andado.

......a certidão de meu marido já foi legalizada no Itamarati..........para o Consulado é preciso autenticar todos esses documentos?
    R-No Consulado do Rio seu marido levara a Certidao de nascimento de Inteiro Teor dele ja legalizada pelo Itamaraty, mais a copia do RG dele e o formulario 1C preenchido para assinar la na frente deles. La no consulado eles colocaram o tal SELO BRANCO
    ( Carimbo do Consulado).

Como faria a autenticação das certidões portuguesas? num cartório normal?
    R-Documentos Portugues nao precisa de autentiucacao nehuma, somente precisa dos dados da certidao do Portugues ( pai ou mae) para preencher o formulario 1C

Ele pretende fazer no Consulado Do Rio De Janeiro,
    R-AQUI ACONCELHAMOS A MANDAR VIA CORREIO. OS PROCESSOS VIA CONSULADO E ADVOGADOS DEMORAM MUITO E ELES COMPLICAM TUDO. SE VC PESQUISAR NA COMUNIDADE NAO TEMOS NENHUM CASO DE INSUCESSO.
    POR CORREIO OU PESSOALMENTE EM LISBOA 2 A 3 MESES.A MAIORIA FINALIZOU NESSES PRAZOS .
    mas de posse de todos esses documentos, algúem poderia fazer isso por ele lá em Portugal?
    R-SIM A MAE DELE PODE DAR ENTRADA SE ELA LEVAR UMA PROCURACAO. TEMOS O MODELO AQUI NA COMUNIDADE PRECISAMOS PROCURAR.
    Seria mais rápido?
    R-SIM
    onde seria e como?
    R-ELA DARA ENTRADA NA CRC DE LISBOA Q COLOCAREI O ENDERECO AQUI.
  • modelo da procuracao - Instrumento Publico

SEU MARIDO DEVE FAZER ESTA PROCURACAO PARA SUA SOGRA.POR INSTRUMENTO PUBLICO E LEVAR AO CONSULADO PARA LEGALIZAR JUNTO COM OS OUTROS DOCUMENTOS. ESSE EH O MODELEO QUE ELES USAM EM PORTUGAL.

A procuração pode ser outorgada por instrumento público ou por
    documento escrito e assinado pelo representado, com reconhecimento
    presencial da letra e assinatura.

MINUTA DE PROCURAÇÃO, por documento escrito e assinado pelo representado,
    devendo conter o reconhecimento presencial da letra e assinatura.
    MAIOR
    Declaração para fins de Atribuição da Nacionalidade

P R O C U R A Ç Ã O

F ________________, no estado de
    (casado/solteiro/divorciado/viúvo)____________ natural da freguesia de
    ___________concelho de _____________, filho de __________e de
    _____________, com residência habitual em ________________, de
    nacionalidade___________, portador do passaporte (ou outro documento de
    identificação equivalente) n.º___________ emitido em (data de emissão)
    ____/_____/____, por (entidade emissora) ___________, constitui seu
    procurador, o Senhor _____________________(nome completo do procurador),
    portador do bilhete de identidade (ou outro documento de identificação
    equivalente) n.º___________ emitido em (data de emissão) ___________, por
    (entidade emissora) ___________,com residência habitual em_____________, a
    quem confere poderes especiais para o registar como português, na
    Conservatória dos Registos Centrais, praticando e assinando tudo o que seja
    necessário ao indicado fim, nomeadamente a declaração para fins de atribuição da
    nacionalidade, podendo, se necessário, substabelecer os poderes que lhe forem
    confiados.__________________________________________________________
    Em (local) _____aos (dia) ___________, de (mês) ___________de
    (ano)_________.
    (Assinatura)

Extensão da Conservatória dos Registos Centrais
    sita no Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI)
    Rua Álvaro Coutinho, 14
    1150-025 Lisboa
    (metro Anjos)

MAS DE UMA OLHADINHA EM NOSSO GUIA DE AJUDA PARA QUAISQUER DUVIDA.

ABS
  • F

Desculpe-me, eu não criei um tópico novo, porque em algumas comunidades isso não é muito bem aceito.
    Mais uma dúvida......
    Como é feito o processo pelo correio?
    Muitíssimo obrigada.
  • Ahhhhh...........a sogra tb é portuguesa!
  • Bionda

Aqui nessa comu vc pode criar tópicos sim, até fica mais fácil para separar cada processo.
    É o seguinte, pelo correio é a mesma forma de vc ir pessoalmente à Portugal.
    Vc deve enviar toda a documentação necessária à Conservatóriados Registros Centrais (CRC) e fazer o pagamento via "dinheiro certo" nos correios destinads à CRC.
    O valor dessa taxa é de 175 Euros. Aí se toda a documentação estiver correta vc receberá em casa a certidão portuguesa.
    É simples e rápido comparado ao consulado.

Vale lembrar que ninguém aqui da comunidade ganha qualquer centavo com isso. Todo processo é feito diretamente na CRC.

Dê uma lida nos tópicos, principalmente no "Guia das respostas para a maiores dúvidas". Há muita informações para sanar muita dúvidas. Mas persistindo alguma dúvida sinta-se à vontade para perguntar.

Boa sorte.
  • Bionda

Mas os dois sao portugueses? O pai e a mae?
  • Se o formulario 1CX, ja estiver assinado e autenticado no consulado, NÃO precisa de procuração para alguem dar entrada em portugal, qualquer pessoa pode levar e entregar la, seria a mesma coisa como se fosse pelo correio.
  • dupla cidadania

Por favor, vc. perguntou o ano que meu avo nasceu? Foi 29.02.1909.Obrigada!
  • f

Sim......o pai e a mãe.......
    Obrigada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.