Se eu não transcrever o casamento da minha mãe????
Quem saberia me dizer se eu preciso transcrever o casamento da minha mãe (agora portuguesa) para obter a minha cidadania portuguesa???
Minha mãe é divorciada mas meu pai agora é falecido. Qdo minha mãe divorciou voltou a usar o nome de solteira. Na minha certidão tá o nome dela de casada pq ela era casada na época. Se eu pedir a cidadania sem transcrever o casamento dela eu consigo?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Por outro lado, o consulado pediu uma declaração de reconhecimento na menoridade (o que já fiz, por via das dúvidas)
O estranho é essa diferença entre consulado e a CRC!
Ha uma certa confusao sobre isso das transcricoes de casamento.
Eu sou a portuguesa e declarei o nascimento dos meus filhos. Tive que transcrever o meu casamento, o que meu deu um grandissimo trabalho, pois sou casada com estrangeiro e moro fora do Brasil. Para mim teria sido maravilhoso que aceitassem fazer a cidadania dos meus filhos sem esse requisito, mas nao foi possivel. A CRC exigiu a transcricao.
É complicado saber que pedirao quando nao ha uniformidade de criterios.
João,
não tem benevolência, vou transcrever abaixo o que havia respondido no seu outro tópico:
"Entendi que seu bisavô não casou com portuguesa, neste caso se ele foi o declarante do nascimento de sua avó, para fins de nacionalidade não será necessária a transcrição do casamento/óbito do mesmo (fazendo pelo ACPorto ou CRC-Lisboa)."
Se ambos fossem portugueses e na certidão de nascimento de sua avó constasse que eram 'casados', o casamento teria de ser transcrito.