transcrição de casamento e nacionalidade

Gostaria de saber se é mais rápido fazer o pedido de transcrição de casamento de meus pais e posterior pedido de dupla nacionalidade pra mim através do Consulado no Brasil ou direto na Conservatória em Portugal????? Qto tempo em média, em um e em outro??

Comentários

• Fabi

Fabi responde ai uma questao:

Quem eh o declarante na sua certidao? eh seu pai? Ele eh o POrtugues?

Depois dessa pergunta respondida poderemos aconcelhar a vc fazer a transcricao nao.

Aqui nao aconcelhamos fazer nada por consulado ou advogado.
    Nossa experiencia mostra que pelo correio eh mais rapido. e sem complicacoes.

abs

fatima
  • na minha certidão de nascimento consta como declarante o pai, e ele é português. Então não preciso fazer a transcrição???
  • não, não precisa! rsss. já pode entrar com o seu pedido de atribuição direto com a CRC, pelo correio.
  • Q bom.....estou começando a ficar mais animada, parece td tão complicado!!!!
    Sabe algum site sobre como eu posso fazer isso pelo correio, direto com a CRC????

E mto obrigada pela ajuda.....
  • meu caso é o mesmo, quem declarou nosso nascimento (meu e da minha irmã) foi minha mãe, que acabou de receber sua atribuição de nacionalidade! (eeeeê!)

o problema é que minha mãe recebeu a atribuição dela com nome de solteira, e quando casou trocou o sobrenome (perdeu o de solteira e ficou só com o de casada). a CRC não vai devolver o processo por causa disso?

só um detalhe: fizemos o processo através do consulado no final de junho, e agora, na metade de agosto, já temos o parecer favorável e o numero do assento. rápido, nao? sorte que temos de ser portugueses... imagina se fôssemos italianos?? heheheh....

abraços a todos.
  • Oi Marina! parabens! voce deu entrada em que consulado?? a minha mae deu entrada no consulado do rio nessa mesma epoca, mas até hoje nao recebemos nenhum sinal. Como descubro o andar do processo?
    obrigado
  • Marina,

eh assim mesmo, a atribuicao sai com o nome de solteira e so depois que fizer a transcricao de casamento eh que o nome eh alterado para o de casada. No seu caso, vai mesmo ter que fazer a transcricao para depois dar entrada na sua cidadania.
  • Fabi,

o pessoal aqui te explica como enviar pelo correio, estou sem tempo agora, rsrsrsr.
  • Dúvidas:
    1) Meu pai, que é português, tem uma certidão de nascimento mais é antiga, para dar entrada no meu pedido de cidadania (via correio CRC) preciso solicitar no portal do cidadão uma nova cópia ou a que ele tem é válida????
    De posse dela é só eu preencher o formulário e junto com minha certidão de nascimento eviar ao Itamaraty, para leglização???

2) Depois de legalizados pelo Itamaraty o documentos precisam ser enviados ao cosulado português para depois serem enviado à CRC???

3) Na CRC eu só irei tirar a certidão de nascmento de portuguesa, né? Depois tenho que tirar o BI e o passaporte com o consulado???

Acho que é isso
    Muito obrigada pela atenção de todos!!!!
  • Fabi, eu vou colocar essas suas perguntas no outro tópico, ok? Nós precisamos concentrar todas as perguntas e respostas em um tópico só.
  • Acho q escrevi por engano no tópico sobre o Itamaraty,se pudermos concentrar td nesse tópico aqui acho que fica melhor, pois tem o caso desde o iníco. Desculpe pelo equívoco.

Obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.