Nome do português abreviado na certidão do filho
JulianaS
Member
Olá! Gostaria de tirar uma dúvida.
Pretendo tirar a cidadania do meu pai, no entanto o nome da minha avó está abreviado na certidão de nascimento dele. O sobrenome dela é "de Ornelas", já na certidão dele está "D'Ornelas". Alguém saberia me informar se isso é um problema? Meus avós são ambos portugueses. Sendo que minha avó está viva e meu avô já faleceu. Tenho a certidão de nascimento dela (embora não esteja atualizada) e a certidão de óbito do meu avô que faleceu aqui no Brasil.
Obrigada desde já!
Juliana
Pretendo tirar a cidadania do meu pai, no entanto o nome da minha avó está abreviado na certidão de nascimento dele. O sobrenome dela é "de Ornelas", já na certidão dele está "D'Ornelas". Alguém saberia me informar se isso é um problema? Meus avós são ambos portugueses. Sendo que minha avó está viva e meu avô já faleceu. Tenho a certidão de nascimento dela (embora não esteja atualizada) e a certidão de óbito do meu avô que faleceu aqui no Brasil.
Obrigada desde já!
Juliana
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Obrigada pela ajuda!
quanto ao "de Ornelas" ou "D'Ornelas", não há problema algum. Não é preciso transcrever os óbitos.
a) na certidão de casamento do meu pai e no rg dele (recem tirado) esta com sobrenome do meu avô abreviado tipo Fulano X. Sobrenome2, porem na de inteiro teor de nascimento não esta, isto implica em algo para fazer a transcrição de casamento?
Pois assim que sair o processo da minha mãe, irei fazer a transcrição pois ele foi o declarante do meu nascimento e na minha certidão esta como nome completo do meu avô.
b) qual periodo que pedem de emissão da certidão de nascimento e casamento? Li que as conservatórias pedem menos de 1 ano, procede?
c)preciso fazer prova de vida para transcrição? Pois meu pai tem mais de 90 anos
obs: meu pai é o nubente estrangeiro.
Não creio que o nome do avô abreviado vá causar algum problema!
Muito grato pelo seu feedback, espero também que não criem algum alarde, pois tem sido dificil ficar retificando os documentos uma vez q tive que corrigir recentemente o nome da minha avó na certidao de casamento e agora mais essa do sobrenome abreviado.
Caso alguem tenha mais alguma info que possa complementar a Liane agradecerei.