Dúvidas no preenchimento do formulário 1c.

Mais uma vez venho pedir auxílio aos membros desta comunidade.
Dia 10/07/09 irei no Consulado com minha mãe assinar o form., mas tenho 3 dúvidas:
1ª: no quadro 2 do formulário é optativo preencher se mandar a certidão anexada; no caso só tenho uma cópia simples, isso seria o suficiente?
2ª: no mesmo quadro pergunta se pretende manter a composição originária; seria o nome de solteira da minha mâe?.... pois no form. o requerente já vai com o nome de casada, inclusive a cert de nasc. já esta indo com averbação de casamento.
3ª: no quadro 4 não estou mandando a certidão no pai portugues e sim a cópia simples, marco no quadro outros documentos?
Agradeço a quem puder ajudar.

Comentários

• 1ª: no quadro 2 do formulário é optativo preencher se mandar a certidão anexada; no caso só tenho uma cópia simples, isso seria o suficiente?
    R= Nesse quadro vc preenche todos os dados do portugues e pode enviar sim, uma copia simples.

2ª: no mesmo quadro pergunta se pretende manter a composição originária; seria o nome de solteira da minha mâe?.... pois no form. o requerente já vai com o nome de casada, inclusive a cert de nasc. já esta indo com averbação de casamento.
    R= Marque o quadrado de manter a forma originaria, mesmo que o formulario esteja indo com nome de casada, a certidão portuguesa sai com o nome de solteira.

3ª: no quadro 4 não estou mandando a certidão no pai portugues e sim a cópia simples, marco no quadro outros documentos?
    R= Voce pode marcar o quadrado onde diz certidão do resgisto de nascimento de pai/mãe portugues e colocar entre parenteses (cópia), eu fiz assim em todos que mandei, minha mãe, meu e agora das minhas filhas, sem problemas.
  • Sandra.

no quadro 2 tenho uma dúvida em qual quadrado devo marcar: conservatória do reg. civil ou conservatória de reg. centrais.
    E se declarar um nome pretendido, no caso o de casada, a cert. mesmo assim vira com o nome de solteira?
  • Antonio

no quadro 2 tenho uma dúvida em qual quadrado devo marcar: conservatória do reg. civil ou conservatória de reg. centrais.
    R+ Voce tem que ver na certidão do portugues, onde foi feito o registro.

E se declarar um nome pretendido, no caso o de casada, a cert. mesmo assim vira com o nome de solteira?
    R= Isso não sei te responder, pois não sei de nenhum caso que tenham marcado para trocar o nome,acho melhor sempre marcar para manter o nome original., pode dar algum tipo de aproblema, quando for fazer o seu, não sei, na duvida deixa o original.
  • Sandra.

A cópia que possuo tem uma referencia que é : crcpccn gois......registro de meu avô foi feito em paróquia.
  • Antonio

não tem problema o registro ter sido feito em paróquia, antes de 1911 todo mundo em Portugal era registrado em paróquias pois ainda não existia registro civil e conservatórias em PT. Coloque no fomrulário o código que vc tem, crcpccn, mais o número do registro paroquial.
  • Sandra e Lara.

Obrigado pela força. Mais uma etapa concluída graças a vocês.
  • Bruno,

voce tem que enviar a certidao da sua mae de qualquer jeito, apenas do seu avo portugues eh que tem a opcao de enviar ou nao, se nao enviar, tem que anotar os dados da certidao no formulario.
  • [APAGADO]
  • Dúvida

Uma dúvida talvez um pouco idiota...

Apelido é o sobrenome mesmo?

No Quadro 1, no Nome Próprio eu coloco só o nome, e no Apelidos eu coloco os sobrenomes, é isso?
  • nem tinha visto que a CRC deu uma mudadinha no requerimento 1C rss. Apelidos de família são os sobrenomes mesmo.

nome próprio = nome
    apelido = sobrenome

Ex: João Silva Gomes

nome próprio = João
    apelidos = Silva Gomes
  • Olá pessoal, antecipadamente agradeço a oportunidade em participar dessa comunidade.
    Estou com uma dúvida no preenchimento do modelo 1C:
    1) o preenchimento deve ser à máquina ou à mão;
    2) no quadro 1, item 4 Doc. de Identificação, preencho com o número de R.G. expedido pela SSP de SP ou esse documento não é aceito?
    3) No quadro 2, posso assinalar os dois quadros, mãe e pai portugueses e juntar as certidões de ambos? Devo que juntar a Certidão de Casamento também neste caso?
    Muito obrigado.
  • Marcelo

1) a mao! imprima o formulario em papel A4 e em cores
    2) sim, o RG eh aceito sem problemas, nao esqueca que vc tb precisa mandar uma copia autenticada e legalizada do RG.
    3) Se vc eh filho de portugueses, mande apenas a certidao da pessoa que declarou o seu nascimento, nao precisa das duas de nascimento, nem da de casamento. Foi seu pai ou sua mae o declarante?
  • Oi Lara.

O declarante de meu nascimento foi o meu pai.
    Muitíssimo obrigado pelas orientações.
  • Marcelo, entao, mande so a certidao de nascimento de seu pai. Vc pode tb anotar os dados do registro dele no formulario (numero de assento, freguesia, concelho, conservatoria, ano de nascimento, etc) e nem precisa mandar a certidao!
  • Priscila

No item 6 'Emitido..', do quadro1, o que coloco?

O ÓRGÃO QUE EMITIU SEU RG OU PASSAPORTE (O QUE VC FOR USAR). EX: POLÍCIA FEDERAL, SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA, ETC

Dai no 'Residente em' é a rua?

SIM ENDEREÇO COMPLETO, RUA E NÚMERO(S).

E tb no 'Cod.Postal' é o cep? q nao cabe todos os números.

SIM, EH O CEP. VC PODE COLOCAR 1 OU 2 NUMEROS PRA FORA DOS QUADRADOS.
    DEPOIS DO ESPAÇO DO CEP VC COLOCA SUA CIDADE.

No ítem 7, 'naturalidade', como coloco?

NATURALIDADE EH A CIDADE EM QUE VC NASCEU

E nacionalidade é sua nacionalidade atual: brasileira
  • Quadro 5: Assinaturas

No quadro 5: Assinaturas
    A assinatura do declarante reconhecida presencialmente é a do interessado né?
    É preciso assinar duas vezes mesmo???

Obrigado gente!!!!
  • uma só vez basta! e se vc é maior de idade é vc mesmo quem assina (o interessado).
  • Lara

^^^^^^^^^^^^^
    Muito Obrigado!! : )
  • Minha mesma dúvida, tem que assinar as duas vezes? tem dois traços..
  • não, não tem que assinar duas vez, uma só vez basta.

somente em caso de menor a mãe e o pai precisam assinar. em caso de maior apenas o interessado precisa assinar uma única vez.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.