Quando um parente já obteve a cidadania, facilita para que outros também obtenham?

Prezados, sou nova no fórum, e não consegui encontrar a situação que procuro. Meu pai, já falecido, era filho de mãe portuguesa, tb já falecida. Tenho a certidão de nascimento da minha avó, que eu mesma localizei no ADP.
Tenho, uma tia, irmã de meu pai, viva, que obteve a cidadania, bem como seus filhos e netos, antes das mudanças no processo.
Gostaria de saber se o fato de minha tia já ter percorrido o longo caminho pra obtenção da cidadania, me ajuda em algo. Facilita o processo em alguma coisa? Algum documento que já tenha sido providenciado que eu não precise? Transcrição do casamento, por exemplo?
À título de informação, não tenho contato com os meus parentes ... Só sei que eles obtiveram êxito.

Comentários

  • editado August 2018
    @shellen o fato de sua tia e seus primos ja tiverem obtido a nacionalidade vai facilitar no fato de q vc não precisará transcrever o casamento da sua avó pq obrigatoriamente ja deve ter sido feita em Portugal.
    O problema é q seu pai é falecido e vc terá q pedir a nacionalidade como neta e terá q provor laços de efetiva ligaçao com a comunidade portuguesa.


    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-processos-e-acompanhamento/p1
  • @Vlad Pen, sim, eu sei que tenho que provar laços de efetiva ligação com a comunidade portuguesa.
    Tenho uma irmã que está morando em Portugal, desde abril desse ano. Como fazer para localizar a transcrição do casamento de minha avó? Posso pedir a ela para localizar.
  • @Vlad pen, usando o link que você me sinalizou, vi que existe um forum específico sobre o assunto para atribuição de nacionalidade para netos. Devo, então, endereçar minhas discussões por lá? Sou sócia de um clube portugués aqui no Rio há mais de 5 anos, e vi que o clube consta na lista dos clubes aceitos. Solicitei e já obtive uma carta de comprovação do próprio clube. Esse ano já estive em Portugal para visita à família, e estou com passagem comprada para voltar em outubro. Pelo que andei lendo isso me ajuda, certo?
  • @Shellen poste suas dúvidas no tópico q informei.
  • @vlad pen Ok. Obrigada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.