Entrando em Portugal só com cartão de cidadão e Passaporte brasileiro.
Badaró Roberto
Member
Por gentileza, pesquisei e até achei, só que faltava o fato da passagem de volta e imigração, vamos à pergunta:[apagado]
1-Posso eu sair do Brasil como ident. brasileira e passaporte brasileiro, e entrar em Portugal somente com o cartão de cidadão?
obs: comprei só passagem de ida, SEM passagem de volta.
1-Posso eu sair do Brasil como ident. brasileira e passaporte brasileiro, e entrar em Portugal somente com o cartão de cidadão?
obs: comprei só passagem de ida, SEM passagem de volta.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/64829/#Comment_64829
O tópico em si é bem aproveitável, mas essa postagem vai ao que você quer.
OBS: vai ficar sem o carimbo da chegada em Portugal no Passaporte brasileiro.
Estava com viagem marcada para Portugal para fazer mestrado e tive que vir pra cá somente com o cartão cidadão e passaporte brasileiro.
Fiz conexão em Madrid e na imigração carimbaram meu passaporte brasileiro pois não aceitaram o cartão cidadão como documento.
Ou seja, sou portuguesa, estou aqui fazendo mestrado mas dei entrada na Europa como brasileira.
Entrei em contato com a Divisão Consular de Portugal e me responderam:
"Se a pessoa em causa tem efetivamente a cidadania portuguesa, não necessita de sair e voltar a entrar com um documento de viagem português para ficar legal.
Se já é portuguesa tem todo o direito a estar no país.”
Porém ainda tenho dúvidas se isso pode me trazer algum problema enquanto brasileira.
Alguém sabe me dizer algo sobre isso? Se tenho como regularizar a questão do meu passaporte brasileiro em algum órgão? Ou se preciso mesmo sair do espaço Shengen para carimbar minha saída no passaporte brasileiro e retornar como brasileira?
Se sim, quais países na Europa eu deveria ir para conseguir carimbar minha saída?
Obrigada!
Não creio que você precise "Sair" do espaço Shengen para carimbar seu passaporte Brasileiro...já li aqui no Fórum sobre caso semelhante...Salvo engano a pessoa foi até o consulado do Brasil em Lisboa para regularizar a questão do Passaporte carimbado...
Entrei em contato com o Consulado brasileiro e fui direcionada a buscar informação com o SEF.
Mandei email mas ainda não me responderam... acredito que eles estejam muito atribulados por lá. Espero co seguir algo.
Obrigada!