Averbar casamento...

Gostaria de tirar uma dúvida, que sempre é uma constante nos processos de Nacionalização Portuguesa.
É necessário averbar casamento para se tornar cidadão Português?
A maioria dos Consulados, sempre vem com essa conversa.
Para que se destina á averbação de casamentos?
Nesse Universo de Nacionalização eu já percebi, que cada caso é um caso e eu creio, que nem todos os casos sejam preciso averbar casamentos.
Eu estou levantando essa tese aqui, até porque o formulário 1C no caso de Nacionalização por Atribuição não fala de tal averbação.
Tenho certeza que muita gente tem essa dúvida, e não custa nada esclarecer.
Quando a dúvida, antes de fazer qualquer coisa, sempre é bom perguntar de quem sabe.
Vamos tira as dúvidas.
Desde já agradeço de coração, aos nossos irmãos luso-brasileiros, pelos esclarecimentos.

Comentários

• Essa é uma dúvida que persiste,
    Mas de fato na minha opinião serve para comprovar a união dos pais que ocorreu no Brasil, passando essa informação para o cartório registro em Portugal.
    Pude observar que na maioria dos casos o nome que passa a mudar é o da mãe, pois acrescenta o sobrenome do marido. E que em grande parte o declarante do nascimento é o pai e não a mãe. E quando o pai é o português talvez não precise averbar nada, pois o nome não muda e não gera discrepância entre os nome do Rg e da certidões de nascimento.
  • Somente há necessidade de averbar o casamento, quando quem fez o registro de nascimento do cidadão que esta requerendo a cidadania portuguesa, não for o portugues.
  • Averbação...

Obrigado pelas informações sobre a averbação.
    Geralmente os consulados estão cobrando R$ 300,00 reais para fazer a tal averbação.
    Eu achei um valor muito alto, principalmente para quem não tem muito recurso para investir.
    Existem consulados, que só iniciam o processo de Nacionalização, ser for averbado em primeiro lugar o casamento.
    Não sei se esse tipo de impedimento é correto, mais já me deparei com pessoas no Consulado, se queixando desse tipo de problema.
    A maioria do legado português, sempre é do Pai que deixa para o filho e assim sucessivamente, onde a meu ver, a transmissão é hereditária, passando a ser um Direito Adquirido de quem postula.
    O direito Português não é muito diferente do nosso, e os consulados em vez de ajudar, dificultam ainda mais, que descendentes de Portugueses, se Nacionalizem mais rápido.
    O meu eu fiz tudo via internet, para a CRC de Lisboa, e em menos de 30 dias o meu caso estava resolvido.
    Graças a esta comunidade eu resolvi o meu problema.
  • Mas se for fazer atraves de consulado, com certeza eles vão dizer isso mesmo, mas o melhor é fazer direto por Portugal, enviando pelo correio a documentação.
  • So pra constar, o valor de uma transcricao em Portugal esta 105 euros.
  • Averbação...

É verdade Sandra, os Consulados em vez de ajudar acabam prejudicando, os descendentes de Portugueses a se nacionalizarem.
    Aqui por Manaus o problema do Consulado é a falta de conhecimento sobre os assuntos de Nacionalização, e sempre o caminho eles fazem o mais burocrático possível.
    Não existe nenhum protocolo sobre os pedidos, e voce fica a merce desse tipo de serviço consular.
    Graças as sua orientações como da Lara e de outros luso-brasileiros que gravitam por este site, eu já requeri a minha via correios, inclusive, eu acho pelo correio mais seguro, até porque, fornece os comprovantes dos serviços e os Consulados não.
    Aquele abraço, e desde já obrigado por tudo novamente.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.