Recebimento de aposentadoria do Brasil em Portugal
Flavia CALLE Roberva
Member
Minha mãe de 85 anos, foi casada 40 anos com meu pai Português, que faleceu há 5 anos. Eu tirei minha cidadania este ano e pretendo ir morar em Portugal em março de 2019 (tenho dupla cidadania). Pelo que entendi minha mãe não tem direito a dupla cidadania, mas como ela mora comigo ela tb vai morar lá.
Gostaria da ajuda de vcs, de como faço referente a sua documentação, é só tirar seu passaporte brasileiro? e quanto a pensão que ela recebe do meu pai que faleceu, como receberia em Portugal?
Desde já agradeço a ajuda.
Gostaria da ajuda de vcs, de como faço referente a sua documentação, é só tirar seu passaporte brasileiro? e quanto a pensão que ela recebe do meu pai que faleceu, como receberia em Portugal?
Desde já agradeço a ajuda.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
quanto à sua documentação: deve tirar o seu CC e pode tirar o passaporte brasileiro mesmo. Não há necessidade do passaporte português. O brasileiro tem validade de 10 anos e é mais barato. O português tem validade de 5 anos apenas e custa mais de 500 reais. Você entra tranquilamente, como cidadão europeu, portando seu passaporte brasileiro e seu CC.
Quanto à sua mãe, veja esta discussão abaixo:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5091/para-quem-pretende-morar-em-portugal-e-levar-a-familia