Estudante recém formado querendo se mudar para Portugal

Boas,

Meu nome é Rafael Santos, acabei de me formar programador aqui no Brasil e tenho o desejo, desde muito tempo, de me estabelecer em outro país. Portugal é um país que me atrai pela cultura, beleza e baixo custo de vida.
Já sou cidadão português, já tenho certa experiência internacional (intercambio de 1 ano no Canadá), tenho mais de 10 anos de experiência na área de suporte e manutenção de computadores e falo muito bem o inglês, com francês intermediário.

Tudo parece muito bom, mas o que me aperta é a área financeira: tenho, aproximadamente, 1300 euros para me estabelecer em Portugal.
Estou tentando buscar trabalho a partir do Brasil, mas não é muito fácil pois as empresas querem que comecemos para ontem.

As dúvidas: alguns amigos sugeriram comprar a passagem, ir para Portugal e tentar buscar emprego enquanto estiver por aí.
- Esta é uma opção viável?
- Vocês acreditam que 1300 Euros é suficiente para conseguir me sustentar por algum tempo (irei sozinho e sou bem econômico)?
- Sugeririam caminhos diferentes? Se sim, qual(is)?

Pretendo, num primeiro momento, começar trabalhando para me estabelecer no país. Mas, no curto prazo, quero continuar meus estudos.


Muito obrigado!

Comentários

  • @rdsantosrafael, acho 1300€ muito arriscado para vir e esperar um emprego. Os processos seletivos as vezes correm meio lentamente, e mesmo na área de TI, podem demorar. Se esse valor fosse mensal e garantido, valeria apena.
    O custo mesmo alto é o do arrendamento. Isso vai consumir mesmo muito.
    Já que fala inglês e Francês, busque a Altran ou a Agap2it. Dê uma olhada em outras empresas francesas em Portugal, pois há muitas mais.
  • Obrigado @caiodib . Vou dar uma olhadinha nestas empresas e tentar juntar um pouco mais de dinheiro até minha ida.
    Estou tentando conseguir um emprego para ir de forma mais acertada. Pelo menos, já com uma definição de local.