Entrar como turista e permanecer
Gustavo Paes
Member
Estou buscando qual queria a melhor opção para mim. Meu processo de nacionalidade já foi concluído e já possuo o meu número de assento, porém vou para Portugal agora 16/08 para morar e não terei tempo de tirar os documentos aqui do Brasil. Estava pensando em ir como turista com tudo certo (eu cancelaria a passagem de volta depois de passar na imigração). Estando como turista eu tiraria meu CC e passaporte português e permaneceria em Portugal para morar. Isso que eu pretendo fazer é possível? Ou tem algo de ilegal?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Gustavo...Para não enfrentar imprevistos de última hora convém contactar a companhia aérea com a qual vai voar...
Quanto a entrar só com Assento de Nascimento...Não sei dizer...
Em 2016 eu viajei nas mesmas condições...Preferi não arriscar e comprei passagem de volta...
Fiz meus documentos Por lá...
@Nilton Hessel Estou pensando em comprar a passagem de volta e cancelar assim que passar da imigração com brasileiro. Meu objetivo é tirar os documentos lá e permanecer para morar, acha que isso é possível?
Vi alguém falando de comprar a passagem de volta poucos dias antes de embarcar, porque parece que o estorno é de 100% se não me engano dentro de 7 dias (mas cheque isso, sei que tem algo de direito de arrependimento que normalmente é 7 dias comprar online, mas não sei se tem uma regra específica pra passagens aéreas)
EDIT: achei o post: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/136464/#Comment_136464
A experiência mais recente da qual tenho conhecimento e posso compartilhar aqui é a de um primo a quem auxiliei no processo de Atribuição...
Ele Viajou em meados de Maio...Já estava com o Assento de Nascimento Português...(Fez CC e PEP em Lisboa)...
Comprou a passagem de ida com cerca de dois meses de antecedência...(TAP - Direto GRU/LIS)...
Na manhã do dia do embarque...Comprou a passagem de volta...(TAP - LIS/GRU)...Cancelou essa passagem assim que desembarcou em Lisboa...
A informação que tínhamos na época era de que o prazo para cancelamento era de 24 horas...
No caso dele deu tudo certo e o valor foi reembolsado
Muito obrigado por compartilhar sua experiência. Eu certamente farei dessa forma também. Eu vi no site da TAP que passagens emitidas no Brasil possuem esses 7 dias para conseguir o reembolso, mas de qualquer forma comprarei no dia da viagem e cancelarei assim que chega lá.
Possuo uma outra dúvida, não sei se você seria capaz de me responder. Eu fazendo como expliquei acima teria algum problema entrar como turista e permanecer no país por muito tempo? Teria que informar alguma autoridade que sou português e não estou irregular no país quando passar do período de 90 dias?
Se souber ficarei grato, muito obrigado pela ajuda.