Anotação do Consulado Português na certidão de nascimento brasileira de minha avó.

Olá! Sou novo no fórum. Desculpe se aqui não for o local correto para postar minha dúvida.
Minha avó, Maria de Lourdes, nasceu no Brasil 19/06/1916, filha de José Mendes Simões (português) e de Josephina Gomes Simões. Em 1957, ela levou uma certidão de nascimento ao Consulado Português no Rio de Janeiro. No Consulado, apensaram na certidão de nascimento um documento, devidamente carimbado e assinado, com os seguintes dizeres:

"Reconheço a assinatura do Snr. Edgard Costa Filho, Tabelião Público nesta cidade, aposta na adjunta certidão de nascimento. Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, aos 21 de fevereiro de 1958. O Cônsul Geral.
Pagou (...)
Livro de Receita sob o nº 10075
Para produzir efeitos em Portugal deve este documento ser legalizado no Ministério dos Negócios Estrangeiros"

Pois bem, minha avó faleceu em 1974 e minha mãe encontrou esse documento. Não sabemos se esse documento, na época, atribuía a nacionalidade portuguesa ou se minha avó concluiu o processo de atribuição, se for o caso.
Tenho como conseguir informação sobre a possível atribuição de nacionalidade da minha avó?
Obrigado e parabéns pelo excelente trabalho de vocês!

Comentários

  • editado August 2018
    @riccoutinho .Envie um e-mail para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt e peça confirmação.
  • Obrigado!!!
  • @Vlad Pen, boa tarde! Enviei para o e-mail indicado, no mesmo dia, solicitando confirmação de leitura, mas até o momento não tive a confirmação e tampouco resposta. O e-mail está correto ou a resposta é demorada?
    Mais uma vez, obrigado pela atenção.
  • Olá @Vlad Pen! Tudo bem? Tentei de novo e, infelizmente, não obtive resposta até hoje. Realmente não sei como proceder. Obrigado.
  • editado January 2019
    @riccoutinho
    Estranho, esse email costuma responder bem rapidamente.

    Ao escrever o email para lá, não entre em mérito sobre a história, manda como abaixo (adapte para o seu caso):





    Bom dia,

    Gostaria de saber se há assento informatizado para a pessoa abaixo:

    Nome: Vovozinha querida
    Filiação: Biso e Bisa
    Data de Nascimento: dd/mm/aaaa
    Local de Nascimento: Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Melhores cumprimentos,
    riccoutinho





    Caso não funcione, você pode tentar também pelo civil online (mas custa 10 euros, pagos com cartão de crédito internacional ou Multibanco, se você tiver conta em Portugal:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1



    Embora a situação descrita (chute meu!) parece ser a de um documento brasileiro legalizado de alguma forma antiga para ser usado em Portugal. Tê-lo aparentemente na metade do caminho (sem a legalização pelo Ministério dos Negócios Estrageiros, apenas pelo Consulado) não sugere que tenha sido feito (mas só dá pra saber com a resposta do email acima ou do civil online), vamos torcer para que sim!
  • Obrigado, @jhmelman, vou tentar da maneira que você sugeriu. Um grande abraço!
  • @riccoutinho
    Torcendo por uma resposta positiva deles! Depois conta pra gente como foi.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.