Dúvida no preenchimento de formulário - Atribuição

tatyjarestatyjares Member
editado September 2018 em Processos de Atribuição
Bom dia pessoal,

Não sei se estou fazendo o certo em criar um novo tópico para tirar esta dúvida e caso esteja errado, peço desculpas de antemão.

Estou preenchendo o formulário 1C para realizar a atribuição de nacionalidade de minha mãe mas fiquei com dúvida no quadro em que temos que expor os dados do assento de minha avó. Segue imagem do formulário preenchido:



Meu primo que reside em Lisboa, me enviou a foto de um documento que ele conseguiu emitir por lá, pois fui ao consulado e eles queriam me cobrar R$156,00 para me fornecer esses dados. Como se trata de uma foto, acredito que não sirva como xerox para enviar junto ao processo para ACP, correto? Neste caso, penso que seja necessário o preenchimento dos dados no formulário. O que vocês acham?

Imagem que meu primo enviou (APAGADO)

Comentários

  • @tatyjares

    Imprima essa certidão de nascimento da sua avó e envia junto com os documentos
    E no quadro 2,marque mãe portuguesa e se pretende manter a composição do nome
    O restante pode deixar em branco

  • @tatyjares

    Pra sua segurança,apaguei a imagem da certidão e do formulário
  • @marianelida Ah então só essa foto basta? Que coisa maravilhosa! Na composição do nome, minha mãe alterou o nome quando se casou e eu só irei fazer a transcrição de seu casamento, quando concluir a atribuição. Neste caso, marco "SIM" e dizer que ela precisa continuar com a composição do nome original? ou "Não" e já informo o nome de casada, que por sinal, é o nome que está sendo preenchido no formulário pois é como está todos seus documentos hoje em dia?
  • @tatyjares

    Marque que pretende manter o nome original que será o de solteira
    Se na certidão reprográfica não constar a averbação do casamento,terá que enviar uma certidão de inteiro teor digitalizada e apostilada para comprovar a mudança do nome
  • Perfeito @marianelida, deixa eu aproveitar e tirar outra dúvida, posso? (abusando já! hahaha)

    Para enviar o vale postal, deixa eu ver se entendi direitinho:

    Correios, digo que quero enviar um vale postal para Portugal e o motivo é manutenção de residente.

    Preencho o endereço da ACP, coloco a favor de IRN.IP, pago os valores das taxas dos correios, mas em que momento eu pago o valor cobrado para atribuição de 175 euros? Estou um pouco confusa com isso..
  • @tatyjares

    Vc tem que comparecer em uma agencia dos correios e pedir para que façam um vale postal internacional no valor de 175 Euros, com a finalidade "Manutenção de residente" em favor do

    IRN, IP
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

    Pode,também,fazer o pagamento por cartão de crédito

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1


    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C


  • @marianelida na sua opinião pessoal, qual o melhor caminho? Vale ou Cartão?
  • @tatyjares

    Sem dúvidas,cartão de crédito
    Por vale postal nos correios,algumas pessoas tem tido problemas por se negarem a fazer e,quando fazem,muitas vezes o valor chega a menos em Portugal
    Por cartão de credito,vc não corre esse risco
  • Perfeito @marianelida, então será cartão. Neste caso, quando for aos correios, faço apenas um sedex para ACP? Preciso enviar algum comprovante de pagamento do cartão?
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado September 2018
    @tatyjares

    Apenas um sedex para

    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

    O comprovante de pagamento estará no Formulário 1 C que irão te enviar por e-mail
    Vc imprime colorido,preenche e reconhece a firma por autenticidade
  • Perfeito @marianelida muito obrigada! Tenho encontrado alguns anjos por aqui e você, sem dúvida, é um deles! <3

    Que Deus te abençoe.
  • Por favor,como faço para obter o Formulário 1C,colorido,pois gostaria de pagar os 175 euros, através do cartão de crédito,uma vez que,me parece que é diferente do 1C, pago por vale postal internacional nos correios,o qual, já tenho em casa.Vou fazer meu processo de atribuição por Tondela.Desde já,muito obrigada.
  • @Tania Margareth

    Pagando com cartão de crédito,o formulário 1 C é enviado para o seu e-mail
    Vc preenche(frente e verso na mesma folha) e reconhece firma por autenticidade
  • Por favor,veja se entendi : então, primeiro pago os 175 euros,via cartão de crédito,aguardo o e-mail com o Mod.1C para ser preenchido ... aí é que junto os documentos necessários mais o Mod. 1C, devidamente preenchido, e envio tudo para Tondela,para que seja então aberto o meu Processo de Atribuição de Nacionalidade.
  • @Tania Margareth

    Sim,está certo
    Obs: o formulário vc imprime COLORIDO frente e verso na mesma folha
  • Perfeito,muito obrigada mesmo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.