Certidão de Português nascido em 1865.

Olá, pessoas! Estou na saga da busca das certidões para dar entrada na cidadania. Já consegui quase todas, mas me falta a principal, a certidão de nascimento do Português. Estou um pouco sem norte do que fazer e de onde procurar, pois já esgotei todas as possibilidades que me pareciam prováveis.

1.Nome do português: José Monteiro. Nascido em 1865 no Porto.
Pais: Fortunato Monteiro e Ana Pereira da Silva.
2.Apenas sei que ele nasceu no Porto.
3.Minha família não sabe a data da emigração. Acreditamos ser por volta da década de 1880 ou 1890
4.O português se fixou.na cidade de Fortaleza, Ceará.
5.Não sabemos se emigrou junto com a família ou sozinho, mas acreditamos que tenha emigrado sozinho.
6. Era solteiro na época da emigração.
7.O nome da esposa brasileira: Maria Ernestina de Souza Monteiro. Ivan Monteiro foi um de seus filhos.
8.Casou-se no religioso em 23/02/1895. Ainda não localizei a certidão de casamento civil de inteiro teor. Pedi uma busca nos cartórios, mas noto um certo descaso desses órgaos aqui na minha cidade, Fortaleza. Afinal, mesmo após ter informado o ano e pedido a busca, o cartório só emitiu as certidões de nascimento do filho e do neto do Português depois de eu mesma descobrir o livro onde elas estavam. Já busquei o Arquivo Público, mas os processos de casamento dos dois únicos cartórios existentes na época não são guardados lá.
Possuo o registro de casamento religioso do Português. Porém, segundo o responsável dos arquivos da paróquia onde se casaram, por ser um documento antigo, o processo de casamento onde talvez eu encontrasse as certidões, já não existe mais.

Se alguém puder me dar uma dica, uma informação, ficaria muito grata!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.