Envio de documentos para legalização no Consulado

Finalmente chegou minha certidão de inteiro teor depois do cartório ter me dado uma canseira, já mandei para o Itamaraty e já estou com ela de volta. ufaaaa!
Agora estou com uma dúvida:
Enviei os documentos do meu pai para legalizar no Consulado a pouco tempo e agora chegou a minha vez, mas como minha cabeça anda a mil, esqueci quais os documentos que envio para legalização, estou ficando meio lento das idéias, rsss...
Entrei aqui no Guia de Ajuda novamente para ver quais eram os documentos, mas estou com uma dúvida pois tem um tópico dizendo que era a Certidão de nascimento de inteiro teor legalizada no Itamaraty e copias autenticadas de:RG,CPF,TITULO,PASSAPORTE e o formulario de solicitação de atribuição Modelo 1C.
Se não me engano o CPF, TITULO E PASSAPORTE não precisa, é isso mesmo ou estou enganado?
Se alguem puder, por favor me fale quais são os documentos exatos que devo enviar para legalizar no Consulado, estou em SP e vou enviar pelo Correio.

Obrigado a todos

Comentários

• - sua certidão de nascimento de inteiro teor
    - cópia autenticada do seu RG ou passaporte
    - formulário 1C - vc tem que marcar hora no consulado de SP pra assinar o formulário lá, não pode mais assinar em cartório.

depois é só mandar pra CRC

só isso. :)
  • Olá Sandra

Obrigadão pela ajuda.
    Ainda bem que perguntei aqui, pois essa de marcar no consulado é nova para mim, quando enviei a do meu pai em maio, ainda podia autenticar no cartório presencialmente e enviar por sedex, essa doeu mesmo, rsss, você sabe quando mudaram isso?
  • gente, mudou sim. faz o quê, uns 3 meses? não lembro direito.

As explicações (caso de atribuição) estão aqui:

http://www.consuladoportugalsp.org.br/nacionalidadecentraismaiores.htm
  • Obrigado mais uma vez

Valeu Laura, realmente, fazer o que né?
    O negócio é ir lá mesmo, mas acho que isso é mais uma papagaiada do consulado mesmo. Acabei de ligar lá e perguntei quando havia mudado essa condição e ela respondeu que sempre foi assim. Vai entender, rsss....
  • A atribuição do meu pai o formulário C1 eu mandei com firma reconhecida por autenticidade e eles legalizaram. Foi no Consulado do RJ, tem 15 dias.
  • João

pra falar a verdade, eu arriscaria mandar o formulário assinado em cartório junto com os outros documentos pra eles legalizarem. Se eles reclamarem, daí não tem jeito, tem que ir lá. Por um lado, eles fizeram um avanço ao fazerem as pessoas mandarem tudo diretamente pra CRC, por outro esse negócio de ter que ir lá assinar presencialmente é um retrocesso, o esquema de fazer pelo cartório+correio é bem mais prático.
  • Ai eh que esta .....

agora, no mes de Julho, minha irma enviou o formulario assinado em cartorio para ser legalizado no Consulado de Sao Paulo e eles devolveram depois de uma semana, pedindo pra que ela assinasse presencialmente no Consulado, ela perdeu tempo e gastou a toa com a autenticacao do cartorio, de qualquer forma, o agendamento eh relativamente rapido, quando liga pra marcar, eles agendam pra depois de 2 dias.

Essa foi minha experiencia, se alguem conseguir o contrario, da um toque !
  • obrigada Cibele, é bom saber que estão mesmo recusando os formulários assinados em cartório. Mas é como eu disse, decisão só mesmo pra dificultar a vida das pessoas, assinar em cartório era bem mais cômodo pra todo mundo. E a CRC aceitava sem problemas. esses consulados vou ter dizer...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.