Assinatura do formulario 1C no RJ

Alguem sabe se o Consulado do RJ esta aceitando assinatura do formuario 1C atraves de cartorio , ou somente presencialmente como em SP?

Tenho um sobrinho q mora no interior e que eh muito dificil para ele ir assinar o formulario presencialmente no consulado.

Tenho parentes no Rio q poderiam levar o formulario dele assinado e reconhecido em cartorio.

Sera que no Rio ainda fazem sem ser presencialmente?

abs

Fatima

Comentários

• Legalizei os documentos do meu pai no Consulado do RJ a ums 15 dias, legalizaram tudo. Perguntaram se a assinatura era minha e eu falei que era de meu pai, ela chamou outra mulher mais legalizou, mais cada caso é um caso, se mora perto do consulado acredito que nao custe nada tentar.
  • E claro a assinatura dele com firma reconhecida por autenticidade. O formulário foi o C1.
  • O Wellington ( membro aqui da comunidade ) levantou a questao da assinatura presencial, ele apenas assinou presencialmente o formulario 1C no cartorio e nao mandou legalizar no Consulado ( ele mora no Mato Grosso do Sul, acho que eh isso ), e todos os processos foram aceitos ( avo, pai e dele ). Assim como a legalizacao do Itamaraty, eu pessoalmente, nao legalizei nenhuma certidao ( avo, mae e minha ) apenas passou pelo Consulado e nao tive problemas, outras pessoas aqui tambem nao tiveram problemas em relacao ao Itamaraty, enfim, minha mera opiniao, quando o caso eh complicado, desses que moram no exterior ou que moram longe do Consulado, talvez valha apenas usar o recurso de assinar apenas no Cartorio e esperar, maximo que pode acontecer eh a CRC pedir pra reconhecer no Consulado, e ai perder um mes com isso.

It's up to you !
  • Alan, reconhece firma por autenticidade e leva no consulado, se eles encrencarem fala que é do seu pai e ele não tem como se locomover, que anda de cadeira de rodas, faz um drama, se mesmo assim não colair ai acho melhor ele ir no consulado mesmo. Porque, pelo que esntendi, qualquer documento pra ter validade em PT tem que ser reconhecido/legalizado no consulado, acho que corre um certo risco mandar pra PT sem legalização.
  • Se voces lerem o formulario, la diz que a assinatura e presencial.
  • Se o procurador for advogado, para a confirmacao da assinatura, basta ele apresentar a respectiva cedula profissional.
  • Wellington, valeu pelas dicas e esclarecimentos.

Obrigado
  • Foi o que postei anteriormente "Alan, reconhece firma por autenticidade e leva no consulado...."
  • Wellington,

Sendo assim é uma mão na roda, so questionei quando falaram que o consulado do RJ não legalizava formulário sem ser presencial, tendo em vista que legalizei o formulário assinado em SP pelo meu pai e com firma reconhecida por autenticidade em SP, so tive que fazer o sinal público em um cartório aqui do RJ. Mais cada caso é um caso, so relatei a minha experiência.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.