Dúvidas - Atribuição através de Mãe Portuguesa Naturalizada

thitavaresthitavares Member
editado August 2018 em Processos de Atribuição
Bom dia tudo bom?

Quero dar entrada no processo de Cidadania Portuguesa, já li um pouco sobre o assunto mas ainda tenho algumas dúvidas.
Vi que o processo de atribuição é teoricamente o mais "fácil" certo em que precisaria de 4 documentos. Vou postar as dúvidas por documento abaixo, já que também verifiquei que qualquer coisa que tenha errado em um deles, o processo pode ser cancelado.

- Certidão do Português (no caso da minha mãe, já naturalizada)
Dúvida: no caso dela a certidão é brasileira, já que ela nasceu por aqui e se naturalizou via processo de atribuição. Isto tem problema? por não ser uma portuguesa, preciso enviar juntamente algum outro tipo de documento?

- Certidão Requerente (a minha, rs.)
Dúvida: Entendi que preciso pedir uma recente (pois precisa ser de até um ano de "validade") e com apostila de Haia (acho que é assim que escreve) certo?
Também queria saber se preciso enviar algum documento de casamento e divórcio da minha mãe, já que na minha certidão está também o nome do meu pai, pois minha mãe está divorciada e isso já está regularizado em Portugal referente o nome dela.
Com isso gostaria de saber quanto ao nome da minha mãe na minha certidão que até então está de casada, caso eu gere uma nova, virá correto?

- Cópia autenticada do documento de identidade
Dúvida: pode ser CNH ou tem que ser RG? e caso só possa RG, tem problema ser um RG mais antigo? no caso de uns 8 anos atrás?

- Modelo C1
OK.

Dúvidas gerais:
Li também que alguns documentos devem ser "homologados" no consulado português. Quais são eles? e isso se aplica mesmo para quem não faz a naturalização via consulado?

Gostaria de entender um pouco mais sobre o que enviar para cada lugar, li bastante, mas continuo na dúvida, eu não envio todos os documentos para o mesmo local?

Muito obrigado!

Comentários

• editado August 2018
    @thitavares a relação de documentos q vc postou está correta mas tem enviar junto a copia da certidão portuguesa da sua mae, lembrando q vc tem q apostilar a cópia do R.G ou CNH e não precisa ser nada homologado no consulado.Se não fez a transcrição de casamento da sua mãe em Portugal, terá q fazer.
  • @vlad ótimo então, é o mesmo formato de apostila de Haia, como a minha certidão tbm? Então acredito que essa transcrição já tenho sido feita, pois ela já regularizou até mesmo o divórcio e retirou o nome de casada.

A certidão da minha mãe, tem que ser recente e apostilada também?

Sobre as outras dúvidas, você consegue me ajudar?
  • @Thitavares pode me chamar in box.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.