Como fazer?

Gostaria de saber as etapas para o seguinte caso:

Sou neto de portugues (avô, pai de minha mãe - ambos falecidos), tenho um filho de 20 anos. Desejo ter a nacionalidade portuguesa e a do meu filho.

O que é possivel?
Tenho os documentos de mue avô (passaporte portugues uma verdadeira relíquia), mas não tenho a certidão de nascimento dele.

Quais os documentos que devo ter para dar entrada neste processo?
Qual a demora?
Por onde começo?

O passaporte do meu avô é todo escrito a mão e algumas coisas não consigo identificar por não saber ao certo as localidades.

Obrigado.

Comentários

• entao, como sua mae ja eh falecida, vc tem direito a nacionalidade passando direto de seu avo para vc, seu processo sera por NATURALIZACAO POR AQUISAO.

Infelizmente vc nao podera transmitir para seu filho maior de idade! Uma pena...

Para comecar seu processo, vc precisa localizar a certidao de nascimento de seu avo em Portugal, vc precisa descobrir a freguesia e o concelho em que ele foi registrado. Alem disso precisa da data de nascimento e o nome dos pais dele.

A demora depois que vc envia os docs pra Portugal eh de cerca de 8 meses. Em menos de 1 mes vc consegue reunir os seus docs necessarios e fazer as devidas legalizacoes. Mas o mais importante eh localizar o registro de nascimento de seu avo em Portugal, as vezes eh rapido, as vezes demora um pouquinho mais, depende de quanto de informacao vc tem sobre ele. Aqui na comu a gente pode te ajudar com essa localizacao.

Essa eh uma ideia geral pra vc. Depois tem uma lista de docs que vc precisa providenciar.
  • Wellington, ele já disse que a mãe é falecida, então por isso só resta mesmo a opção de naturalização.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.