Cidadania por atribuição de pai para filha - Documentos do pai vencidos
Camimarq
Member
Olá bom dia! Estou começando a ver como tirar minha cidadania portuguesa, meu pai já conseguiu a dele por atribuição, ocorre que ao pegar o passaporte e o Cartão do Cidadão dele verifiquei que já venceram em 2017, neste caso o que devo fazer antes de dar entrada em meu pedido?
Agradeço muito se puderem me ajudar.
Camila Marques - Sorocaba/SP
Agradeço muito se puderem me ajudar.
Camila Marques - Sorocaba/SP
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Vc não precisa do CC e nem do passaporte pra pedir a sua atribuição.
Do seu pai vc vai precisar,somente,do assento de nascimento ou o numero desse assento
Se somente o seu pai for portugues(sua mãe brasileira) e ele foi o declarante do seu nascimento,faça o processo pelo ACP
Em que ano vc nasceu e com quanto tempo de vida foi registrada?
Precisa transcrever o casamento dos seus pais,caso ainda não tenha sido transcrito
Eles se casaram aqui no Brasil, meu pai só conseguiu a cidadania há uns 5 anos...neste caso a Transcrição é feita aqui?
Ponta Delgada só faz transcrição de casamento.
Tem que enviar um processo de cada vez. Tem que aguardar cada geração obter a nacionalidade, transcrever o casamento (se aplicável) e depois pedir a nacionalidade da próxima geração.
Agendei a revalidação do Cartão de Cidadão de meu pai a ser em 09/12/2019 e gostaria de saber se a melhor forma de dar entrada na documentação é via Consulado mesmo? Dai no caso tenho que esperar chegar o Cartão do Cidadão e agendar?....alguém tem noção dos prazos para obter a cidadania depois da entrega da documentação via Consulado em SP?
Mande os documentos, via DHL (os Correios estão em greve) para o ACP (Porto). Veja o tópico correspondente!
Boa sorte
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos/p1
Os documentos são:
Assento do português (não importa se nasceu em Portugal ou é atribuído);
Certidão de nascimento do requerente por CÓPIA REPROGRÁFICA do livro, apostilada;
Cópia autenticada do documento de identidade (RG ou CNH) do requerente, apostilada;
Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, com assinatura reconhecida POR AUTENTICIDADE;
Pagamento, por Vale Postal - NÃO USAR EURO EXPORTAÇÃO, usar o que tem maior valor! Ou por cartão de crédito (neste caso, Portugal manda, por email, um formulário 1C com recibo de pagamento.
Colocar em envelope e mandar para o ACP, preferencialmente por DHL (é mais caro que os Correios, que vivem em greve, DHL é muito mais rápido e tem um seguro de mil reais)
• IRN. IP (somente Atribuição )
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Endereço para envio dos documentos:
• Arquivo Central do Porto (somente Atribuição )
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Para pagamento com cartão de crédito
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/149017/#Comment_149017
Camila
Peça no civil online, custa 10 euros e chega rapidamente!
Aqui no forum tem as instruções de como fazer, passo a passo.
Se você tiver o número do assento, basta colocar no formulário, não precisa nem da certidão!
Outra duvida, meu nome na Certidão de Nacimento está de solteira e não consta meu casamento na certidão de inteiro teor, neste caso devo preencher o requerimento com o nome de solteira ou de casada? Adianta enviar a Certidão de Casamento?
Muito obrigada
QUADRO 5:
Só datar e "assinar" (apenas na linha 1) na frente do funcionário do cartório (Reconhecimento de Firma por AUTENTICIDADE).
Depois que enviar meu processo ACP por onde devo obter informações de recebimento e andamento? Qual o site? Grata!