Não consigo obter informações sobre a origem do meu bisavô
Susana Leme
Member
Saudações a todos,
Estou levantando a documentação do meu bisavô, português, para que meu pai obtenha a cidadania portuguesa. Consegui várias certidões como a de inteiro teor do pai do meu pai, a de óbito do avô do meu pai, escritura de aquisição de um imóvel pelo avô do meu pai e, o máximo de informações que consegui a despeito da sua procedência foi a confirmação de que ele era português e que seria natural de Trás-os-Montes e Vila Real.
As certidões são imprecisas, contém erros como por exemplo dizer que meu avô era natural de São Roque em Minas Gerais, sendo que este município situa-se no estado de São Paulo.
Estou sem ideias de como posso avançar na pesquisa. Já busquei nos sites de genealogia como family search e nada encontrei.
Se alguém puder me dar uma luz, ficarei grata.
Vou compatilhar as informações sobre meu bisavô, caso alguém do fórum possa identifcar os sobrenomes. Toda ajuda será bem vinda.
Agradeço desde já a atenção
Nome: José Ignacio Dias
Pai: João Ignacio Vieira Dias (ou Dias Vieira)
mãe: Maria de Carvalho Dias
região: trás-os-montes / Vila Real
ano provável de nascimento: 1876
vinda para o Brasil: 1890 a 1903 (São Paulo)
Estou levantando a documentação do meu bisavô, português, para que meu pai obtenha a cidadania portuguesa. Consegui várias certidões como a de inteiro teor do pai do meu pai, a de óbito do avô do meu pai, escritura de aquisição de um imóvel pelo avô do meu pai e, o máximo de informações que consegui a despeito da sua procedência foi a confirmação de que ele era português e que seria natural de Trás-os-Montes e Vila Real.
As certidões são imprecisas, contém erros como por exemplo dizer que meu avô era natural de São Roque em Minas Gerais, sendo que este município situa-se no estado de São Paulo.
Estou sem ideias de como posso avançar na pesquisa. Já busquei nos sites de genealogia como family search e nada encontrei.
Se alguém puder me dar uma luz, ficarei grata.
Vou compatilhar as informações sobre meu bisavô, caso alguém do fórum possa identifcar os sobrenomes. Toda ajuda será bem vinda.
Agradeço desde já a atenção
Nome: José Ignacio Dias
Pai: João Ignacio Vieira Dias (ou Dias Vieira)
mãe: Maria de Carvalho Dias
região: trás-os-montes / Vila Real
ano provável de nascimento: 1876
vinda para o Brasil: 1890 a 1903 (São Paulo)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Como citou Minas Gerais, talvez seja ele http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?n=1&v=1
ID 299384 / José Inácio Vieira / Felgueiras / Felgueiras / João Vieira / &bnsp; / Trabalhador / 23 / Minas Gerais / Solteiro
Ou ele nem passou por Minas?
http://bases.an.gov.br/rvbndes/Menu_Externo/
- DADOS IMIGRANTE
NOME: Jose Ignacio Vieira
Nº ORDEM: 0067
IDADE (ano): 23
NAÇÃO/NACIONALIDADE: Portuguesa
ESTADO CIVIL: Solteiro (a)
PROFISSÃO: Trabalhador(a)
- DADOS DA VIAGEM
DATA DE CHEGADA: 13/10/1897
PORTO DE ENTRADA: Leixões
NAVIO: Ibéria
DESTINO: Rio de Janeiro
Gostaria de saber como você encontrou essas informações tão rapidamente!
Há grandes possibilidades de ser ele sim.
O que você me recomenda fazer com esses dados? Estou buscando registros de nascimento nas freguesias de Felgueiras nos anos de 1874 e 1875. Está correto?
Agradeço muito pelo seu auxílio!
Atenciosamente,
Susana
"Estou buscando registros..." trabalhoso, mas é uma das formas
veja se esta informação ajuda. Seu bisavô veio para o Brasil com os irmãos Emília de 13 anos e Júlio de 9.
68231 Emília 299384 José Inácio Vieira Irmã 13 Feminino
61654 Júlio 299384 José Inácio Vieira Irmão 9 Masculino
O pedido de passaporte foi em 27/09/1897, então deve procurar a partir de Outubro/1873 já que o bisavô estava com 23 anos.
Bom dia.
agradeço seu auxilio.
Na fonte onde você encontrou essas informações, há alguma referência da freguesia do meu bisavô?
Bom dia.
agradeço seu auxilio.
Na fonte onde você encontrou essas informações, há alguma referência da freguesia do meu bisavô?
CÓDIGO DE REFERÊNCIA
BR.AN.RIO.OL.0.RPV.PRJ.4506
DADOS IMIGRANTE
NOME
Jose Ignacio Dias
Nº ORDEM
138
PARENTESCO
Nada consta
IDADE (ano)
IDADE (mes)
IDADE (intervalo)
NAÇÃO/NACIONALIDADE
Nada consta
ESTADO CIVIL
Nada consta
PROFISSÃO
Nada consta
RELIGIÃO
Nada consta
INSTRUÇÃO
Nada consta
DADOS DA VIAGEM
DATA DE CHEGADA
10/06/1891 00:00:
PORTO DE ENTRADA
Southampton
NAVIO
Elbe
CLASSE
PROCEDÊNCIA
Leixões
DESTINO
Nada consta
http://bases.an.gov.br/rvbndes/Menu_Externo/
o pedido de passaporte é o que foi transcrito para a base de dados do Cepese,.portanto o que consta é "natural de Felgueiras". Quando passei a informação do nome dos irmãos que acompanhavam o José Ignácio achei que alguém da família pudesse confirmar que se tratava do seu bisavô. De toda forma acho que dificilmente não se trata do seu bisavô.
Já procurou nos batismos das freguesias de Felgueiras no período indicado? São muitas freguesias, mas com poucos nascimentos por ano...
Olhei nas Freguesias de Felgueiras nos livros de 1873 a 1876 e não encontrei.
Encontrei outro registro de entrada pelo porto do RJ de José Ignacio Dias no banco de dados do Arquivo Nacional, mas, infelizmente não consta a localidade de origem em Portugal. Tentei buscar n o Cepese e tive muita dificuldade pois a ferramenta de busca é limitada. Se eu digito José Ignacio no campo do nome, o sistema não me mostra nem o José Ignacio Dias e nem o José Ignacio Vieira, que você e o Kleber encontraram.
Tenho a data da chegada do José Ignacio Dias. Essa informações poderia me ser útil para tentar buscar algum outro registro que pudesse conter as informações da origem?
Obrigada