Essa certidão buscada em portugal serve?

Minha avó acabou de voltar de portugal, e pedi pra ela trazer a certidão de nascimento dela de lá.

O primeiro ponto é: ela ainda consta como solteira lá, porém casou aqui e se divorciou. E ela me fez o favor de dizer quando foi fazer o cartão cidadão que não se casou. Vou precisar pedir outra certidão que conste o casamento, ou a transcrição do casamento e usar essa certidão?

O segundo ponto é que ela veio com o número do registro de 2011 da Conservatória do lugar que ela nasceu, mais a frase "Substitui a certidão de cópia integral Assento de Nascimento para Outros fins".
tem o carimbo "transparente" na mesma folha, e outra folha com o registramento do nascimento dela (1943), fora pais, avós e etc.
Pelo que entendi lendo no fórum isso serve, mas preciso informatizar, é isso?

E por fim, as únicas certidões que precisam estar em inteiro teor apostiladas são a minha e a da minha mãe?

Comentários

  • Olá @Luck

    Se sua avó já transcreveu o casamento pode prosseguir com a atribuição da sua mãe com esse registro de 2011, mesmo "desatualizado". Anexe uma copia no processo ou preencha o quadro 2 do formulário 1C

    Documentos para atribuição da sua mãe

    1) Formulário 1C preenchido e assinado por autenticidade em cartório;
    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_1_f0/Artigo_1-C_cheque.pdf?nocache=1455794359.46 imprimir colorido em uma unica folha (frente e verso) assinar na frente do notário e ressalte que é por autenticidade, conferir o selo!!!

    2) Certidão de Nascimento de inteiro teor por fotocópia do livro de registos de nascimento do requerente, emitida a menos de 180 dias e devidamente apostilhada (atenção: é necessário que a cópia esteja legível e clara) caso não esteja anexe também uma de inteiro teor digitada e apostilhada. Verifique se o casamento está averbado neste registro para justificar a alteração do nome.

    5) Cópia autenticada e apostilhada de documento de identificação recente (menos de 10 anos de emissão) do requerente (RG, CNH ou passaporte valido);

    Vale postal de 175 Euros (anotar o nº no formulário) em nome de:
    IRN, IP.
    Rua Visconde de Setúbal, nº 328
    CP: 4200-498 – Porto / Portugal
    Finalidade: manutenção de residente

    Envelope especial com os documentos para:
    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setúbal, nº 328
    CP: 4200-498 – Porto / Portugal

    Após, precisará transcrever o casamento da sua mãe para solicitar sua atribuição, é claro se esse ato ocorreu.
  • LuckLuck Member
    No caso minha vó não transcreveu ainda.
    Ela se casou e divorciou aqui no brasil mas nunca avisou no consulado. Foi pra lá esse ano e disse que era solteira e fez o cartão cidadão como solteira.
    Nesse caso a certidão de nascimento que me trouxe serve se eu também transcrever o casamento, ou depois de transcrever vou precisar pedir outra certidão?
  • @Luck

    Este registro servirá para a atribuição da sua mãe não precisa solicitar outro atualizado mas, primeiro precisa transcrever o casamento da sua avó
  • LuckLuck Member
    Okay, então transcrevendo o casamento dela e mais essa certidão que já tenho, junto com os documentos da minha mãe e o casamento dela transcrito também eu já consigo fazer né?

    E pra fazer o meu, tenho que enviar os documentos da minha mãe primeiro e esperar ficar pronto ou posso mandar tudo junto num mesmo envelope e já fazer o dela e o meu?
  • @Luci

    A sequência será:

    Transcrição casamento avó >>

    Atribuição da sua mãe >>

    Transcrição casamento da sua mãe >>
    E a sua atribuição.

    Não mande juntos processos dependentes (um depende da conclusão do outro), e mesmo porque são endereçados para locais diferentes.
  • LuckLuck Member
    E uma última dúvida: com tudo certo nos documentos eu posso mandar junto os da minha mãe e os meus pra solicitar ambas cidadanias, ou preciso finalizar o processo completo da minha mãe pra aí enviar os meus?
  • LuckLuck Member
    Ah, uma outra dúvida: a certidão eu devo enviar uma cópia ou a original que peguei em portugal?
  • @Luck, primeiro vc envia o processo da sua mãe, espera ser concluido, depois terá que fazer a transcrição de casamento e aí sim vc da entrada no seu processo. Tem que ser um processo de cada vez.Certidão portuguesa vc envia a original.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.