Onde procurar certidão/assento de batismo de 1905, Beira Alta
jsilveira
Member
Boa noite, alguém poderia nos ajudar com essa busca? Não sei mais onde procurar a certidão de nascimento ou de batismo de minha avó. Ela veio para o Brasil em 1922, porém não como imigrante (veio por ocasião do falecimento de meu bisavô e acabou ficando). Somente foi naturalizar-se em 1973 (tirou carteira de estrangeiro em 1942). As poucas informações que possuo de minha avó são:
nome: AIDA SOUSA CARVALHO (nome de solteira)
data de nascimento: 29/set/1905
local de nascimento: Tarouca (ou São João de Tarouca), Beira Alta
Minha avó vivia em Tões até 1922
Nome da mãe: Maria Teixeira
Nome do pai: Alberto de Sousa Pinto Carvalho
Filiação de Alberto de Sousa Pinto Carvalho
- mãe: Anna Quitéria de Almeida
- pai: Francisco Pinto de Sousa Carvalho
Minha avó tinha 3 irmãs:
Nome da primeira irmã: MARGARIDA DE SOUSA PINTO CARVALHO (nascida em Portugal, 28/10/1895, faleceu no Brasil em 16/nov/1967)
Nome da segunda irmã: ENGRACIA CARVALHO CARDOSO (irmã, nasceu e faleceu em Portugal, creio que este era o nome de casada) , casada em Portugal com ANTONIO INACIO CARDOSO JUNIOR
Nome da terceira irmã: PORCINA DE SOUSA PINTO CARVALHO (apelido CÉO, irmã, nasceu em Portugal, faleceu no Brasil em 13/maio/1973)
O visto e o passaporte foram obtidos provavelmente na cidade do PORTO (minha avó veio para Santos/Brasil no navio Hollandia, que partiu ou fez escala na cidade do PORTO em 1922, creio que o visto deve ter sido obtido nessa cidade)
Um parente em Portugal comentou a algum tempo que todas as documentações referentes a nossa família deveriam estar em ARMAMAR, porém não consegui localizar nada.
Agradeço qualquer orientação ou ajuda.
Joao Silveira
nome: AIDA SOUSA CARVALHO (nome de solteira)
data de nascimento: 29/set/1905
local de nascimento: Tarouca (ou São João de Tarouca), Beira Alta
Minha avó vivia em Tões até 1922
Nome da mãe: Maria Teixeira
Nome do pai: Alberto de Sousa Pinto Carvalho
Filiação de Alberto de Sousa Pinto Carvalho
- mãe: Anna Quitéria de Almeida
- pai: Francisco Pinto de Sousa Carvalho
Minha avó tinha 3 irmãs:
Nome da primeira irmã: MARGARIDA DE SOUSA PINTO CARVALHO (nascida em Portugal, 28/10/1895, faleceu no Brasil em 16/nov/1967)
Nome da segunda irmã: ENGRACIA CARVALHO CARDOSO (irmã, nasceu e faleceu em Portugal, creio que este era o nome de casada) , casada em Portugal com ANTONIO INACIO CARDOSO JUNIOR
Nome da terceira irmã: PORCINA DE SOUSA PINTO CARVALHO (apelido CÉO, irmã, nasceu em Portugal, faleceu no Brasil em 13/maio/1973)
O visto e o passaporte foram obtidos provavelmente na cidade do PORTO (minha avó veio para Santos/Brasil no navio Hollandia, que partiu ou fez escala na cidade do PORTO em 1922, creio que o visto deve ter sido obtido nessa cidade)
Um parente em Portugal comentou a algum tempo que todas as documentações referentes a nossa família deveriam estar em ARMAMAR, porém não consegui localizar nada.
Agradeço qualquer orientação ou ajuda.
Joao Silveira
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Talvez irmã Margarida
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99DQ-V9H2-X?i=768&cc=2140223
222896 / Margarida De Sousa Pinto Carvalho / Fontelo / Armamar / Sem Indicação / Maria Teixeira / Sem Indicação / 24 / S. Paulo / Sem Indicação https://tombo.pt/f/amm06
Passaporte https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=5783009 clique m0078.tif
Obrigado pela ajuda, a Margarida está correta, é mesmo a irmã de minha avó. Vou pesquisar nos links que você passou para ver se encontro os assentos. Pelo que conversei no consulado aqui no Brasil, os mais importantes são os assentos de nascimento ou batismo de minha avó (Aida) ou da mãe dela (Maria Teixeira). Muito obrigado mesmo
um abraço/Joao Silveira