Nome solteira × casada

Boa noite a todos,

Estou auxiliando a minha sogra a obter a nacionalidade portuguesa.

A certidao dela ja chegou de Portugal, e agora queremos fazer a do meu marido. Acontece que na certidao de nascimento dele o nome dela de casada, sendo certo que ela se divorciou e usa o nome de solteira.. Minha duvida é a seguinte: antes de transcrever o casamento dela (no processo do meu marido) temos que pedir primeiro o cartao cidadao/passaporte dela? O medo é de que, apos transcrever o casamento, o cartao cidadao/passaporte vao sair com o nome de casada, sendo que hoje ela usa o de solteira.

Obrigada!

Comentários

  • @Patsolino1989 para transcrição de casamento não é necessário o cartão cidadão e nem passaporte.
  • Esqueci de mencionar que meu cunhado (irmao do meu marido) tb deseja a nacionalidade, mas ele é fruto de outro relacionamento de minha sogra, com o qual nunca se casou ( e na certidao dele o nome dela ja esta de volta ao de solteira). Em relacao a ele, qual o proximo passo?? Obrigada!
  • @patsolino1989

    Em que ano seu cunhado nasceu,quem foi o declarante do nascimento e com quanto tempo de vida ele foi registrado?
  • @Vlad Pen acho que nao me expressei bem.

    Meu marido quer fazer o dele, mas, para isso, ele ters que apresentar a certidao portuguesa de minha sogra, e transcrever o casamento dela para sanar essa divergencia de nomes, correto?

    A questao é, uma vez que a gente transcreva o casamento dela, alterando para o nome de casada, quando formos pedir o cartao cidadao/passaporte dela, este nao saira com o nome de casada? Nao queremos isso, pois ela voltou a usar o nome de solteira.

    Assim, minha duvida é: aguardamos ela obter o cartao cidadao/passporte para depois dar entrada na atribuicao do meu marido?

    Obs: estamos fazendo tudo pelo consulado do rio de janeiro, mas eles nao explicam nada...
  • @Maria ele nasceu em 1992, com o pai dele como declarante (nunca casado com minha sogra), com 1 mes de vida.

    Pelo que eu vi, ha essa presuncao de maternidade, correto? Mas nao sabemos qual dos dois irmaos deve dar entrada primeiro, kustamente pela necessidade de transcrever o casamento de minha sogra para fazer o do meu marido.
  • @patsolino no caso do seu cunhado, como sua sogra não casou..precisa verificar se ele foi registrado por ela ou pelo pai? Foi antes ou depois de 1978? Foi registrado até 1 ano de idade?
  • @patsolino1989

    Pra fazer a atribuição do seu marido,terá que transcrever o casamento e ela ficará com o nome de casada
    Se quiser voltar a ter o nome de solteira,terá que ,após a transcrição do casamento,homologar o divórcio em Portugal através de advogado.

    Outra opção,seria ela pedir o CC antes da transcrição,mas como vc está fazendo o processo pelo Consulado,não sei se vão aceitar atribuir seu marido sem homologar o divórcio.Peça informações ao Consulado
  • @Maria é esse nosso.plano! Pedir o CC e passaporte dela agora (aproveitando que ela usa hoje o nome de.solteira) e dar entrada no do meu cunhado. Depois, fazer o do meu marido, transcrevendo o casamento, pq ai minha sogra e meu cunhado ja teriam os dele e essa transcricao nao atrapalharia.

    Tenho receio de fazer todas essas perguntas no consulado e eles acharem que estou querendo "burlar" as regras.

    Se nao fosse pelo consulado eu teria como enviar para portugal direto e nao ter tantos problemas?
  • @patsolino1989

    Sim,pode fazer a transcrição por Ponta Delgada e atribuição pelo ACP
  • @Maria

    Entao eu enviaria os documentos do meu marido, com a certidao de casamento de minha sogra (para a divergencia de nomes) para ponta delgada e ao mesmo tempo mandaria as do meu cunhado para ACP?

    E o fato de eu mandar a do meu marido com a certidao de casamento de minha sogra nao ira atrapalhar a do meu cunhado, ja que ele é o mais novo e na certidao dele esta o nome de solteira dr minha sogra?

    E, por fim, tratariamos o CC e passaporte de minha sogra pelo consulado?

    Desculpe tantas perguntas, mas o consulado nao me esclarece e todos estao dependendo de.minha ajuda nessa assunto!
  • @patsolino1989

    Te mandei inbox
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.