Naturalização para esposa.

Oi!
Todos os casos de naturalização que encontrei aqui na comunidade se referem a netos que querem herdar dos avós, por isso abri o tópico para entender e deixar registrado como é o processo para ESPOSAS.
Fiquei super interessada em conseguir a naturalização portuguesa para a minha mãe, através de meu pai, que recém adquiriu a cidadania portuguesa. Ela se casou com meu pai muito antes de 03 outubro de 1981, então se enquadra nas condições exigidas.
O caso é: meu bisavô é português. Meu avô paterno e meu pai obtiveram a cidadania por atribuição. Já está tudo OK. (o meu processo está em andamento)
A minha maior dúvida é quanto às certidões necessárias para o processo da minha mãe.
Vou citar os documentos necessários. Por favor, me corrijam!
- Certidao de nascimento de inteiro teor da minha mãe (requerente)
- Certificado de Conclusão Escolar
- Atestado de Antecedentes Criminais, retirado na policia federal
Os documentos acima todos legalizados pelo consulado
- Certidao de nascimento (portuguesa) do meu avô (copia autenticada em cartorio)
- Certidao de nascimento do meu bisavô (copia autenticada em cartorio)
- Averbacao do Casamento dos meus pais
- Requerimento assinado no Consulado de Portugal com o pedido de naturalização.
Anexar xerox do comprovante de pagamento de 175 euros do vale postal e enviar por sedex à CRC.
MAIS DUVIDAS:
- Que formulários devem ser preenchidos?
- Algum documento deve ser autenticado no Itamaraty?
No GUIA DE AJUDA da comunidade há a indicação para um link do IRN (http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao-da8759/).
Mas todas as orientações expostas nesse site parecem mais burocráticas. As informações passadas aqui pelas pessoas parecem sempre mais práticas.
Agradeço a quem puder me ajudar!

Comentários

• Acrescentando uma informação:

Minha mãe não tem o interesse em morar na Europa, pelo menos agora.
    A informação que me foi passada é que, mesmo assim, ela pode solicitar a naturalização, já que é mulher e se casou antes de outubro de 1981. Por isso iniciei o tópico.
  • Erica,

nao esquece que pra sua mae se naturalizar eh preciso transcrever o casamento antes.

Minha tia esta fazendo a dela atraves do Consulado, eles dao prazo de 4 meses para esses casos de naturalizacao de esposas e eh bem menos documentos do que esses que vc colocou, nao precisa nem de antecedentes criminais e nem de historico escolar. Da uma olhada no site do Consulado de SP, alias, de qual Estado voce eh ?
  • Cibele

Sou de Salvador.

Como eu disse acima, Cibele: quando a gente tem a oportunidade de ouvir alguem que já fez o processo, as coisas sempre parecem mais simples.
    Vou dar uma olhada no site sim.

Você sempre respondendo minhas dúvidas!
    Muito obrigada!
  • Reativando o topico!!!

Bom muitos aqui ja conseguiram a tao sonhada cidadania e para muitos a luta foi feita com a ajuda do conjuge.Pois bem a ideia e trazer o assunto para ser debatido uma vez que existem muitos conjuges interesados na naturalizacao( o meu esposo e uma destas pessoas).
    Ha muitas duvidas , tais como:
    * E necessario morar em PT por tres anos?
    *Quais sao os lacos com PT?
    * e pra quem e naturalizado? tem q esperar tres anos?
    *sao necessarios tres anos de casamento? nao pode menos? A ideia e trazer o assunto a tona!! ver casos de pessoas que ja conseguiram por esta via!! deixo ai as minhas questoes!
  • eu também tenho essa dúvida:meu pai, filho de portugues, conseguiu a naturalizacao, antes de morrer. eu, depois de meu pai, consegui também.
    Será que minha mae, casada com meu pai tem tantos anos, conseguiria tambßem?
  • Laryssa

se sua mae foi casada com seu pai antes de 03 de outubro de 1981, ela consegue sem problema! e so da uma olhada no site do consulado! ta tudo la explicadinho!!!
  • No topico Guia de Ajuda tambem tem tudo sobre esse assunto.
  • Antes de 1981

Bem, quanto a isso e automatico e o processo acompanha a averbcacao. Averba ja com tudo.
  • E pro marido?

Minha prima acabou de conseguir a cidadania dela e ira se casar em breve, mas ja vive com o marido ha 5 anos no Brasil.

No caso para os homens alguem sabe de como eh a lei Portuguesa? Ela me perguntou e eu nao soube dizer.
    bjs
  • Averbaçao

Como eu averbo a certidao de casamento em Portugal? Atraves do consulado? ha uma maneira mais simples?
  • Maestro Alex

Olá...é que meu tio está com o processo p/ virar portugues por aquisição e minha tia (sua esposa), tem interesse na cidadania e eles casaram antes de 1981.
    Ai eu não entendi o q vc disse anteriormente. Como é que faz?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.