Ajuda! Pedido de atribuição de nacionalidade pra 6

Olá,
Procurei pela comunidade sobre as minhas dúvidas e não encontrei.

São as seguinte:

1. Minha avó era portuguesa e tenho 6 tios, incluindo minha mãe que querem dar entrada no pedido de cidadania. Será que posso enviar os documentos deles todos juntos para aproveitar a certidão de nascimento da minha avó portuguesa, servindo para todos? Ou devo enviar os documentos deles separadamente, tipo, tirar uma nova certidão da minha avó uma pra cada?

2. No modelo 1C, no quadro 4, fala a respeito de "relação de documentos juntos", mais espeficamente, "outros documentos, indicar quais".
Queria saber quais certidões eu devo encaminhar a mais, por ex, a certidão de casamento dos meus avós e a certidão de nascimento do meu avô? É que na embaixada de Portugal em Brasília é exigido esses documentos pra quem for dar entrada por aqui.
Quero saber quais documentos vcs enviaram.

3. As certidões elas tem um prazo mínimo de emissão? Sobre a embaixada novamente, aqui as certidões tem validade de 6 meses a contar da data da emissão.

Minha intenção é mandar pra Portugal mesmo. Aqui pela embaixada é uma burocracia, somos mal atendidos, mal informados, e por ai vai.

Desde já, agradeço pela atenção.

Comentários

• Vitor,

Quem foi o declarante do nascimento da sua mae e dos seus tios ?
  • É que no momento só possui 2 certidões, da minha mãe e de 1 tio. Na deles, foram meus avós os declarantes.
    Isso é relevante?
  • Sim, porque voce disse que a sua avo eh portuguesa, e eh necessario que ela tenha sido a declarante do nascimento para que voce nao precise transcrever o casamento dos seus avos em Portugal ( Imagino que ela casou no Brasil, eh isso ? ), antes de entrar com o pedido de cidadania para sua mae e tios.

Se foi ela a declarante, pode entrar direto com o pedido de nacionalidade.
  • Ah ! E normalmente existe apenas um declarante na certidao, entao confirma isso.
  • Ah sim, entendi. Mas o casamento deles já foi averbado em Portugal, já consta na certidão de nascimento da minha avó portuguesa.

Minha dúvida é quanto aos envios de documentos. Quais eu devo enviar, quais documentos as pessoas estão enviando, se posso mandar o documento deles todos juntos, e a validade das certidões.

Obrigado!
  • Esta certo, eh que nao estava explicado !

1. Voce nao precisa enviar a certidao da sua avo, basta anotar os dados da certidao no formulario 1C ( dados de: data e ano de nascimento, numero do assento e conservatoria, freguesia e concelho ), pode ainda enviar uma copia simples sem nenhuma autenticacao, voce ainda pode enviar a documentacao dos seus tios junto, no mesmo envelope, mas cada processo devidamente separado dentro de um segundo envelope, pra nao haver confusao.

2. Pra pedido de nacionalidade, nao vai precisar da certidao do seu avo, e se o casamento ja foi transcrito, entao nao havera problemas, nao precisa de nenhuma certidao de casamento.
    Os documentos a serem enviados:

A. Certidao de nascimento de inteiro teor da sua mae, legalizada no Itamaraty e Consulado.
    B. Copia autenticada do RG da sua mae legalizada no Consulado.
    C. Formulario 1C preenchido e assinado presencialmente no Consulado.

3. As certidoes, depois de legalizadas pelo Consulado, nao perdem a validade !
  • Victor,

vi sua duvida sobre o cartorio, uma alternativa eh ligar no proprio cartorio e fazer o pedido, muitas vezes, eles pedem pra fazer um deposito na conta deles e eles te enviam pelo correio.

Onde voce esta e onde estao as certidoes ?
  • Estou em Brasília e as certidões estão no Rio. Pior q o cartório do Rio ninguém nunca atende o telefone, já tentei hj, amanhã eu tento de novo.

Então vc recomenda que eu envie os documentos dos meus tios juntos, só q no mesmo envelope eu faço a separação? Vc acha q eu deva mandar os documentos dos meus 6 tios tds juntos ou será q eles vão se confundir por lá?

Obrigado pela ajuda Cibele.
  • Nao vejo problema nenhum em enviar tudo junto.

Tenta entao ligar no cartorio, eh a melhor opcao, parece que o cartorio24horas nao faz pedido de certidao de inteiro teor. E se quiser legalizar as certidoes do Rio no Consulado de Brasilia, antes, vai ter que passar essas certidoes por um cartorio pra receber um sinal publico, so assim eh possivel legalizar fora do Estado em que foram emitidas.
  • Victor,
    Segundo entendi a Cibele quis dizer: voce arma cada processo coloca em 1 envelope individual con o recibo dos 175 euros e dai coloca os 6 envelopes dentro de outro. A ideia e economizar o correio.
    Certo Cibele?
  • Isso que quero mesmo, economizar com o correios, pq essa taxa dos 175 euros é individual, cada um tem que pagar pelo seu processo.

Obrigado Denise!
  • A título de informação

Eu tinha enviado um email anteriormente a Conservatória perguntando se eu poderia mandar os documentos todos juntos. Recebi a resposta hoje, no qual diz que eu devo só mandar 2 documentos por vez, para eu não ter problemas com extravio e nem chegar na Conservatória um envelope volumoso (foi oq disseram) e pagar a taxa dos 175 euros pra cada um.
  • sugiro vc mandar dois Sedex separados com 3 processos em cada um. Dentro do envelope do Sedex, coloque cada processo em um envelope separado e lacrado, ou seja, um envelope pra cada processo, identifique claramente cada processo (nome completo do interessado e o tipo de processo - atribuição de nacionalidade / mãe portuguesa) e os comprovantes do vale postal vc coloca cada um em seu respectivo envelope. Se vc mandar tudo bem organizadinho não tem erro não.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.