Entrada na Europa com cartão de cidadão CC para estudos

Boa tarde, pessoal!

Apesar de ter lido vários tópicos do fórum e entrar em contato com consulado francês, não fui muito bem esclarecido sobre minha situação. Queria ver se alguém passou por algo parecido...

Começo um Mestrado na França a partir de Setembro e tenho minha passagem de ida marcada para Lyon 08/09, com escala por Paris, e volta em junho/2019. Assim como muitos de vocês, passei pelo processo de nacionalidade portuguesa e ela está pronta, mas só recebo o Cartão do Cidadão (CC) dia 03/09, pouco antes de viajar. Meu passaporte português só chegaria numa data em que eu já tenho que estar lá para as aulas..

O Consulado francês está se negando a dar visto, mas não é bem claro sobre o por que. Ora alegam que por eu ter outra nacionalidade não poderão fazer esse visto e devo esperar chegar o passaporte português, ora dizem que se eu viajar com passaporte brasileiro, o Cartão do Cidadão e todos documentos sobre moradia e matrícula não precisarei de visto.

A grande questão é: se eu sair do Brasil com passaporte brasileiro e chegar em paris com o cartão do cidadão português eu sou liberado ou barrado pela imigração?

Muito obrigado,

Comentários

  • vc é liberado automaticamente, é cidadao europeu... entrada garantida, e sem pergunta nem nada

    não se preocupe com isso, e faça um batevolta pra portugal pra fazer seu passaporte, enviam pra frança rapidinho
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.