Novato - filho de português vivo
Bom dia pessoal.
Acho que demorei bastante para dar inicio a este processo, mas enfim, nunca é tarde.
Meu pai é português, eu sou casado e tenho uma filha e, gostaria de tirar a cidadania para toda a minha família. Seriam três processos?
- Primeiro o meu, depois o da minha esposa e filha?
Desde já agradeço a atenção.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se o seu casamento ocorreu antes de 1989 (não tenho certeza se é esse ano, mas é por volta) vc poderá fazer o processo da sua esposa tbm.
Mas ficou uma dúvida. Casei em 2002, então minha esposa não pode ter a cidadania portuguesa?
Pode, mas é necessário - Documentos comprovativos de ligação efectiva à Comunidade Portuguesa, que na verdade inclui morar por 2 ou 3 anos em Portugal.
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_ registral/registos-centrais/docs-da-naci onalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3 /
Se voce mora em Sao Paulo faca tudo pelo consulado. Pode ser mais pratico. Entre no site www.consuladoportugalsp.org.br
Ja que seu pai é portugues (nascido em Portugal), pode tambem solicitar a sua atraves da Conservatoria do Porto. Estando todos os documentos em ordem, a cidadania sai em 2 ou 3 semanas.
Uma vez adquirida sua cidadania voce tera que transcrever o seu casamento e depois solicitar a da sua filha.
O Guilherme ja respondeu sobre o caso da sua esposa.
No guia de ajuda desta comunidade aparece o endereco eletronico do Sr. Mario do Porto quem podera dar todas as informacoes sobre o que voce necessita para a sua cidadania.
Obrigado novamente pelas respostas.
Se o casamento dos seus pais ja estiver transcrito e o seu ja tenha o cartao de cidadao válido, voce gastará com sua cidadania, cartao do cidadao e passaporte R$ 1.520,00 segun o site. Se o casamento deles nao estiver averbado some R$ 400,00.
A esses valores tem que somar os custos das certidoes, reconhecimento de firmas, etc.
SE voce for fazer por Lisboa ou pelo Porto (mais rapido) tera que pagar a legalizacao de documentos no consulado (mais ou menos R$ 75.00 por documento, ver tabela no site do consulado), a cidadania por atribuicao 175.00 euros, transcricao do seu casamento 120 euros, o cartao do cidadao e o passaporte no consulado 460 reais. Ai ha que somar os gastos com correio SEDEX MUNDI e outros.
Realmente nao é um processo barato.
Faca com calma as contas no papel e veja o que mais lhe convem.
Boa sorte!
Grande abraço a todos.