Nome solteira × casada
patsolino1989
Member
Boa noite a todos,
Estou auxiliando a minha sogra a obter a nacionalidade portuguesa.
A certidao dela ja chegou de Portugal, e agora queremos fazer a do meu marido. Acontece que na certidao de nascimento dele o nome dela de casada, sendo certo que ela se divorciou e usa o nome de solteira.. Minha duvida é a seguinte: antes de transcrever o casamento dela (no processo do meu marido) temos que pedir primeiro o cartao cidadao/passaporte dela? O medo é de que, apos transcrever o casamento, o cartao cidadao/passaporte vao sair com o nome de casada, sendo que hoje ela usa o de solteira.
Obrigada!
Estou auxiliando a minha sogra a obter a nacionalidade portuguesa.
A certidao dela ja chegou de Portugal, e agora queremos fazer a do meu marido. Acontece que na certidao de nascimento dele o nome dela de casada, sendo certo que ela se divorciou e usa o nome de solteira.. Minha duvida é a seguinte: antes de transcrever o casamento dela (no processo do meu marido) temos que pedir primeiro o cartao cidadao/passaporte dela? O medo é de que, apos transcrever o casamento, o cartao cidadao/passaporte vao sair com o nome de casada, sendo que hoje ela usa o de solteira.
Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Em que ano seu cunhado nasceu,quem foi o declarante do nascimento e com quanto tempo de vida ele foi registrado?
Meu marido quer fazer o dele, mas, para isso, ele ters que apresentar a certidao portuguesa de minha sogra, e transcrever o casamento dela para sanar essa divergencia de nomes, correto?
A questao é, uma vez que a gente transcreva o casamento dela, alterando para o nome de casada, quando formos pedir o cartao cidadao/passaporte dela, este nao saira com o nome de casada? Nao queremos isso, pois ela voltou a usar o nome de solteira.
Assim, minha duvida é: aguardamos ela obter o cartao cidadao/passporte para depois dar entrada na atribuicao do meu marido?
Obs: estamos fazendo tudo pelo consulado do rio de janeiro, mas eles nao explicam nada...
Pelo que eu vi, ha essa presuncao de maternidade, correto? Mas nao sabemos qual dos dois irmaos deve dar entrada primeiro, kustamente pela necessidade de transcrever o casamento de minha sogra para fazer o do meu marido.
Pra fazer a atribuição do seu marido,terá que transcrever o casamento e ela ficará com o nome de casada
Se quiser voltar a ter o nome de solteira,terá que ,após a transcrição do casamento,homologar o divórcio em Portugal através de advogado.
Outra opção,seria ela pedir o CC antes da transcrição,mas como vc está fazendo o processo pelo Consulado,não sei se vão aceitar atribuir seu marido sem homologar o divórcio.Peça informações ao Consulado
Tenho receio de fazer todas essas perguntas no consulado e eles acharem que estou querendo "burlar" as regras.
Se nao fosse pelo consulado eu teria como enviar para portugal direto e nao ter tantos problemas?
Sim,pode fazer a transcrição por Ponta Delgada e atribuição pelo ACP
Entao eu enviaria os documentos do meu marido, com a certidao de casamento de minha sogra (para a divergencia de nomes) para ponta delgada e ao mesmo tempo mandaria as do meu cunhado para ACP?
E o fato de eu mandar a do meu marido com a certidao de casamento de minha sogra nao ira atrapalhar a do meu cunhado, ja que ele é o mais novo e na certidao dele esta o nome de solteira dr minha sogra?
E, por fim, tratariamos o CC e passaporte de minha sogra pelo consulado?
Desculpe tantas perguntas, mas o consulado nao me esclarece e todos estao dependendo de.minha ajuda nessa assunto!
Te mandei inbox