transcricao casamento - novamente
Oi Gente,
Desculpem pelo topico repetido, mas li vários e nao consegui ainda saber como fazer isso.
Sou neta de portugueses, minha mae (filha de portugueses) ja conseguiu sua certidao de nascimento, agora preciso averbar o casamento dos meus pais (ja q meu pai que é brasileiro foi o declarante na certidao).
Minha mae tentou fazer isso no consulado e disseram a ela q somente em Portugal para fazer a averbaçao... dai fiquei sem entender nada, afinal achei q no consulado ela poderia averbar, segundo as informações q eu tinha....
Minha dúvida é, qual é a maneira correta e fácil(rapida) de fazer isso????
Desculpem pelo topico repetido, mas li vários e nao consegui ainda saber como fazer isso.
Sou neta de portugueses, minha mae (filha de portugueses) ja conseguiu sua certidao de nascimento, agora preciso averbar o casamento dos meus pais (ja q meu pai que é brasileiro foi o declarante na certidao).
Minha mae tentou fazer isso no consulado e disseram a ela q somente em Portugal para fazer a averbaçao... dai fiquei sem entender nada, afinal achei q no consulado ela poderia averbar, segundo as informações q eu tinha....
Minha dúvida é, qual é a maneira correta e fácil(rapida) de fazer isso????
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Foi o consulado de SP, minha mae ligou na sexta-feira e eles se negaram a fazer a transcriçao, falaram q como ela já tem a certidao de nascimento e foi feita por portugal (nao sei pra q ela foi falar isso, mas tudo bem) ela terá q enviar para portugal....
Agora nao sei como proceder... pois preciso averbar para comecar o meu processo...
o consulado ta viajando. Nao tem nada a ver, o processo de nacionalidade eh uma coisa, e ja foi concluido, nao interessa como sua mae se tornou portuguesa, ela poderia estar morando em outro pais e ter usado o consulado de outro pais e agora querer dar continuidade pelo consulado de SP, da mesma forma ela poderia ter usado um urubu ou ter feito tudo sozinha.
Nao eh problema do consulado o modo como as pessoas obtem a cidadania, eles tem que fazer as tarefas deles, nao da pros consulados comecarem com essa historinha de "orgulho ferido" quando as pessoas preferem usar outros meios (por sinal bem mais eficientes) para resolver suas vidas!
Agora tem um problema com o consulado, eles parecem que aceitam fazer as transcricoes somente se vc fizer mais alguma coisa, por exemplo, pedir BI e passaporte, ou dar entrada em outro processo que requer uma transcricao previa. Isso se eu nao me engano tb deve ferir a lei dos direitos dos consumidores, forcar pessoas a comprar "pacotes de servicos", ela tem que ter direito de so fazer a transcricao.
De qq forma, sua mae tem ou nao interesse no BI e passaporte? Se ela quiser, pode entao pedir os docs e para isso dai sim vao falar pra ela que ela precisa transcrever o casamento pra atualizar o estado civil. Mas esta errado de qq forma eles se recusarem a fazer so a transcricao.
Isso tudo eh simplesmente ridiculo e mais um motivo pra evitar os consulados sempre que possivel, essa mentalidade deles eh lamentavel.
Concordo com vc, me pareceu muito orgulho ferido, mas tmb nao sei pq minha mae tinha q falar mais do q precisava...
Na verdade eu tenho q fazer o meu processo agora, nao sei se pode ser junto com a transcricao dela, pq eu nao ligaria se tivesse q fazer pelo consulado, sei q demora mais e é mais caro, mas se fosse o jeito tudo bem...
mas to totalmente perdida em como proceder agora... Minha mae nao queria tirar o passaporte agora, mas se nao tiver jeito, vai ter q ser assim... Pq eu preciso fazer o meu logo tmb.
Ou entao vc tenta ver se tem alguem aqui na comunidade que possa fazer a transcricao do casamento de seus pais direto em Portugal com procuracao, esse seria o mais rapido e facil.
Boa sorte!
No link abaixo encontrará informação do própiro site do consulado portuguê em São Paulo. Leia com atenção. Sua mãe não fez nada errado, pois prestou a informação correta. Os errados são eles por não saberem atender as pessoas!!!
Se você necessita fazer a transcrição rápidamente terá que pedir ajuda a um amigo ou familiar em Portugal. Sua mãe terá que passar uma procuração para essa pessoa e pagar 100 euros. Caso não tenha conhecidos ou não possa viajar a Portugal, necessariamente tera que usar o consulado. Sua mãe deve ter dado azar com o atendente. Enfim...
http://www.consuladoportugalsp.o
Respire fundo e vamos que vamos. rsrsrsr
Eh realmente necessario essa procuracao? Alguem tem um modelo pronto? Minha mae deve faze-la em um cartorio aqui no Brasil e legaliza-la no consulado de portugal? Quais os documentos eu teria que levar para portugal? (a certidao de nascimento da minha mae portuguesa + certidao do meu pai brasileiro certificada pelo consulado + certidao de casamento certificada pelo consulado + procuracao)?
Obrigado pela ajuda!
E alguns cartórios aceitam que vc assine o documento que vc já trouxer pronto de casa só pra assinar. Outros digitam tudo novamente.
abs
Sem ânimo de polemizar, mas sim para que talvez Rosângela investigue pra gente em Portugal, há uns meses recebi a resposta abaixo relativa a perguntas que fiz sobre a transcrição de casamento da minha avó, cuja certidão de nascimento brasileira não estava sendo encontrada. Perguntava entre outras coisas, se a minha filha (no caso bisneta) poderia solicitar a transcrição e se necessitaria uma procuração.
Por favor, leiam as respostas da 1a. CRC em Lisboa e se possível comentem.
Exmº Senhora
Em resposta as vossa dúvidas informo:
1- A certidão de nascimento, bem como a de casamento da avó brasileira, devem ser fotocopiadas do livro de assentos de nascimento e de casamento, e devidamente legalizadas, no consulado de portugal.
2- Terá de apresentar certidão de nascimento da sua avó brasileira, e não a certidão de baptismo.
3- Os documento devem ser legalizados, no Consulado de Portugal, no pais onde a senhora de encontra
4- As transcrições podem ser apresentadadas em qualquer Conservatória do Registo Civil.
5- Geralmente não levam muito tempo, aproximadamente 6 dias, só de os documentos nos levantar algumas dúvidas, e as mesmas terão se ser esclarecidas.
6- Sendo a transcrição pedida por familiares, que tenham interesse na transcrição, aí não é necessário procuração, se esses familiares tiverem interesse em pedir a nacionalidade portuguesa.
7- A procuração é necessária, quando a transcrição for pedida por pessoa que não tenha interesse na mesma transcrição.
Informo ainda que as certidões devem ser apresentadas em lingua portuguesa, se as mesmas estiveram em outra lingua como a inglesa, francesa, terão de ser traduzidas e legalizadas.
Para qualquer dúvida, estou sempre ao dispor Com os melhores cumprimentos
Obrigada por confirmar os pontos 6 e 7 relativos a procuracao. Quando seja o momento, minha filha irá solicitar a transcricao do casamento da avo e teriamos que providenciar uma procuracao agora que esta de ferias conosco.
Abracos.
Rosangela,
a sua resposta do ponto 6 foi bem clara: filhos podem transcrever sem procuração o casamento dos pais. Minha dúvida é: Os filhos precisam justificar que tem interesse nessa transcrição? Eu gostaria de dar entrada na minha atribuição. Nesse caso tenho que provar isso na hora em que transcrevo o casamento dos meus pais?
POsso transcrever o casamento e dar entrada com o meu processo de atribuição no mesmo dia? (ou na mesma semana talvez) É que eu vou a Lisboa apenas para fazer isso e se pudesse fazer as duas coisas na mesma viagems eria otimo!)
obrigado
Como minha mãe irá entrar com o pedido de atribuição de nacionalidade portuguesa por aquele formulário 1C e enviado pelo correio, será q ela pode mandar junto a certidão de casamento dela pra já ser averbado? Matava 2 coelhos c/ uma cajadada só.
Pq senão vou ter q passar por isso...transcrever o casamento dela e etc...
E aqui na embaixada de Portugal em Brasília o atendimento é péssimo e detalhe, quem nos atendem são brasileiros, são super mal educados e grosseiros.
Só quero pisar lá qd não tiver outra saída.
A transcrição de casamento só pode ser feita diretamente em Portugal ou através de um consulado português.
Em Portugal a mesma poderia ser feita por um conhecido, mas sua deveria passar-lhe uma procuração.
Atenção: a transcrição só poderá ser feita depois que a nacionalidade seja atribuida à sua mãe.
Entendi. É q depois q minha mãe tivesse a nacionalidade, achei q poderia pular essa parte de averbação de casamento já mandando tudo junto. Ilusão minha. Depois eu vo começar essa outra ladainha.
Aiii...
Quando o declarante brasileiro não é casado com o pai português, a CRC geralmente aceita outras provas de que o requerente foi reconhecido como filho na menoridade (documentos escolares, cartões de vacina, etc). Haveria alguma chance deles aceitarem uma certidão de casamento brasileira, devidamente autenticada no consulado, mesmo que a transcrição ainda não tenha sido feita? Pela lógica, me parece que há chances de dar certo, mas nunca se sabe. Acho que faz sentido porque a CRC não obriga os pais a regularizarem o estado civil para que o filho consiga a cidadania, tanto que normalmente ela aceita só o fato do português ter sido declarante.