duvida sobre certidoes de nascimento e declarantes

Por favor, voces poderiam me informar se meus filhos tem direito?

Meu avô era portugues, minha mãe também. Tenho a dupla cidadania. Meus irmãos e sobrinhos também tem. Tenho uma relação estável com o pai de meus filhos a 29 anos. Hoje minha filha tem 25 anos. Meu filho 21. Na certidão de nascimento de ambos consta que sou solteira e que o declarante é o pai. O consulado me apontou uma dificuldade em tirar a cidadania dos meus filhos por eu nao ter sido declarante em suas certidões de nascimento. Pediram que eu reunisse provas que os assumi na minoridade deles. As únicas provas que posso oferecer seriam: declaraçao do hopital, certidão de nascimento, exame de DNA, fotos de toda uma vida, declaraçoes das escolas onde estudaram. isso ajuda? Adianta? Estou peplexa. Se puderem me ajudar...
É dificil acreditar que isso está acontecendo com eles que sao filhos, netos, bisnetos e tataranetos e por ai vai, de portugueses e tambem porque toda a familia já é portuguesa.

Muito obrigada pela disponibilidade dessa comunidade.
Espero que possam responder as minhas dúvidas.

Comentários

• Marcia

é assim mesmo. A melhor e mais cabal forma de comprovar a filiação é quando o português ou portuguesa é o declarante do nascimento dos próprios filhos. Quando o declarante não é o nacional português, o casamento é uma forma aceita pra se comprovar que o filho é tb do portugues/a, apesar de este não ter sido o declarante do nascimento, a justiça subentende que o filho é do casal e a situação fica resolvida.

O problema é que no seu caso, vc além de não ter sido a declarante dos nascimentos vc tb não é casada com o pai que foi o declarante. O modo mais simples de comprovar que vc reconheceu seus filhos na menoridade é enviando documentos da infância, que vc já mencionou: declaração do hospital, carteira de vacinação, documentos da escola, creche, etc. Não precisa mais do que isso, tipo exame de dna, essas coisas, rsss. Não se preocupe, é só seus dois filhos entrarem com os pedidos de nacionalidade por atribuição, cada um faz um pedido e além da certidão de nascimento deles, eles anexam cópias desses documentos de infância em que vc aparece como mãe.

Nós recomendamos que vc faça o processo direto com a CRC em Lisboa, enviando tudo pelo correio, é rápido e seguro e melhor do que fazer pelo consulado.
  • Marcia

Nao se preocupe!

SEUS FILHOS TEM DIREITO!!!!E DUVIDO QUE O CONSERVADOR IRA PEDIR DNA.

Meu caso eh semelhante a de seus filhos. O pessoal daqui da comunidade acompanhou minha saga.

No comeco do ano desloquei minha mae a PT , pois nao tinha algumas provas q a Lara citou acima , somente uma do hospital e a tutela q meu padastro fez na menoridade ( ele se casou com minha mae portuguesa). Minha mae nao foi casada com meu pai e ele ja era falecido, entao o jeito foi levar minha maezinha la para explicar a situacao.

Enfim , no final somente anexaram ao processo os documentos necessarios ao pedido de cidadania e me disseram que poderia ser que o conservador pedisse algo. O restante dos documentos ignoraram.
    O CONCERVADOR NAO PEDIU E SAIU MINHA CIDADANIA EM 2 MESES. A da minha irma saiu em 2 meses e meio e ela enviou pelo correio sem nada anexado. TAMBEM NAO PEDIRAM NADA!

Acho que vc deveria reunir os documentos de seus filhos e simplemsnete mandar pelo corrreio e ficar acompanhando pela CRC, se eles irao pedir algo. Neste meio tempo vai buscando com calma estas Provas caso eles pecam.

Havia desistido por causa do Consulado e de um URUBU ( advogado) que me tiraram a esperanca.

FILHO DA MAE TODOS SABEM VC NAO CONCORDA?!
    Acho que o obvio esta claro. Acho que portugues sabe bem disso! Lembro do meu avo portugues que era bem preconceituoso, diga-se de passagem, dizia o seguinte para as noras. FILHOS DAS MINHAS FILHAS MEUS NETOS SAO! FILHOS DOS MEUS FILHOS SERAO OU NAO!!!

SEUS FILHOS SAO PORTUGUES!!

SIGA EM FRENTE!!!!

ABS
  • F.
    Minha avó dizia a mesma coisa: filhos das minhas filhas.... Só que a minha mãe, sendo a nora, odiava!!!!! rsrsrsrsrsrsr Infelizmente é a pura verdade!
  • Grandes repostas, ontem vi esse tópico sem nenhma resposta e estava inseguro para postar qualquer coisa. Graças a grande quantidade d pessoas prestativas mais uma pergunta difícil teve uma explicação boa.

Parabéns e obrigado
  • Estou muito satisfeita e agradecida a todos vocês pela orientação e apoio que me deram. Isso é que é uma verdadeira comunidade.
    Não imaginam o quanto isso foi importante para me ajudar a entender e pensar.
    A minha maior preocupação agora é saber escolher por onde tentarei tirar a nacionalidade portugusa dos filhos. Se via consulado ou direto em Portugal.
    Obrigada!

PS: Se puder também ajudar, naquilo que estiver ao meu alcance, podem contar comigo!
  • Faça direto em Portugal, sem sombra de dúvidas. Pode ser pelo correio. O consulado é só um intermediário que não ajuda em nada (até atrapalha).
  • Marcia

Faca pelo correio direto em PT. Via consulado vc nao tem a menosr chance. Eles irao te exigir coisas q nao precisam . De uma pesquisada aqui na comunidade e vera q so temos casos bem sucedidos .

Atualmente o consulado de Sao paulo tem ate indicado q seja feito direto pelo correio

abs

fatima
  • ISSO MESMO!!

faca em portugal..

meus pais nao eram casados....minha mae a portuguesa..e meu pai declarante...

HJ SOU PORTUGUES!!!! gracas a DEUS..
    va em frente...
  • Agradeço a todos pela orientação. Estou bem mais animada.
    Agora é escolher por onde mandar. Vocês me recomendaram enviar pelo correio, direto para Portugal CRC. É isso mesmo? Para onde e para quem dirigir os documentos. Carta registrada obviamente..Se puderem me dar mais esta dica eu agradeço.
  • Isso mesmo mande pra CRC de Portugal via correio
    Segue abaixo as instrucoes e os documento necessarios. para providenciar.

1- As certidões narrativas de nascimento do portuguese no seu caso a sua certidao portuguesa(vc precisa desta certidao mais pra ter os dados para prencher o formulario 1C) tipo freguesia, concelho , nome e numero de assento ( certidao)
    2- Certidão de nascimento de inteiro teor do requerente ( no caso de seus filhos), autenticada no cartorio, legalizada no Itamaraty e autenticada no consulado.
    3- Copias autenticadas de:RG, depois autenticada no consulado.
    4-Formulario de solicitação de atribuição Modelo 1C, assinado na presença de funcionario do consulado e autenticado no consulado tambem.
    VC SOMENTE USARA O CONSULADO PARA LEGALIZAR OS DOCUMENTOS.

AQUI ESTA O FORMULARIO 1C IMPRIMA COLORIDO, PREENCHA, MAS ASSINE SOMENTE NA FRENTE DO FUNCIONARIO DO CONSULADO.
    [http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/Mod._1C_ci.pdf?nocache=1199877671.25]
  • continuando

DEPOIS DISSO ENVIE PELO CORREIO SEDEX MUNDI JUNTO COM O VALE POSTAL DE 175 EUROS. ACONSELHO A FAZER A COPIA DESSE VALE E FICAR CONTIGO. MANDE PARA ESSE ENDERECO ABAIXO

O vale postal eh no nome da Conservatória dos Registos Centrais e deve enviar no nome do requerente no caso cada um dos seus filhos. O endereco

Conservatória dos Registos Centrais
    Rua Rodrigo da Fonseca, 200
    1099-003 Lisboa

Rastreie pela internet ate o dia que for entregue na CRC, dai espere 2 semans e ligue pra la de o nome de cada um de seus filhos e pegue o numero do processo , va acompanhado 1X por semana por telefone ate o dia q for aprovado e sair o numero do assento ( certidao).

Forca! Va em frente vc ta no caminho certo!!!

abs

fatima
  • Sim, é isso que a Fátima disse mesmo. Eu só sugeriria que esperasse duas semanas para ligar pra pegar o número dos processos. Depois disso, eu esperaria dois meses para começar a telefonar a cada duas semanas. Acho que não adianta muito ficar ligando toda semana.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.