Novato - filho de português vivo

Bom dia pessoal.

Acho que demorei bastante para dar inicio a este processo, mas enfim, nunca é tarde.

Meu pai é português, eu sou casado e tenho uma filha e, gostaria de tirar a cidadania para toda a minha família. Seriam três processos?
- Primeiro o meu, depois o da minha esposa e filha?

Desde já agradeço a atenção.

Comentários

  • Todos os processos são individuais, 1° vc faz o seu, a transcrição do casamento e depois o da sua filha.
    Se o seu casamento ocorreu antes de 1989 (não tenho certeza se é esse ano, mas é por volta) vc poderá fazer o processo da sua esposa tbm.
  • image* $€®ginho *:
    Todos os processos são individuais, 1° vc faz o seu, a transcrição do casamento e depois o da sua filha.
    Se o seu casamento ocorreu antes de 1989 (não tenho certeza se é esse ano, mas é por volta) vc poderá fazer o processo da sua esposa tbm.
    antes de 03 outubro 1981.
  • Obrigado pelas respostas, Serginho e Guilherme.

    Mas ficou uma dúvida. Casei em 2002, então minha esposa não pode ter a cidadania portuguesa?
  • Pode, mas é necessário - Documentos comprovativos de ligação efectiva à  Comunidade Portuguesa, que na verdade inclui morar por 2 ou 3 anos em Portugal.

    http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/

  • Paulo,
    Se voce mora em Sao Paulo faca tudo pelo consulado. Pode ser mais pratico. Entre no site www.consuladoportugalsp.org.br
    Ja que seu pai é portugues (nascido em Portugal), pode tambem solicitar a sua atraves da Conservatoria do Porto. Estando todos os documentos em ordem, a cidadania sai em 2 ou 3 semanas.
    Uma vez adquirida sua cidadania voce tera que transcrever o seu casamento e depois solicitar a da sua filha.
    O Guilherme ja respondeu sobre o caso da sua esposa.
    No guia de ajuda desta comunidade aparece o endereco eletronico do Sr. Mario do Porto quem podera dar todas as informacoes sobre o que voce necessita para a sua cidadania.
  • Guilherme e Denise

    Obrigado novamente pelas respostas.

    Achei bem salgado o valor que encontrei no site do consulado, R$1520,00. Esse valor é o total, ou ainda tem outros custos?
    Não tem outro caminho que seja mais em conta, mesmo que mais trabalhoso?

    Grato.
  • O valor de 1500 do consulado já inclui a transcrição de casamento, a nacionalidade, o cartão do cidadão e o passaporte. O único custo extra que você teria seria o custo das 2as vias dos documentos e reconhecimento de firma.

    O seu pai casou-se em portugal? Se ele for casado com uma brasileira, terá que antes transcrever o casamento dele em portugal.

    Para fazer pelo porto acho que você não economizaria muuuito, mas outras pessoas com mais experiência podem confirmar aqui.
  • Paulo,

    O casamento de seus pais já está averbado?  Os dois são portugueses?


    Se fizer o  seu processo de cidadania pelo consulado de SP  terá que transcrever o casamento de seus pais, se ainda não estiver transcrito, e isso também tem um custo.   Veja no site deles porque há várias situações e cada uma delas tem um valor diferente.

    O averbamento (transcrição) do casamento  também pode ser feita em Portugal, custa 120 euros, dê uma olhada:    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registo-civil/docs-do-civil/casamento-celebrado-no/?pp=1


    Em alguns casos quando  a nacionalidade é feita em Portugal  eles não  exigem  a transcrição do casamento.  Eu  pedi a cidadania  da minha mãe na CRC de  Lisboa e não  averbei o casamento de meus avós, no caso ele era português e minha avó brasileira.

    Algumas pessoas daqui da comunidade fizeram pela CR Porto e lá apenas exigem a transcrição quando ambos são portugueses.

    Se sua filha for menor de idade a nacionalidade é gratuita quando é feito pela CRC  em Lisboa, claro q depois de  você obter a sua cidadania.

    No guia de ajuda da comunidade tem mais informações. Boa sorte.

  • Paulo,
    Se o casamento dos seus pais ja estiver transcrito e o seu ja tenha o cartao de cidadao válido, voce gastará com sua cidadania, cartao do cidadao e passaporte R$ 1.520,00 segun o site. Se o casamento deles nao estiver averbado some R$ 400,00.
    A esses valores tem que somar os custos das certidoes, reconhecimento de firmas, etc.
    SE voce for fazer por Lisboa ou pelo Porto (mais rapido) tera que pagar a legalizacao de documentos no consulado (mais ou menos R$ 75.00 por documento, ver tabela no site do consulado), a cidadania por atribuicao 175.00 euros, transcricao do seu casamento 120 euros,  o cartao do cidadao e o passaporte no consulado 460 reais. Ai ha que somar os gastos com correio SEDEX   MUNDI e outros.
    Realmente nao é um processo barato.
    Faca com calma as contas no papel e veja o que mais lhe convem.
    Boa sorte!

  • Novamente agradeço as respostas, deu uma desanimada, pois a grana está curta, mas de qualquer jeito vou entrar nos links aqui postados e ler atentamente o guia da comunidade.

    Grande abraço a todos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.