Casamento no Brasil

Minha mãe esta solicitando a cidadania, o pai dela e´portugues e fi o declarante na certidão de nascimento dela.

A duvida é:

Ela pode solicitar a atribuição com nome de solteira? se sim como faz com o RG? pois o RG esta com nome de Casada.

Caso não possa fazer com nome de solteira, posso enviar a transcrição do casamento junto com a atribuição?

Assim pago duas taxas correto?

Obrigado.

Comentários

• @Rafael_Oliveira

Se somente o seu avô é o portugues(sua avó brasileira) e foi o declarante do nascimento da sua mãe,pode fazer o processo pelo ACP
    Solicite com o nome que está no RG e estado civil atualizado
  • Entendi. O DF da minha mãe eh com nome de casada. Então terei que fazer a transcrição do casamento dela Correto?

A dúvida eh se ela não eh portuguesa ainda como posso solicitar a transcrição do casamento dela?
  • @Rafael_Oliveira

A transcrição de casamento vc só pode fazer quando ela se tornar portuguesa (após fazer a atribuição dela)
  • Ah legal. Mas é quanto a cópia do TV que envio na atribuicao. Lá está com nome diferente da certidão de nascimento. Posso enviar assim mesmo?
  • Minha dúvida eh só quanto ao processo de atribuicao. Eu favo ele é quando sair á certidão de nascimento portuguesa eu peço a transcrição do casamento? Mas é o RG que precisa ser enviado. Não vai implicar pelo fato de ter outro nome?
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado August 2018
    @Rafael_Oliveira

Se na certidão de nascimento reprográfica já estiver averbado o casamento,envie somente essa
    Se não estiver averbado,envie junto com a reprográfica,a certidão de casamento de inteiro teor digitalizada pra comprovar a mudança do nome
  • Ahhh blz. Agora entendi .... Muito obrigado pela ajuda.
  • Preciso da certidão de casamento de inteiro teor mesmo não fazendo a transcrição do casamento? Não poderia ser uma autenticada?
  • @Rafael pode ser a certidão de inteiro teor apostilada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.