Formulário 1C - Muitas dúvidas ainda não sanadas pela busca

Bom dia.

Meu chamo Marcos e estou dando entrada no processo de atribuição do meu pai. Já adquiri os documentos e valores necessários, tendo atualmente como único empecilho a burocracia do Formulário 1C e métodos de pagamento.

Tentarei ser breve e específico em minhas dúvidas, e gostaria também de propor um tópico unificado sobre dificuldades no preenchimento do Formulário 1C, onde usuários com dúvidas ainda não sanadas possam postar seu formulário preenchido (ocultando, obviamente, suas informações pessoais), para que usuários que já concluíram o processo possam avaliar e os ajudar.

Primeiramente informo que realizarei o processo via correios pelo Arquivo Central do Porto

Quanto às dúvidas:

1ª - ÓRGÃO EMISSOR = No RG do meu pai lê-se: Secretaria de Estado de Segurança Pública, e logo abaixo Detran - Diretoria de Identificação Civil. Apesar da maioria assumir DETRAN como órgão emissor, de fato é a Secretaria de Estado de Segurança, apesar do nome completo não caber nos campos. Alguém com um caso similar pode me ajudar? Alguém que tenha preenchido apenas DETRAN teve o processo concluído?

2ª - CAMPOS INSUFICIENTES = Muitos campos, como todos sabem, são insuficientes, como por exemplo o de CEP. Muitas pessoas aqui no fórum nos aconselham a preencher os caracteres que sobram antes do primeiro campo, ou depois do último campo. As instruções que acompanham o formulário 1C são muito claras, e dizem que devemos imprimir as duas folhas novamente e nela preencher apenas os caracteres que não caibam no primeiro formulário. Algum de vocês conseguiu fazendo das duas formas? Preciso muito de ajuda com essa questão.

3ª - ESTADO CIVIL = Meu pai não é casado mas mora junto com sua parceira há bem mais de 5 anos, e os dois não tem filhos. Como devo preencher esse campo?

4ª - QUADRO 2 = No quadro 2 temos campos como "Freguesia" e "Concelho", porém minha avó cidadã portuguesa nasceu no Brasil. Devo apenas substituir esses termos pelos equivalentes no Brasil? Se sim, quais?

5ª - TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO = O casamento da minha vó já foi transcrito, preciso mesmo assim enviar uma cópia simples do assento de casamento junto a (já que sua certidão de nascimento não consta averbamento de casamento). Devo preencher os campos "mãe" com seu nome de solteira, ou de casada? Como disse, apesar da certidão conter o nome de solteira, a transcrição de casamento já foi feita em Portugal.

5ª - QUADRO 6 - PAGAMENTO = No formulário 1C que baixei diretamente do site do governo Português, as opções de pagamento disponíveis no quadro 6 são: 1= Cheque, 2= Vale Postal. Como faço para pagamento em cartão?

Peço perdão se me estendi muito, mas espero que possamos atualizar todas informações constantemente visando ajudar a todos que precisam.

Comentários

  • editado August 2018
    Bom, vou tentar lhe ajudar da melhor maneira possível em relação ás suas dúvidas:

    1 - Nesse campo você pode colocar assim: Secretaria da Segurança Pública - SP
    Nessa última parte você coloca a sigla do estado onde foi emitido. Só coloquei desse jeito para dar o exemplo de como eu fiz por aqui.

    2 - Todos fazem isso por aqui. Ninguém passou por problemas por conta disso. Pode colocar o primeiro número do CEP antes de iniciar o campo.

    3 - Com o estado cívil atual.

    4 - Se você tiver apenas o número do assento, você deverá preencher os campos "data do nascimento", "assento com o nº" e "do ano de". Depois, dependendo da conservatória que informatizou o assento, irá assinalar um "X" no quadrinho de "Conservatória do Registo Civil" (e complementar com o nome da conservatória que informatizou o assento) ou um "X" no quadradinho da "Conservatória dos Registos Centrais". Mas daí no Quadro 4, você não irá assinalar um "X" em "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português".

    5 - O documento português que você terá de enviar para o processo de seu pai será uma cópia do assento de nascimento da sua avó. O nome a ser preenchido será o mesmo que constar no assento dela. Você poderá obter uma cópia atualizada deste documento, constando a averbação do casamento, no Civil Online.

    6 - No caso de pagamentos para cartão de crédito, ao realizar o pagamento por esta plataforma, lhe será enviado o formulário 1C no seu email. No Quadro 6 vai constar que foi pago pelo cartão, juntamente com o número do pedido.
  • Prezados

    Por gentileza poreriam me tirar uma dúvida?

    Se a pessoa for uma mulher cujo nome se alterou pelo casamento, tem obrigatoriamente que preencher com o nome de casada.

    Mas no quadro 2 temos que informar se pretende manter a composição originária do nome. Essa composição originária se refere ao nome de solteira ou casada? Se for casada e tiver adquirido o nome do marido, caso queira continuar como o nome da casada devemos marcar a opção manter (sim)?

    Mais uma vez agradeço a todos pela ajuda de sempre.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.