Atribuição de filho de mãe solteira que se casou depois
Priscila78
Member
Prezados, estou tentando ajudar um amigo a requerer a cidadania por atribuição, porém ele está com dúvidas:
A mãe dele é portuguesa por atribuição feita há uns 6 anos, depois ela fez a transcrição do casamento atual e seus documentos de Portugal constam o nome de casada (com atual marido que não é o pai dele) e a mesma época foi feita a atribuição da filha deste casal (meia irmã do meu amigo).
Na certidão de nascimento dele quem declarou o nascimento foi o pai dele, brasileiro e o nome da mãe está o de solteira. Ela se casou anos depois de seu nascimento.
É possível esse meu amigo pedir a cidadania?
O declarante foi o pai brasileiro que nunca casou com a mãe, como seria possível comprovar?
Seria necessário contratar advogado ou ele consegue fazer isso sozinho?
Desde já agradeço
A mãe dele é portuguesa por atribuição feita há uns 6 anos, depois ela fez a transcrição do casamento atual e seus documentos de Portugal constam o nome de casada (com atual marido que não é o pai dele) e a mesma época foi feita a atribuição da filha deste casal (meia irmã do meu amigo).
Na certidão de nascimento dele quem declarou o nascimento foi o pai dele, brasileiro e o nome da mãe está o de solteira. Ela se casou anos depois de seu nascimento.
É possível esse meu amigo pedir a cidadania?
O declarante foi o pai brasileiro que nunca casou com a mãe, como seria possível comprovar?
Seria necessário contratar advogado ou ele consegue fazer isso sozinho?
Desde já agradeço
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Vale o que está escrito na Certidão de Nascimento Reprográfica do requerente...(Sua filha)...
Se você é Portuguesa por Atribuição e seu nome consta na certidão de nascimento de sua filha...Vai dar tudo certo...!!!
Importante comprovar que ela é filha legítima de Cidadão Português...(Você)...Com nacionalidade originária...(Por Atribuição)...
.Escreva uma cartinha informando que "...Não existe casamento registrado entre você e o pai da sua filha..."
Ajudei a montar um processo com essas características para uma prima há cerca de um ano...Fizemos dessa forma e a menina já tem a Nacionalidade Portuguesa...
Como escreveu o @Daniel acima...
E...Tendo como base as informações que você passou "Vale o que está escrito na certidão de nascimento"...
Se tem o nome do Português em Questão...(Atribuído)...Na certidão de nascimento do requerente...(Pai ou Mãe de quem se vai "Puxar" a Nacionalidade Portuguesa...É possível iniciar o processo...