Naturalização para esposa.
Oi!
Todos os casos de naturalização que encontrei aqui na comunidade se referem a netos que querem herdar dos avós, por isso abri o tópico para entender e deixar registrado como é o processo para ESPOSAS.
Fiquei super interessada em conseguir a naturalização portuguesa para a minha mãe, através de meu pai, que recém adquiriu a cidadania portuguesa. Ela se casou com meu pai muito antes de 03 outubro de 1981, então se enquadra nas condições exigidas.
O caso é: meu bisavô é português. Meu avô paterno e meu pai obtiveram a cidadania por atribuição. Já está tudo OK. (o meu processo está em andamento)
A minha maior dúvida é quanto às certidões necessárias para o processo da minha mãe.
Vou citar os documentos necessários. Por favor, me corrijam!
- Certidao de nascimento de inteiro teor da minha mãe (requerente)
- Certificado de Conclusão Escolar
- Atestado de Antecedentes Criminais, retirado na policia federal
Os documentos acima todos legalizados pelo consulado
- Certidao de nascimento (portuguesa) do meu avô (copia autenticada em cartorio)
- Certidao de nascimento do meu bisavô (copia autenticada em cartorio)
- Averbacao do Casamento dos meus pais
- Requerimento assinado no Consulado de Portugal com o pedido de naturalização.
Anexar xerox do comprovante de pagamento de 175 euros do vale postal e enviar por sedex à CRC.
MAIS DUVIDAS:
- Que formulários devem ser preenchidos?
- Algum documento deve ser autenticado no Itamaraty?
No GUIA DE AJUDA da comunidade há a indicação para um link do IRN (http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a _registral/registos-centrais/docs-da-nac ionalidade/aquisicao-da8759/).
Mas todas as orientações expostas nesse site parecem mais burocráticas. As informações passadas aqui pelas pessoas parecem sempre mais práticas.
Agradeço a quem puder me ajudar!
Todos os casos de naturalização que encontrei aqui na comunidade se referem a netos que querem herdar dos avós, por isso abri o tópico para entender e deixar registrado como é o processo para ESPOSAS.
Fiquei super interessada em conseguir a naturalização portuguesa para a minha mãe, através de meu pai, que recém adquiriu a cidadania portuguesa. Ela se casou com meu pai muito antes de 03 outubro de 1981, então se enquadra nas condições exigidas.
O caso é: meu bisavô é português. Meu avô paterno e meu pai obtiveram a cidadania por atribuição. Já está tudo OK. (o meu processo está em andamento)
A minha maior dúvida é quanto às certidões necessárias para o processo da minha mãe.
Vou citar os documentos necessários. Por favor, me corrijam!
- Certidao de nascimento de inteiro teor da minha mãe (requerente)
- Certificado de Conclusão Escolar
- Atestado de Antecedentes Criminais, retirado na policia federal
Os documentos acima todos legalizados pelo consulado
- Certidao de nascimento (portuguesa) do meu avô (copia autenticada em cartorio)
- Certidao de nascimento do meu bisavô (copia autenticada em cartorio)
- Averbacao do Casamento dos meus pais
- Requerimento assinado no Consulado de Portugal com o pedido de naturalização.
Anexar xerox do comprovante de pagamento de 175 euros do vale postal e enviar por sedex à CRC.
MAIS DUVIDAS:
- Que formulários devem ser preenchidos?
- Algum documento deve ser autenticado no Itamaraty?
No GUIA DE AJUDA da comunidade há a indicação para um link do IRN (http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a
Mas todas as orientações expostas nesse site parecem mais burocráticas. As informações passadas aqui pelas pessoas parecem sempre mais práticas.
Agradeço a quem puder me ajudar!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Minha mãe não tem o interesse em morar na Europa, pelo menos agora.
A informação que me foi passada é que, mesmo assim, ela pode solicitar a naturalização, já que é mulher e se casou antes de outubro de 1981. Por isso iniciei o tópico.
nao esquece que pra sua mae se naturalizar eh preciso transcrever o casamento antes.
Minha tia esta fazendo a dela atraves do Consulado, eles dao prazo de 4 meses para esses casos de naturalizacao de esposas e eh bem menos documentos do que esses que vc colocou, nao precisa nem de antecedentes criminais e nem de historico escolar. Da uma olhada no site do Consulado de SP, alias, de qual Estado voce eh ?
Sou de Salvador.
Como eu disse acima, Cibele: quando a gente tem a oportunidade de ouvir alguem que já fez o processo, as coisas sempre parecem mais simples.
Vou dar uma olhada no site sim.
Você sempre respondendo minhas dúvidas!
Muito obrigada!
Bom muitos aqui ja conseguiram a tao sonhada cidadania e para muitos a luta foi feita com a ajuda do conjuge.Pois bem a ideia e trazer o assunto para ser debatido uma vez que existem muitos conjuges interesados na naturalizacao( o meu esposo e uma destas pessoas).
Ha muitas duvidas , tais como:
* E necessario morar em PT por tres anos?
*Quais sao os lacos com PT?
* e pra quem e naturalizado? tem q esperar tres anos?
*sao necessarios tres anos de casamento? nao pode menos? A ideia e trazer o assunto a tona!! ver casos de pessoas que ja conseguiram por esta via!! deixo ai as minhas questoes!
Será que minha mae, casada com meu pai tem tantos anos, conseguiria tambßem?
se sua mae foi casada com seu pai antes de 03 de outubro de 1981, ela consegue sem problema! e so da uma olhada no site do consulado! ta tudo la explicadinho!!!
Os vinculos com a comunidade estao expostas aqui:
http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?
Bem, quanto a isso e automatico e o processo acompanha a averbcacao. Averba ja com tudo.
Minha prima acabou de conseguir a cidadania dela e ira se casar em breve, mas ja vive com o marido ha 5 anos no Brasil.
No caso para os homens alguem sabe de como eh a lei Portuguesa? Ela me perguntou e eu nao soube dizer.
bjs
Como eu averbo a certidao de casamento em Portugal? Atraves do consulado? ha uma maneira mais simples?
Olá...é que meu tio está com o processo p/ virar portugues por aquisição e minha tia (sua esposa), tem interesse na cidadania e eles casaram antes de 1981.
Ai eu não entendi o q vc disse anteriormente. Como é que faz?