Certidão Bisavô Manoel Vieira Alves

Olá pessoal. Estou na busca pelo local de nascimento do meu bisavô Português. Agradeço caso alguém possa me ajudar.

Meu Bisavô Português: MANOEL VIEIRA ALVES
Nascimento: 24/02/1875
Pai: José Vieira Alves // Mãe: Anna Vieira Alves (solteira: Anna Argenta) (vista tb como: Anna Augusta Viera Alves)
Na Certidão de Casamento dele e da filha dele diz: Português natural de Lisboa.
Irmão Nascido em Portugal (achei na internet): Bernardino Vieira Alves

- Acredito que ele migrou pro Brasil com os pais e o irmão, pois encontrei a certidão de batismo de prováveis irmãos dele em Campinas-SP:
Antonio Vieira Alves, nascido em 9 Jan 1892 e batizado em 17 Jan 1892) em Campinas - SP;
Augusto Viera Alves, nascido 10/05/1889 e batizado 28/07/1989 em Campinas - SP;
ou seja, os pais dele também vieram pro Brasil e tiveram filhos aqui. Será que eles foram registrados em algum cartório tb? Pq no batismo não consta nada importante.

- Ele se casou com minha bisavó em Souzas (Campinas-SP). Dados dela:
Maria das Dores Vieira (Maria de Andrade) (Nascimento: 02/12/1885, batismo: 28/03/1986 Campinas-SP)

- Ele e sua esposa tiveram filhos, todos em Campinas – SP:
minha avó: Marina Vieira Alves (Marina Vieira Alves Silva após casar), Nasc: 30/10/1929
Luiz Vieira Alves (nasc: aprox: 1903)
Ana Vieira Ferrari (Ferrari é sobrenome de casada)
* Os irmãos de minha avó tenho os dados porque foram testemunhas no casamento dela

- Encontrei em http://bases.an.gov.br/rvbndes/Menu_Externo/ e talvez seja ele:
? Chegada no Porto do Rio de Janeiro 16/10/1889
? Porto de Entrada: Espanha, Navio Elbe, Procedência: Lisboa
? CÓDIGO DE REFERÊNCIA: BR.AN.RIO.OL.0.RPV.PRJ.3899

- Na certidão de nascimento de minha avó, filha dele, consta que Manoel informou que “ambos os pais da criança” são Portugueses. Minha bisavó, esposa dele, é natural de Campinas e ele a declarou como portuguesa na certidão de nascimento da filha. Na ocasião ele já tinha 54 anos e ela 44.

- Alguém da família acha que ouviu falar em “Trás os Montes”, mas não é garantido.
** Fontes: certidão de Nascimento e de Casamento em inteiro teor da minha avó Marina; certidão de casamento do meu bisavô Manoel Vieira Alves; Familysearch.org.

Muito Obrigado pela Atenção de todos.

Comentários

• Atualizando: Consegui encontrar a certidão dele!!! =)

O local de nascença dele informado do seu próprio casamento era Lisboa. Na certidão de casamento da filha dele dizia que ele era nascido em 1975 em Lisboa.

No entanto recebi hoje a certidão de casamento do irmão dele (irmão que eu descobri via Myheritage.com.br) em Campinas que também havia nascido em Portugal. Nesta certidão ele se dizia natural da Ilha da Madeira!!!

Assim consegui encontrar a certidão do meu bisavô http://arquivo.abm.madeira.gov.pt/viewer?id=249738

Revi hoje a certidão de casamento dele em Campinas e dizia que em dezembro 1902 ele tinha 22 anos, ou seja, ele devia ter nascido em torno de 1980.

Pela Certidão de Batismo dele na Ilha da Madeira, na verdade ele tinha 24 anos.

Agora tenho um novo problema: Na certidão de nascimento da minha vó (que vai receber cidadania por atribuição) ele equivocadamente disse no cartório que a mãe dela era portuguesa, quando na verdade ela é nascida em Campinas (encontrei a certidão de batismo dela em Campinas pra confirmar que ela era brasileira).

Será que eles vão pedir pra eu fazer a transcrição deste casamento ou é só provar que a informação na certidão de nascimento da minha avó estava errada? Pra isso poderia enviar a certidão de batismo dela em Campinas e talvez até a certidão de casamento deles que diz que ela é natural de Campinas (porém com a idade dele incorreta).
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.