Atribuição para filha de portuguesa

Bom dia meus caros, vocês poderiam tirar algumas dúvidas quanto a este caso?

Minha tia tirará a cidadania por atribuição a partir do pai português que fora o declarante (até aí tudo bem), mas e no caso das minhas primas, filhas dela? Minha tia não foi casada com o pai delas e provavelmente não foi ela a declarante na certidão, mas isso seria realmente necessário no caso de mãe (mãe é uma só! rs).

Nesse caso os documentos seriam os mesmos ou há alguma complicação?

Comentários

  • Até onde eu sei, se o pai da sua tia era português, ela pode tirar, se ela tirar as filhas tiverem o nome da mae na certidao de nascimento também podem.
    O consulado portugues aqui de SP me disse que a logica é essa, se voce e portugues (atribuido ou nascido ou... nao importa vc é portugues) então seu filho tira, e se seu filho for portugues (atribuido ou nascido ou... nao importa) o filho dele também tira, e assim por diante
  • Então @carlosenglerth, isso tudo levando-se em conta que os filhos são legítimos de um casamento, caso contrário, o pai português tem que ser o declarante na certidão de nascimento.
    Nesse caso não houve casamento, o pai foi o declarante no registros das filhas, mas a portuguesa e a mãe.
  • @Renato_CPO

    Será necessário juntar provas da maternidade
    Caderneta escolar,caderneta de vacina,declaração da maternidade onde o folho nasceu,certidão de batismo,etc
    assinados pela mãe
    Enviar xerox autenticada e apostilada
  • @Maria Nélida

    Vixi complicou hein!!!

    Obrigado!
  • @Renato_CPO

    Até o ano passado,as conservatórias não estavam exigindo para os nascidos apos 1978,mas agora estão exigindo
    Não precisa de todos os que listei,mas pelo menos uns 2 itens
  • @Maria Nélida

    a questão é ter isso guardado depois que os filhos tornam-se adultos. Se fosse comigo estavam perdidas, sou relaxado! rs
  • Olá a todos!

    Realizei o processo de atribuição da minha mãe (por ACP Porto) e agora iniciamos a transcrição de casamento e o pedido do cartão cidadão e passaporte pelo consulado (já temos a visita ao consulado de sp marcada para o próximo mês).
    Agora gostaria de fazer a minha atribuição como filha de Portuguesa não declarante do meu nascimento, quem declarou foi meu pai.
    Para relaizar minha atribuição vi pelo fórum que preciso dos seguintes documentos:

    1) Certidão de nascimento apostilada em inteiro teor por cópia reprográfica
    2) Cópia autenticada e apostilada de documento de identidade
    3) Formulário 1C preenchido e assinado com firma reconhecida por autenticidade (não precisa apostilar?)
    4) Comprovante de pagamento do vale postal

    Algumas dúvidas:

    a) Não precisa apostilar o formulário 1C mesmo? no outro processo acabei apostilando para não correr o risco
    b) No formulário 1C vou preencher o número do assento de minhã mãe então não preciso enviar a certidão de nascimento dela certo?
    c) No item 1 do quadro 2 assinalo Conservatória dos Registros Centrais?
    d) Preciso enviar a certidão de casamento dos meus pais ?
    e) Tenho que esperar a visita ao consulado de sp para enviar o meu processo?
    f) Tondela ainda é minha melhor opção?
    g) Poderia fazer pela ACP Porto? Tenho outro processo para enviar, de meu avô (pai do meu pai) que é filho de um português nascido em portugal. Poderia enviar o meu e de meu avô juntos para ACP Porto?

    Desde já agradeço, e peço desculpas por tantas perguntas.
  • Oi @Maria Nélida
    eu já transcrevi o casamento dos meus pais, pelo consulado português de sp.
  • Desculpe, mas ainda precisava de orientação quanto as perguntas que fiz no outro comentário. Alguém poderia me ajudar?
    "Olá a todos!

    Realizei o processo de atribuição da minha mãe (por ACP Porto) e fizemos a transcrição de casamento e o pedido do cartão cidadão e passaporte pelo consulado (já temos a visita ao consulado de sp marcada para o próximo mês).

    Agora gostaria de fazer a minha atribuição como filha de Portuguesa não declarante do meu nascimento, quem declarou foi meu pai.
    Para relaizar minha atribuição vi pelo fórum que preciso dos seguintes documentos:

    1) Certidão de nascimento apostilada em inteiro teor por cópia reprográfica
    2) Cópia autenticada e apostilada de documento de identidade
    3) Formulário 1C preenchido e assinado com firma reconhecida por autenticidade
    4) Comprovante de pagamento do vale postal

    Algumas dúvidas:

    a) No formulário 1C vou preencher o número do assento de minhã mãe então não preciso enviar a certidão de nascimento dela certo?
    b) No item 1 do quadro 2 assinalo Conservatória dos Registros Centrais?
    c) Preciso enviar a certidão de casamento dos meus pais ? (meu pai foi declarante do meu nascimento mas realizei a transcrição de casamento dos meus pais)
    d) Tenho que esperar a visita ao consulado de sp para enviar o meu processo?
    e) Tondela ainda é minha melhor opção?
    f) Poderia fazer pela ACP Porto? Tenho outro processo para enviar, de meu avô (pai do meu pai) que é filho de um português nascido em portugal. Poderia enviar o meu e de meu avô juntos para ACP Porto?

    Desde já agradeço, e peço desculpas por tantas perguntas."
  • Olá a todos,
    Minha avó portuguesa nata foi feito a transcrição do casamento dela, sendo meu avô brasileiro o declarante da certidão de nascimento de minha mãe. Pergunto: Após a atribuição de nacionalidade de minha mãe, terei de fazer a transcrição do casamento dela antes da entrega dos meus documentos para a minha atribuição de nacionalidade?
  • @Carlos Arthur Ruy,

    por favor, não poste a mesma dúvida em diversos tópicos. Isso atrapalha a organização do fórum.
  • @Gabriela..

    a) ok
    b) ok
    c)Envie somente a cópia da transcrição de casamento ( se a tiver em mãos)
    d)Não precisa fazer nada no consulado
    e)ACP do Porto
    f)Um processo de cada vez
  • @Vlad Pen,
    muito obrigada!
    como um processo não tem relação com o outro achei que poderia enviar os dois processos (em envelopes diferentes dentro de um envelope maior) pagando o EMS apenas 1 vez.
  • @GABRIENLA MONTEIRO

    Como são processos independentes,pode enviar na mesma remessa em envelopes separados
  • @Maria Nélida, muito obrigada!
    você saberia me dizer quantos envelopes posso mandar para ACP na mesma remessa?
    Tenho 4 processos independentes para enviar, cada um com seu envelope e respectivos documentos
    - atribuição de meu avô através de seu pai português
    - minha atribuição por minha mãe prtuguesa
    - atribuição de minha irmã menor de idade por minha mãe portuguesa
    - atribuição de meu irmão menor de idade por minha mãe portuguesa
  • @GABRIENLA MONTEIRO

    Pode enviar os 4 na mesma remessa em envelopes separados e com seus respectivos documentos completos para cada processo
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.