Estudante recém formado querendo se mudar para Portugal

Boas,

Meu nome é Rafael Santos, acabei de me formar programador aqui no Brasil e tenho o desejo, desde muito tempo, de me estabelecer em outro país. Portugal é um país que me atrai pela cultura, beleza e baixo custo de vida.
Já sou cidadão português, já tenho certa experiência internacional (intercambio de 1 ano no Canadá), tenho mais de 10 anos de experiência na área de suporte e manutenção de computadores e falo muito bem o inglês, com francês intermediário.

Tudo parece muito bom, mas o que me aperta é a área financeira: tenho, aproximadamente, 1300 euros para me estabelecer em Portugal.
Estou tentando buscar trabalho a partir do Brasil, mas não é muito fácil pois as empresas querem que comecemos para ontem.

As dúvidas: alguns amigos sugeriram comprar a passagem, ir para Portugal e tentar buscar emprego enquanto estiver por aí.
- Esta é uma opção viável?
- Vocês acreditam que 1300 Euros é suficiente para conseguir me sustentar por algum tempo (irei sozinho e sou bem econômico)?
- Sugeririam caminhos diferentes? Se sim, qual(is)?

Pretendo, num primeiro momento, começar trabalhando para me estabelecer no país. Mas, no curto prazo, quero continuar meus estudos.


Muito obrigado!

Comentários

  • @rdsantosrafael, acho 1300€ muito arriscado para vir e esperar um emprego. Os processos seletivos as vezes correm meio lentamente, e mesmo na área de TI, podem demorar. Se esse valor fosse mensal e garantido, valeria apena.
    O custo mesmo alto é o do arrendamento. Isso vai consumir mesmo muito.
    Já que fala inglês e Francês, busque a Altran ou a Agap2it. Dê uma olhada em outras empresas francesas em Portugal, pois há muitas mais.
  • Obrigado @caiodib . Vou dar uma olhadinha nestas empresas e tentar juntar um pouco mais de dinheiro até minha ida.
    Estou tentando conseguir um emprego para ir de forma mais acertada. Pelo menos, já com uma definição de local.

    Continuarei as minhas buscas. Obrigado pela resposta!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.