Atribuição para avó! (bisneta)
Olá, sou nova na comunidade, preciso da ajuda de vcs??
Os meu Bisavó (paterno) é português, já falecido, no caso minha bisa é brasileira..a minha avó(brasileira - filha de português) e meu pai são vivos... pelo que andei pesquisando teria direito a me naturalizar portuguesa depois de consiguir a cidadania da minha avó.
Caso sim, como seria o processo? Se tiver a oportunidade irei atrás da documentação, pois não tenho nada de docs..
No caso é mais facil e rápido eu me naturalizar, através da minha avó depois? Pois para o meu pai é indiferente a cidadania.
Ou seria melhor depois da minha avó, fazer a do meu pai para não correr o risco de ser negada?
Já li alguns tópicos e vcs não imaginam o quanto estou feliz com essa comunidade! Ver que ainda exista pessoas prestativas e que se ajudam!
Andei tão triste ontem, pq em outra comunidade mal podia perguntar e tenho tantas dúvidas! Pior foi receber um orçamento de 9 mil reais para o meu caso ou seja totalmente inviavél fazer esse processo para mim!
Depois q li uns tópicos aqui fiquei super animada!
Q documentos precisaria para fazer o processo da minha avó?Etapa por etapa?
Já que o pai dela, meu bisavó casou no Brasil com uma brasileira, preciso fazer a transcrição do casamento deles e o obito dos dois tb?
Preciso de doc da minha bisavó (casada com o português)? Para mim, nada interessa os doc dela, mas o advogado falou que sim. Pouparia bastante não está indo atrás de certidao de nascimento e obito dela.
Isso de transcrição me confudi muito!
Acho que terei problemas com a certidão do meu bisavó, pq minha avó disse que ele morreu ela tinha só 2 anos e ninguém tem informações de onde ele nasceu só a região de Trás- os- Montes =(
Antes da ajuda de vcs obrigada de coração pelos tópicos aqui postados anteriormente! Já esclareceu bastante pra uma pessoa como eu "inteiramente" leiga!
Muito Obrigada!!
Os meu Bisavó (paterno) é português, já falecido, no caso minha bisa é brasileira..a minha avó(brasileira - filha de português) e meu pai são vivos... pelo que andei pesquisando teria direito a me naturalizar portuguesa depois de consiguir a cidadania da minha avó.
Caso sim, como seria o processo? Se tiver a oportunidade irei atrás da documentação, pois não tenho nada de docs..
No caso é mais facil e rápido eu me naturalizar, através da minha avó depois? Pois para o meu pai é indiferente a cidadania.
Ou seria melhor depois da minha avó, fazer a do meu pai para não correr o risco de ser negada?
Já li alguns tópicos e vcs não imaginam o quanto estou feliz com essa comunidade! Ver que ainda exista pessoas prestativas e que se ajudam!
Andei tão triste ontem, pq em outra comunidade mal podia perguntar e tenho tantas dúvidas! Pior foi receber um orçamento de 9 mil reais para o meu caso ou seja totalmente inviavél fazer esse processo para mim!
Depois q li uns tópicos aqui fiquei super animada!
Q documentos precisaria para fazer o processo da minha avó?Etapa por etapa?
Já que o pai dela, meu bisavó casou no Brasil com uma brasileira, preciso fazer a transcrição do casamento deles e o obito dos dois tb?
Preciso de doc da minha bisavó (casada com o português)? Para mim, nada interessa os doc dela, mas o advogado falou que sim. Pouparia bastante não está indo atrás de certidao de nascimento e obito dela.
Isso de transcrição me confudi muito!
Acho que terei problemas com a certidão do meu bisavó, pq minha avó disse que ele morreu ela tinha só 2 anos e ninguém tem informações de onde ele nasceu só a região de Trás- os- Montes =(
Antes da ajuda de vcs obrigada de coração pelos tópicos aqui postados anteriormente! Já esclareceu bastante pra uma pessoa como eu "inteiramente" leiga!
Muito Obrigada!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
eu tambem sou bisneta de portugueses e fiz minha cidadania sem pular geracoes, minha avo se tornou portuguesa, depois minha mae, eu e hoje meus filhos tambem sao portugueses, a melhor forma eh mesmo por atribuicao, sera considerada portuguesa de origem.
O primeiro passo eh encontrar a certidao dos seus bisavos, ou de pelo menos daquele que foi o declarante do nascimento da sua avo, assim voce sera poupada de fazer a transcricao de casamento deles. A regiao de tras-os- montes, nao diz muita coisa, eh preciso saber o local exato que ele nasceu, como concelho e freguesia, data de nascimento e filiacao.
Quais documentos voce tem dos seus bisavos ? Outra forma de obter informacoes eh conversando com parentes, irmaos da sua avo, sobrinhos, as vezes alguem sabe a respeito, no meu caso, a irma mais velha da minha avo eh que sabia de muita coisa sobre meus bisas, muito mais que minha avo.
Vai nos contando ! E usa esse topico pra voce, assim a gente acompanha o caso com mais facilidade.
Demorou muito?
Bom infelizmente essa informção da freguesia ou cidade do meu bisavó está dificil... pq qd ele morreu minha avó tinha só 2 anos e ninguém q está vivo parece saber isso=(
Até agora só tenho dele a certidão de casamento... q a minha avó vai me enviar por fax, espero ter uma pista.
Sendo a certidão com mais de 100 anos e sem freguesia. É impossivel de achar?
sim, eh impossivel achar se voce nao souber no minimo a cidade que ele nasceu,
tras dos montes eh apenas uma regiao, como dizer, Baixada Santista, nao ajuda muito, ter que percorrer todas as cidades e bairros em busca de certidoes.
Comece com a filiacao dos seus bisas, os nomes deles, a data de nascimento, voce nao tem certidao de obito ? Comece a procurar informacoes no arquivo nacional, no consulado, no memorial do imigrante, bom saber a data que ele chegou no Brasil, eh um novelo, tem que desenrolar.