Cidadania Portuguesa - Danielle B.

Como sugestao da F. , estou abrindo um tópico para tirar dúvidas sobre o meu caso de cidadania portuguesa.

Valeu pela great idea, F. !

Último post:

Rodrigo / Cibele,
Acho que no meu caso, atribuição é a forma que melhor se encaixa no contexto, muito obrigada!!

Sobre a certidão de nascimento da filha do portugues (minha avó) eu tenho a certidão de nascimento (não inteiro teor) e casamento dela sim. E também já verifiquei que foi o meu bisa portugues quem registrou o nascimento da minha avó (aprendi aqui na comu que isso representa uma good news!).
No caso da minha mãe, que é a neta do portugues, quem a registrou foi o meu avô. Terei de averbar o casamento entre a minha avó (filha do portugues) com o meu avô? (Hoje em dia eles são separados)

Cibele,

Muito bem lembrado, sobre a certidão de nascimento de inteiro teor. Estou já tentando identificar o cartorio (interior de SP) e seu telefone atual para ligar e me informar sobre a solicitação. Todas as certidões de nascimento devem ser de inteiro teor??

Obrigada!!
«1

Comentários

• Danielle

Sim devem ser de inteiro teor!
    Para te dar um exemplo do que aconteceu comigo.
    No inicio do ano levei a certidao da minha irma, para dar entrada no processo pra ela diretamente em Lisboa. Acontece que como nao estava escrito na certidao de Inteiro Teor, eles nao deram proceguiment e nao acietaram os documentos.

Entao para evitar qualquer transtornos durante a futura analise em PT, o melhor sempre eh pecar pelo excesso. Imgina se vc pega uma Conservador chato e ranzinza rsrsrsrrs.

bsj

Fatima
  • Danielle

Quanmdo vc for fazer a da sua mãe, terá sim que averbar o casamento de seus avos antes de iniciar o processo dela, ja que quem registrou não foi o portugues.
  • F. / Sandra,
    e no caso do meu nascimento, quem me declarou foi o meu pai e minha mãe é a neta do portugues. Vou ter que averbar o casamento deles também??
  • Vai ter que transcrever o casamento dos seus pais, tambem !
  • E por atribuição, devo então encaminhar o pedido de cidadania para a minha avó, e assim que chegar para a minha mãe e assim que chegar para mim, certo?

Tem algum problema eu estar responsável por estar solicitando a cidadania delas? Preciso de alguma procuração, etc?!
  • Danielle

E por atribuição, devo então encaminhar o pedido de cidadania para a minha avó, e assim que chegar para a minha mãe e assim que chegar para mim, certo?

Tem algum problema eu estar responsável por estar solicitando a cidadania delas? Preciso de alguma procuração, etc?!

Nao ha problema de vc ficar encarregada dos processos. Mas procuracao so se vc for fazer direto em Portugal.

Pelo que vi sera pelo correio ne? Vc mandara para CRC pelo correio?

Enfim, o q fazemos aqui eh o seguinte: depois q enviamos via correio, ficamos controlando na internet a chegada dos documentos em PT , dai esperamos mais ou menos 1 a 2 semanas e comecamos o martirio de ligar pra CRC rsrrsrsrrsrs. Primeiro comecamos a pedir q eles nos de um numero de processo, ou seja, eh quando eles digitalizam todos os documentos que ira gerar um numero no seu processo de nacionalidade Portuguesa . A seguir, com esse numero vc comeca a ligar a cada 2 semanas ate receber a noticia de q foi favoravel e aceito o seu pedido. Por fim saira numero do assento( certidao portuguesa) .

Normalmente agente nem espera chegar a certidao em casa, aqui a pressa eh tao grande rsrsrsrsr que ja deixamos todos os outros documentos prontos , para dar entrada no processo seguinte.

abs
  • É.. vou enviar pelo correio sim, ja fui p a europa 1x e so volto p la com o passaporte portuga na mao!! kkkk
    Seguinte, antes de enviar pelo correio eh quando a gente envia para o Itamaraty para reconhecimento? Li muita gente perguntando e talss..

Nossa, entao vai demorar um cadinho heim pq essa saga toda tera que acontecer 3x!! (Avó, mãe, eu).
    Vc tirou tudo sozinha? Mandou pelo correio tb, etc?
    bj! valeuu
  • Danielle,

onde vc esta no Brasil ?
  • Danielle

Vixi Danielle

Minha mae foi pelo consulado e levou 2 anos ...uma verdadeira saga!.
    Depois caimos nas garras de uma Ururubu ( advogado rsrsrrsr) que nos tirou as esperancas por 3 anos, ate eu encontrar essa comiunidade no final do ano passado. E conseguir a minha Se nao fosse essa comunidade ..... nada teria acontecido.

O minha , eu tirei direto em PT no comeco do ano, foi em 2 meses.

Dos meus filhos e da minha irma foram pelo correio. O da mInha irma ja saiu. Os dois meus filhos estou aguardando. A media qui tem sido 2 a 3 meses para sair o numero do assento.

Estou tentando ver se acho o meu link aqui na comunidade, para vc ver meu caso. Vi que vc perguntou no outro topico. assim que achar posto aqui.

abs.
  • Inteiro teor!

Eu levei minha certidão de Inteiro Teor, porém ela dizia "Inteiro Teor" só no rodapé da folha, e eles me disseram que o ideal seria na parte superior da folha!! Levaram pra alguém la dentro ver, verificaram e acabou aceitando.
    Vale a pena este cuidado!
  • Cibele,
    Eu estou em ES - Vitoria. Mas eu e a minha família (inclusive a que é descendente do portugues) somos de Sao Paulo capital.
    Meus tios e avós todos ainda moram em sampa.

F.
    Nusssss que saga!! Mas vc teve que passar por muita gente antes de chegar a voce? Quando achar o link, me manda!!!

Mas a gente aqui no Brasil consegue fazer sem o consulado (enviando direto para PT) ou não?

Bjjs
  • Sadatt,

É mesmo? Eu estou procurando o cartorio que minha avó foi registrada para solicitar uma copia de inteiro teor. É bom que já fico esperta nesse ponto..
    Mas tem mta gente que quer atrapalhar sempre, ne?!
  • Danielle

Por isso essa comunidade existe!!!

E pelo correio ou pessoalmente.
    Se vc tiver um tempinho e pesquisar aqui na comunidade, vai ver quem usou advogado, despachante ou consulado, so se deu mal!
    Consulado se deve usar so para legalizar os documentos e assinar o formulario 1C. Do resto fuja deles!!!! So complicam e exigem coisas q nao sao necessarias.

abs
  • F.
    Eu vi por aqui na comu tudo que aprendi. Mas como eu moro fora de SP ou Rio (grandes centros) confundi o fato de ser tudo "via sedex".

Agora enquanto eu viabilizo a certidão de nascimento de inteiro teor da minha avó preciso esperar se a Rosangela encontra a certidão de nascimento do meu bisa la em portugal. O pior é que eu nem tenho certeza do local que ele nasceu. :S

Você sabe se o RG de estrangeiro dele no Brasil pode ajudar em algo? Será que não tem nenhum órgão brasileiro que com este número de RG não tem dados do estrangeiro??
  • Danielle,

se as certidoes de nascimento forem de Sao Paulo, voce deve legaliza-las no Itamaraty de SP ( ERESP ) e no Consulado de Portugal de SP, eh tudo feito pelo correio, entao fica bem mais facil pra voce que esta fora da cidade.

E mais um detalhe, o formulario de atribuicao deve ser assinado pelo requerente ou procurador legal, de qualquer forma, se a questao eh o deslocamento, o requerente tera que assinar presencialmente o formulario ou a procuracao no cartorio e/ou consulado.
  • Danielle,

comece a procurar infomacoes no Consulado, quem sabe seu bisavo fez uma inscricao consular quando chegou no Brasil. Se ele tem o RNE, voce tambem pode buscar informacoes na Policia Federal, eles disponibilizam alguns dados. E depois ainda tem o Arquivo Nacional.

No guia de ajuda tem os telefones e enderecos desses lugares que te passei.
  • Cibele,

Para o caso da primeira atribuição, do portugues para sua filha (minha avó), eu devo legalizar no Itamaraty e depois no Consulado somente a certidão de nascimento dela?
  • Sim, para o Itamaraty SEMPRE e SOMENTE deve enviar as certidoes de nascimento brasileiras, e quando retornarem devem ser enviadas para legalizacao consular.
  • Danielle com releção a sua pergunta:

Você sabe se o RG de estrangeiro dele no Brasil pode ajudar em algo? Será que não tem nenhum órgão brasileiro que com este número de RG não tem dados do estrangeiro??

R: este documento pode ajudar e muito, o órgão que você deve pesquisar e a secretaria de segurança pública no qual é responsável pela emissão do rg tanto dos brasileiros como dos emigrantes e não a polícia federal.
    Muitas vezes a polícia federal não tem os arquivos mais antigos, e eles mesmos indicam o arquivo nacional, e muitos esquecem da secretaria de segurança pública.
    Se o seu Bisa teve o RNE expedido pelo estado de São Paulo, pode pedir na secretaria de segurança pública do estado para pesquisar este arquivo.

O endereço da SSP em São Paulo:

INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO RICARDO GUMBLETON DAUNT Endereço: Av. Cásper Líbero, 370, Centro
    Telefone(s):
    (11) 3311 3202

Alí com certeza irá encontrar informações sobre a cidade onde seu ascendente nasceu, é possível pedir uma certidão onde conste todos os dados de todos os documentos que foram entregues para ser emitido o RG , a taxa era de no máximo R$40. são mantidos livros de registros, e la contem todos os dados e anotações de documentos.

Boa sorte.
  • Fábio

Acho q vc devia por essa dica no Guia de Ajuda (Serginho) pois ela poderá beneficiar muita gente q não sabe onde buscar dados do português.
  • So pra esclarecer, a Policia Federal disponibiliza os numeros do RNE e RG do estrangeiro, bem como o numero da certidao de obito, se esta foi apresentada e dados de filiacao e local de nascimento ( talvez o local nao tao completo quanto o da secretaria ). Eu consegui que a POlicia Federal emitisse uma certidao com alguns dados do meu bisavo e tambem no Memorial do Imigrante, consegui a data de entrada do meu bisavo no Brasil.

Departamento de Policia Federal - Superintendencia Regional em Sao Paulo, Delegacia de Policia Maritima, Aeroportuaria e de Fronteiras.
    Setor de Cadastro
    Av Prestes Maia, 700 2 andar - Bairro Luz.

No caso da Danielle, ja que ela tem o RG, o melhor seria buscar mais informacoes na secretaria.
  • A.Luiza

Com certeza, essa informação deve ser divulgada ao máximo aqui na comunidade, pois muitos se esquecem dessa alternativa para conseguir as informações que necessitam.
    Vou colocar neste post que você indicou, obrigado.
  • Fábio

Muito bem postado no tópico de ajuda. :)

Meu bisa tem o RG de SP sim. Ligo amanhã ASAP! Obrigada pela ajuda.

Cibele

Tentei fazer uma busca no site do Arquivo Nacional mas me pareceu um pouco confuso. Eu tenho que fazer uma busca no acervo (?) - Sysportal ou SIAN ? Ao que eu procurei, nao encontrei nada parecido com dados de emigrantes (chegada nos portos) e colocando o nome do meu bisa, nao veio nada que se parecia com ele.
    :S
  • Danielle,

no Arquivo Nacional eu nunca fiz pesquisa, mas sei que eh bastante completo e muita gente acha dados por la, minhas pesquisas se resumiram a Policia Federal e ao Memorial do Imigrante, encontrei informacoes nesses dois.

Vc ja tentou o Consulado ? Deveria ser seu ponto de partida.
  • Danielle

Use todas as alternativas que foram indicadas, consulado, polícia federal, memorial do imigrante, secretaria de segurança pública, arquivo nacional.
    Essa comunidade é fantastica, aqui com certeza você vai se tornar portuga logo, todos aqui tem o mesmo objetivo que é ajudar os membros a conseguir a nacionalidade sem a ajuda de advogados.

Um abraço e boa sorte na sua pesquisa.
  • Eu tambem faria como o Fabio sugeriu, em resumo, atirar pra todos os lados, rsrsrrs.
  • É isso ai Cibele, depois desse leque de opções para fazer as buscas, é por a mão na massa e ver o que consegue.
    Na época em que comecei o meu processo não tinha um terço das informações que hoje as pessoas tem principalmente aqui no orkut, consegui minha cidadania na raça mesmo dependendo do consulado e da boa vontade de algumas pessoas que encontrei no meu caminho que me ajudaram, enfim participo pouco na comunidade mas qualquer informação que eu puder passar, estarei qui dando minha contribuição.

Um abraço.
  • Amanhã apareco por aqui com novidades após uma hora inteira de almoço (rsrs) ligando e vasculhando..
    Esta comunidade é fantastica mesmo, bem dito Fábio. Iluminada foi a hora em que as pessoas criaram a comu e decidiram ajudar só por bom grado.. sabe? É o tipo de coisa que sempre volta pra gente.. de uma forma ou de outra!
    :D

Bjos!!
  • Liguei no SSP e não consegui falar, mas amanhã estou ligando novoooo...

Good news: Já achei o cartório que está a certidão da minha avó! Amanhã peço para enviarem. E com um Inteiro Teor no cabeçalho e rodapé!!

:D
  • Liguei no SSP (Secretaria de Seguranca Publica) hoje para solicitar os dados do meu bisa e fui informada que por eu nao ir la pessoalmente, eu devo solicitar a certidao de prontuario via requerimento dirigido ao delegado divisionario de policia.

O atendente, muito gentil, me ditou meio que um modelo pelo telefone, mas eu gostaria de saber se alguem ja passou por isso. Tenho inclusive que provar o meu parentesco com certidoes do meu bisa e pagar um valor (27 reais) na Caixa economica federal.

Voces ja ouviram falar? Geralmente quando se pede pessoalmente e diferente?

Bjoo
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.