Se eu não transcrever o casamento da minha mãe????

Quem saberia me dizer se eu preciso transcrever o casamento da minha mãe (agora portuguesa) para obter a minha cidadania portuguesa??? 
Minha mãe é divorciada mas meu pai agora é falecido. Qdo minha mãe divorciou voltou a usar o nome de solteira. Na minha certidão tá o nome dela de casada pq ela era casada na época. Se eu pedir a cidadania sem  transcrever o casamento dela eu consigo?

Comentários

  • O estranho sobre isso de "declarante na certidão" é que a CRC Lisboa analisou o meu caso (pai declarante, processo pela via maternal) e disse que seguiriam a lei brasileira, portanto a maternidade estava estabelecida desde o nascimento...

    Por outro lado, o consulado pediu uma declaração de reconhecimento na menoridade (o que já fiz, por via das dúvidas)
  • Sim, meus pais não eram casados. Fiquei bastante preocupado, reuni todos os documentos que pude, até fiz a declaração, e a CRC Lisboa disse que não tem problema.

    O estranho é essa diferença entre consulado e a CRC!
  • Joao,
    Ha uma certa confusao sobre isso das transcricoes de casamento.
    Eu sou a portuguesa e declarei o nascimento dos meus filhos. Tive que transcrever o meu casamento, o que meu deu um grandissimo trabalho, pois sou casada com estrangeiro e moro fora do Brasil. Para mim teria sido maravilhoso que aceitassem fazer a cidadania dos meus filhos sem esse requisito, mas nao foi possivel. A CRC exigiu a transcricao.
    É complicado saber que pedirao quando nao ha uniformidade de criterios.

  • Pois é...li alguns outros casos na comunidade e continuei na dúvida. Agora conto com a "benevolência" portuguesa em atribuir a nacionalidade à minha vó sem ser necessária a transcrição de casamento dos meus bisavós (o que seria um trabalho a mais: achar a certidão de nascimento da minha bisavó, da década de 20, no Rio). A vantagem é que meu bisavô é português de origem, então o processo seria pelo ACP. Será que lá existe uma chance maior de aceitarem a atribuição baseando-se no fato do declarante da certidão da minha vó ter sido o português?
  • Meu bisavô nasceu em território português. Minha vó (filha dele), então, consegue a atribuição sem a transcrição de casamento?
  • João,

              não tem benevolência, vou transcrever abaixo o que havia respondido no seu outro tópico:

              "Entendi que seu bisavô não casou com portuguesa, neste caso se ele foi o declarante do nascimento de sua avó, para fins de nacionalidade não será necessária a transcrição do casamento/óbito do mesmo (fazendo pelo ACPorto ou CRC-Lisboa)."

              Se ambos fossem portugueses e na certidão de nascimento de sua avó constasse que eram 'casados', o casamento teria de ser transcrito.

  • [APAGADO]
  • Vou fazer meu pedido na CRC. Se eu pedir a minha nacionalidade pela minha mãe (que obteve a nacionalidade dela) pode ser que eles me concedam ou pode ser que eles exijam a transcrição do casamento dela? Vocês já viram os dois casos acontecer?

  • Denise, vc tentou sem transcrever e depois fez a transcrição pq eles exigiram ou vc já fez a transcrição logo?

  • Tive que fazer varios processos ate chegar nos flhos. No caminho fui aprendendo. No processo da minha mae a CRC nao exigiu a transcricao do casamentoo dos meus avos (ambos obviamente mortos dado que teriam mais de cem anos). Logo, fizemos a transcricao de casamento dos meus pais, pois minha mae nao foi a declarante do meu nascimento e ao casar havia mudado de sobrenome.
    Quando a minha foi aprovada e depois de muito me informar, transcrevi meu casamento com MUITA dificuldade e gastos, mas consegui que a cidadania dos meus tres filhos saisse sem problemas. O fato de mudar  de nome ao casar (a certidao portuguesa sai com o nome de solteira) e que na certidao dos filhos apareca o nome de casada, praticamente exige a transcricao para que os documentos sejam coerentes.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.