Nacionalidade - Consulado do Rio de Janeiro

Oi pessoal,

vou iniciar o processo para obter a nacionalidade portuguesa (filha de português) aqui no Consulado de Portugal no Rio de Janeiro.
Neste Consulado, podemos solicitar uma certidão de nascimento do português direto no site. É de graça mas não tem prazo. Alguém já solicitou a certidão pelo consulado? Costuma demorar quanto tempo?

Obrigada,
Cristiana

Comentários

• Cristiana,

o melhor eh voce pedir a certidao no portal do cidadao ( www.portaldocidadao.pt ), eh mais rapido do que pelo Consulado, pode chegar em 3 dias ou em duas semanas.

E uma sugestao, voce sendo filha de portugues, seu caso fica bem facil, a melhor opcao seria enviar pelo correio, eh mais rapido, ai no Rio tem que agendar para entrega da documentacao, e tem levado no minimo 2 meses, alem do que, o Consulado eh apenas um intermediario, eles nao fazem nada alem de enviar a documentacao pra CRC, entao faca isso voce mesma, mais rapido e menos burocratico.
  • é isso mesmo, Cristiana. Use o consulado apenas pra legalizar os documentos, mande tudo diretamente pra CRC em Lisboa pelo correio. É o melhor jeito! E seu caso é bem fácil mesmo.
  • Olá!
    Obrigada pela pronta resposta!
    Bom, eu não conheço bem todo o processo. Vamos ver se entendi a sugestão de vocês:
    - Pedir a certidão pelo Portal do Cidadão.
    - Tirar todas as certidões e legalizar no Consulado.
    - Juntar tudo e mandar para Lisboa.

É isso?

Obrigada
  • isso mesmo, Cristiana!

no guia de ajuda vc encontra o link pro formulário 1C, é esse que vc deve imprimir (em cores) e preencher pro seu pedido de nacionalidade. Vc vai até o consulado assinar o formulário presencialmente e tb legalizar uma cópia autenticada do seu RG e tb sua certidão de nascimento de INTEIRO TEOR (previamente legalizada no Itamaraty).

Vc não tem uma certidão antiga de seu pai? Se vc souber todos os dados do registro dele não precisa tirar nova certidão, basta preencher os dados no formulário.

depois é só enviar pra CRC por Sedex Mundi juntamente com um vale postal de 175 euros (Dinheiro Certo).
  • Oi Lara,

Não tenho uma certidão antiga não...

Mais duas dúvidas:
    -para averbar o casamento e o óbito, faço a mesma coisa? Mando pelo correio?
    -para legalizar no consulado nao preciso agendar?

Obrigada!!!
  • Cristiana

Se foi seu pai o declarante na sua certidao , vc nao precisa fazer transcricao de casamento ou obito.

Responda primeiro uma pergunta:
    Quem eh o declarante na sua certidao de nascimento?

Confirmando o que as meninas acima disseram aqui na comunidadade usamos o Consulado apenas para legalizacao de documentos. Se vc pesquisar nos topicos vera , que os consulados sao bem mais burocraticos e demorados. O que nao eh o caso se vc mandar pelo correio direto na CRC de Lisboa

abs

Fatima
  • Cristiana

Nao havia reparado no topico acima . Parece que seu pai eh o Portugues.

Eh isso? Ele eh o declarante na sua certidao?

No consulado do Rio vc nao precisa agendar , somente esteja la antes das 10 e 30 da manha. e as legalizacoes ficam prontas na hora.

Mas antes do consulado legalize os documentos ( certidao) no Itamaraty ( Gratis) atras da Central do Brasil ai no Rio.

Abs

Fatima
  • Olá F.,

sim, meu pai é o declarante da minha certidão de nascimento!
    Nossa, eu não sabia que tinha esta facilidade de enviar direto! Ainda bem que fui "resgatada" de uma comunidade!

Aproveitando, outra dúvida: gostaria de fazer o processo também para a minha mãe. Ela tem direito por aquisição certo? Neste caso precisa de averbar casamento e óbito do meu pai? Dá pra fazer tudo direto ou preciso do Consulado?

Obrigada!!!
  • Cristiana,

se sua mae casou antes de 3 de outubro de 1981 ela tem mesmo direito a naturalizacao, nesse caso faca pelo consulado, vai ter que fazer primeiro a transcricao do casamento e obito e depois entrar com o pedido de naturalizacao, eh bem mais simples que a naturalizacao de netos, informacoes de documentos voce pode estar pegando no site do consulado.
  • Oi Cibele,

obrigada pela resposta.
    Mas fiquei com uma dúvida: quando vc diz "naturalização" é a mesma coisa que "aquisição de nacionalidade" ?

Eu entendo que depois deste processo de aquisição, ela passará a ter dupla nacionalidade tb, certo?

Obrigada!!
  • Cristiana, até eu encontrar essa comunidade fiquei me informando e me orientando pela mesma que você foi resgatada. Com tristeza eu digo, fiquei mais de 1 ano nela quebrando a cuca, pq la eles (que eu acredito ser a mesma pessoa em todos os perfis moderadores, ou da mesma empresa) sempre postam "Sugiro que envie email para bla bla bla@bla bla bla.com.br para que eu lhe faça algumas perguntas, não aconselho dar entrada por consulado pois são muito incompetentes", "no seu caso aconselho advogado especializado, pois é muito complicado" vi pessoa sendo banida com topico apagado por falar que mandou o processo por correio e conseguiu, e sempre seguido do "mandar pelo correios seu processo sera perdido ou indeferido, reprovamos essa prática". Bom, resumindo, se tivesse encontrado a nossa comunidade antes já teria a minha cidadania e meu pai tambem, mais o meu preconceito de que o maior é o melhor me atrasou.... e pensar que por pouco não aceitei!!
  • Cristiana,

naturalizacao e aquisicao eh a mesma coisa, esse eh um processo que se faz de avo para neto, a atribuicao eh um processo que passa de pai para filho, sem pular geracoes, e eh bem mais simples e a pessoa eh considerada portuguesa desde o nascimento.
  • Cristiana,

relendo seu topico, vi que sua mae eh casada com portugues, no caso dela, o processo tambem eh naturalizacao = aquisicao. O processo sendo deferido, ela tambem sera portuguesa, no caso de mulheres casadas antes de 3 de outubro de 1981, o processo de naturalizacao eh bem facil e rapido ( 4 a 5 meses ), com poucos documentos a apresentar.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.