Atribuição para filha de portuguesa
Renato_CPO
Member
Bom dia meus caros, vocês poderiam tirar algumas dúvidas quanto a este caso?
Minha tia tirará a cidadania por atribuição a partir do pai português que fora o declarante (até aí tudo bem), mas e no caso das minhas primas, filhas dela? Minha tia não foi casada com o pai delas e provavelmente não foi ela a declarante na certidão, mas isso seria realmente necessário no caso de mãe (mãe é uma só! rs).
Nesse caso os documentos seriam os mesmos ou há alguma complicação?
Minha tia tirará a cidadania por atribuição a partir do pai português que fora o declarante (até aí tudo bem), mas e no caso das minhas primas, filhas dela? Minha tia não foi casada com o pai delas e provavelmente não foi ela a declarante na certidão, mas isso seria realmente necessário no caso de mãe (mãe é uma só! rs).
Nesse caso os documentos seriam os mesmos ou há alguma complicação?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
O consulado portugues aqui de SP me disse que a logica é essa, se voce e portugues (atribuido ou nascido ou... nao importa vc é portugues) então seu filho tira, e se seu filho for portugues (atribuido ou nascido ou... nao importa) o filho dele também tira, e assim por diante
Nesse caso não houve casamento, o pai foi o declarante no registros das filhas, mas a portuguesa e a mãe.
Será necessário juntar provas da maternidade
Caderneta escolar,caderneta de vacina,declaração da maternidade onde o folho nasceu,certidão de batismo,etc
assinados pela mãe
Enviar xerox autenticada e apostilada
Vixi complicou hein!!!
Obrigado!
Até o ano passado,as conservatórias não estavam exigindo para os nascidos apos 1978,mas agora estão exigindo
Não precisa de todos os que listei,mas pelo menos uns 2 itens
a questão é ter isso guardado depois que os filhos tornam-se adultos. Se fosse comigo estavam perdidas, sou relaxado! rs
Realizei o processo de atribuição da minha mãe (por ACP Porto) e agora iniciamos a transcrição de casamento e o pedido do cartão cidadão e passaporte pelo consulado (já temos a visita ao consulado de sp marcada para o próximo mês).
Agora gostaria de fazer a minha atribuição como filha de Portuguesa não declarante do meu nascimento, quem declarou foi meu pai.
Para relaizar minha atribuição vi pelo fórum que preciso dos seguintes documentos:
1) Certidão de nascimento apostilada em inteiro teor por cópia reprográfica
2) Cópia autenticada e apostilada de documento de identidade
3) Formulário 1C preenchido e assinado com firma reconhecida por autenticidade (não precisa apostilar?)
4) Comprovante de pagamento do vale postal
Algumas dúvidas:
a) Não precisa apostilar o formulário 1C mesmo? no outro processo acabei apostilando para não correr o risco
b) No formulário 1C vou preencher o número do assento de minhã mãe então não preciso enviar a certidão de nascimento dela certo?
c) No item 1 do quadro 2 assinalo Conservatória dos Registros Centrais?
d) Preciso enviar a certidão de casamento dos meus pais ?
e) Tenho que esperar a visita ao consulado de sp para enviar o meu processo?
f) Tondela ainda é minha melhor opção?
g) Poderia fazer pela ACP Porto? Tenho outro processo para enviar, de meu avô (pai do meu pai) que é filho de um português nascido em portugal. Poderia enviar o meu e de meu avô juntos para ACP Porto?
Desde já agradeço, e peço desculpas por tantas perguntas.
Antes de pedir sua atribuição, vai precisar transcrever o casamento dos seus pais
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
eu já transcrevi o casamento dos meus pais, pelo consulado português de sp.
"Olá a todos!
Realizei o processo de atribuição da minha mãe (por ACP Porto) e fizemos a transcrição de casamento e o pedido do cartão cidadão e passaporte pelo consulado (já temos a visita ao consulado de sp marcada para o próximo mês).
Agora gostaria de fazer a minha atribuição como filha de Portuguesa não declarante do meu nascimento, quem declarou foi meu pai.
Para relaizar minha atribuição vi pelo fórum que preciso dos seguintes documentos:
1) Certidão de nascimento apostilada em inteiro teor por cópia reprográfica
2) Cópia autenticada e apostilada de documento de identidade
3) Formulário 1C preenchido e assinado com firma reconhecida por autenticidade
4) Comprovante de pagamento do vale postal
Algumas dúvidas:
a) No formulário 1C vou preencher o número do assento de minhã mãe então não preciso enviar a certidão de nascimento dela certo?
b) No item 1 do quadro 2 assinalo Conservatória dos Registros Centrais?
c) Preciso enviar a certidão de casamento dos meus pais ? (meu pai foi declarante do meu nascimento mas realizei a transcrição de casamento dos meus pais)
d) Tenho que esperar a visita ao consulado de sp para enviar o meu processo?
e) Tondela ainda é minha melhor opção?
f) Poderia fazer pela ACP Porto? Tenho outro processo para enviar, de meu avô (pai do meu pai) que é filho de um português nascido em portugal. Poderia enviar o meu e de meu avô juntos para ACP Porto?
Desde já agradeço, e peço desculpas por tantas perguntas."
Minha avó portuguesa nata foi feito a transcrição do casamento dela, sendo meu avô brasileiro o declarante da certidão de nascimento de minha mãe. Pergunto: Após a atribuição de nacionalidade de minha mãe, terei de fazer a transcrição do casamento dela antes da entrega dos meus documentos para a minha atribuição de nacionalidade?
por favor, não poste a mesma dúvida em diversos tópicos. Isso atrapalha a organização do fórum.
a) ok
b) ok
c)Envie somente a cópia da transcrição de casamento ( se a tiver em mãos)
d)Não precisa fazer nada no consulado
e)ACP do Porto
f)Um processo de cada vez
muito obrigada!
como um processo não tem relação com o outro achei que poderia enviar os dois processos (em envelopes diferentes dentro de um envelope maior) pagando o EMS apenas 1 vez.
Como são processos independentes,pode enviar na mesma remessa em envelopes separados
você saberia me dizer quantos envelopes posso mandar para ACP na mesma remessa?
Tenho 4 processos independentes para enviar, cada um com seu envelope e respectivos documentos
- atribuição de meu avô através de seu pai português
- minha atribuição por minha mãe prtuguesa
- atribuição de minha irmã menor de idade por minha mãe portuguesa
- atribuição de meu irmão menor de idade por minha mãe portuguesa
Pode enviar os 4 na mesma remessa em envelopes separados e com seus respectivos documentos completos para cada processo